Matriz GUT – Gravidade, Urgência e Tendência: Como otimizar a resolução de problemas na sua empresa


 
Matriz GUT: Como otimizar a resolução de problemas na sua empresa

Aprenda o que é Matriz GUT e como priorizar tarefas e aperfeiçoar a economia recursos para uma gestão eficiente do seu negócio.

Existem dias em que você chega no trabalho e se depara com tantas coisas para resolver, que se pergunta: “Por qual pepino eu começo?”

A Matriz GUT é uma ferramenta de gestão organizacional que otimiza a priorização na resolução de problemas, para que você possa focar no que é realmente relevante para o desenvolvimento do negócio.

Nesse sentido, ela ajuda a limpar o caminho para as escolhas, a partir da classificação de cada problema ou pendência, de forma a tornar mais simples a determinação de quais ocorrências precisam ser resolvidas primeiro.

Como classificar

A sigla da Matriz GUT consiste em Gravidade, Urgência e Tendência. Para classificar as pendências que necessitam de prioridade, é necessário entender o conceito de cada um desses  aspectos:

– Gravidade: A gravidade (G) é o aspecto que analisa o impacto do problema na empresa caso ele não seja solucionado. Visto que problemas mais graves podem acarretar resultados negativos como perda de clientes, danos à imagem da empresa ou do seu empreendimento, perda de dinheiro e até mesmo à falência.

– Urgência: A urgência (U) se relaciona aos prazos, ou seja, qualquer atividade que contenha alguma restrição de tempo, podendo ser a data limite de pagamento de fornecedores, cumprimento de legislação, ou um tempo hábil para responder a um cliente.

– Tendência: A tendência (T) consiste em analisar o potencial de evolução do problema caso ele não seja resolvido. Dessa forma, quanto maior a probabilidade de o problema se agravar em um curto período de tempo, maior é a sua tendência.

A partir da observação dos elementos acima, utiliza-se uma escala de 1 a 5 para definir quantitativamente a relevância de cada pendência:

Como montar a sua

Para montar a Matriz GUT da sua empresa, você deve, em primeiro lugar, elencar suas pendências na primeira coluna de uma tabela. Assim, para cada problema listado, é necessário atribuir uma pontuação a partir da gravidade, urgência e tendência de cada item conforme você julgar melhor.

Em seguida, o próximo passo é multiplicar as pontuações atribuídas para cada problema (G x U x T), quanto maior o resultado da multiplicação, mais prioritária é a tarefa. Por fim, organize a ordem em que você deve resolver suas pendências de acordo com a posição decrescente do resultado da multiplicação G x U x T assim como no exemplo abaixo.

Dessa forma, você terá uma noção clara de onde concentrar e gerir seus recursos para otimizar os riscos e impactos da resolução de problemas da sua empresa.

Benefícios da Matriz GUT

Além de ser uma ferramenta de gestão muito simples de implementar, pode ser utilizada em qualquer área ou setor, e, até mesmo, na organização da vida pessoal. Ademais, você consegue apoiar o processo de organização da resolução de problemas de modo a ter consciência na priorização de tarefas, a fim de otimizar o controle de riscos da tomada de decisões estratégicas.

A matriz GUT é um jeito acessível e descomplicado de ajudar na gestão de tempo e alocação de recursos da sua equipe, assim como na qualidade de atendimento/prestação do seu serviço.
Para ler sobre outras ferramentas de gestão, acesse nosso blog. Se quiser ajuda para montar a sua matriz, entre em contato com a gente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s