Um Asperger pode morar sozinho?.


 

Essa é uma pergunta que muitos pais se fazem ao descobrirem que o filho sofre com a Síndrome de Asperger que é o grau mais leve do autismo que hoje em dia é conhecido pela sigla “TEA” que é a abreviação para Transtornos do Espectro do Autismo.

Uma pessoa Asperger tem sérios problemas na interação social e uma certa dificuldade em sua coordenação motora. Por conta disso, muitos acabam vivendo “sozinhos” por grande parte de suas vidas.

Para os pais, ao saberem sobre a “doença” do filho, estes pensam que seu mundo “despencou” e tentam proteger o filho a qualquer custo.

E não imaginam como que aquele indivíduo possa se virar sozinho. Isso é algo que pais fazem, como forma de proteger sua “cria”, mas pode acabar prejudicando e muito o desenvolvimento de um Asperger.

Estes indivíduos apesar das dificuldades de interação social, podem ter uma vida “normal” como qualquer outra pessoa que exista neste mundo que chamamos de Terra.

E o ato de morar sozinho, não é diferente, apesar de serem bem dependentes de seus familiares para diversas coisas, um Asperger tem total capacidade de se virar bem sozinho.

“Sozinho” a palavra que pode definir a vida de um indivíduo Asperger, por mais que este tenham companhias a sua volta, somente ele sozinho poderá encarar e saber bem tudo que ocorre em sua vida.

O ato de morar sozinho, é apenas um dos desafios existentes na vida de um Asperger.

Como dificuldades no ato de morar sozinhos, estes podem encontrar problemas como, se socializarem com vizinhos, manias de limpeza intensa do local onde chama de “casa”, rotinas a serem seguidas a risca.

Enfim nada que possa prejudicar sua vida de forma significativa, muitos começam a viver sozinhos em sua fase universitária, quando acabam indo morar em alojamentos universitários, nestes lugares os jovens Asperger, tendem a enfrentarem problemas.

Visto que terão que dividir o local com outras pessoas que podem não entender bem suas “manias”.

Só que mais uma vez dizemos o seguinte, um Asperger é totalmente capaz de lidar com tudo a sua volta, e mesmo que sofra com tudo, ele irá se superar e sair mais forte daquilo.

Se você é pai ou mãe de um Asperger e ele deseja morar sozinho, o apoie e confie que ele saberá lidar com todas as suas obrigações, como cozinhar, limpar a casa, pagar as contas. Enfim coisas básicas que vistas de longe parecem complexas, mas que são simples.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s