Potencial Mental e a MT – Meditação Transcendental


“Nascemos Com Nossos Cérebros Desmontados. Ao Longo Das Duas Primeiras Décadas De Vida, Tanto A Natureza Quanto A Criação Se Combinam Para Construir Circuitos Cerebrais Capazes De Suportar Níveis Cada Vez Mais Abstratos De Pensamento. Qual É O Limite Desse Desenvolvimento? A Maioria De Nós Atinge Os Limites Do Nosso Potencial? Ou Existem Habilidades Inerentes Ao Cérebro Humano Que A Maioria De Nós Não Percebe?“
– Dr. Fred Travis

Usamos somente uma pequena parte de nosso potencial cerebral e não o treinamos para aumentar sua capacidade.

O treinamento do cérebro chama-se transcendência. Ele é como um músculo: ao ser treinado, torna-se mais forte; caso contrário, encolherá. Usamos somente uma pequena parte de nosso potencial cerebral e não o treinamos para aumentar sua capacidade.

Pesquisas que utilizam tecnologias modernas confirmam as afirmações de mais de 500 anos dos textos antigos: a Meditação Transcendental é essencial para o nosso completo desenvolvimento

Toda experiência estimula uma parte de nosso cérebro. Quando vemos algo, os neurônios em nosso córtex visual fazem vários tipos de conexões, aumentando a capacidade de sua rede de informação. Por isso, se só temos experiências parciais (por exemplo, podemos ver o que está dentro do quarto, mas não o que há fora dele), utilizamos apenas uma parte limitada do nosso cérebro; consequentemente, outras partes não são estimuladas, não conseguem fazer as conexões necessárias e, como resultado, os neurônios começam a morrer.

Não é uma experiência parcial: a onda individual de nossa consciência funde-se com o oceano infinito, sua fonte universal,

A transcendência é uma experiência da fonte unificada de tudo o que existe. Não é uma experiência parcial: a onda individual de nossa consciência funde-se com o oceano infinito, sua fonte universal, a mais elevada experiência humana.

Atualmente, os benefícios dessa experiência em nosso cérebro podem ser avaliados no exame de ressonância magnética, por meio do impulso que afeta uma parte muito maior do nosso cérebro, incluindo as chamadas “reservas ocultas”. Ref. Human physiology, 25: 171–180, 1999.

Mas há maneiras ainda mais interessantes de avaliar o que acontece no cérebro sem a necessidade de scanners caros. É possível utilizar um computador pessoal, a fim de medir a coerência por meio do eletroencefalograma (EEG).

Uma coerência grande significa que diferentes partes do cérebro funcionam juntas, como um todo

Quando uma parte do cérebro está ativa, há uma atividade elétrica que pode ser medida pelo EEG, um instrumento de visualização de informações em ondas.

As ondas de diferentes partes do cérebro, medidas pelo EEG, são então enviadas para o computador, que calcula, em tempo real, em que grau as diferentes ondas se sobrepõem (= exibição de coerência). Uma coerência grande significa que diferentes partes do cérebro funcionam juntas, como um todo.

Ao experimentar regularmente a unidade, estimulamos o crescimento completo do cérebro.

Durante as atividades normais, essa coerência é bastante baixa, entre 30 e 40%, contudo, ao transcender, a mente experimenta um estado de unidade, provocando um impacto imediato e mensurável sobre o cérebro, que começa a trabalhar como um todo unificado. Veja, a seguir, um vídeo sobre como esse processo ocorre em tempo real.

Quanto mais o cérebro experimenta a alta coerência no EEG, mais se acostuma com o funcionamento ideal, mesmo sem estar praticando a MT, como se observa na pesquisa, a seguir. Ref. Travis, F. and Arenander, A. International Journal of Neuroscience, 2006

tudo o que é bom em nosso cérebro melhora

Este gráfico mostra a evolução dos valores médios do EEG em 50 estudantes, ao longo de 12 meses. Não há diferença da coerência no EEG durante os exercícios da MT para os que praticam há dois ou 12 meses, ou seja, a transcendência é mantida com a prática. Como é um processo totalmente natural, é possível transcender desde a na primeira vez. Contudo, podemos ver a diferença durante a atividade fora dos exercícios da MT: o aumento da coerência no EEG torna-se mais estabilizado.

Os 30 anos de pesquisa sobre a coerência no EEG demonstram: tudo o que é bom em nosso cérebro melhora, ao ser capaz de funcionar com maior eficiência, como um todo. O QI, a criatividade, a capacidade de aprender e a estabilidade emocional aumentam, a concentração melhora, a impulsividade diminui e as pessoas têm comportamentos mais éticos. Até mesmo os sintomas de TDAH, associados à baixa coerência no EEG, desaparecem naturalmente. Na essência, a coerência no EEG mede objetivamente como as qualidades de unidade podem aumentar em nossa consciência, trazendo mais criatividade, inteligência, amor, paz etc)

O aumento da coerência no EEG só é alcançado por meio da transcendência, a verdadeira experiência de unidade que influencia o cérebro, por isso o relaxamento normal não aumenta a coerência (conforme pode ser observado no EEG); logo, a técnica da Meditação Transcendental tem um efeito muito mais forte na inteligência, na criatividade e no desempenho escolar do que as outras formas de meditação.

Conclusão

Se comprássemos um laptop novo e descobríssemos que ele só funciona com 10% da velocidade prometida, devolveríamos o equipamento: voltaríamos à loja para exigir o conserto ou a atualização da máquina. Mas, se ninguém conhecesse o potencial verdadeiro do computador e se todos os computadores trabalhassem com velocidade lenta, os 10% de velocidade seriam “normais”.

Ao longo dos séculos, embora os professores tenham “anunciado” o potencial verdadeiro da humanidade e, por vezes, ofereçam exemplos de reais possibilidades do sistema nervoso humano, a técnica para obter esse resultado foi perdida. Maharishi sempre disse que a Meditação Transcendental não era nova (encontrada nas escrituras de culturas antigas): ele apenas redescobriu o método prático e o transformou em uma técnica sistemática.

Todos os benefícios da técnica da Meditação Transcendental estão neste site: saúde melhor, maior contato consigo mesmo, relacionamentos mais saudáveis, mais inteligência, sucesso pessoal e profissional. Todos são benefícios colaterais em razão do desenvolvimento de nosso potencial, o crescimento para um estado de vida em que as qualidades da consciência transcendental (descanso, paz, felicidade, amor, infinita criatividade, inteligência e o “estar conectado”) estão permanentemente presentes em nossas vidas. Esse é o estado descrito por Maharishi como “invencibilidade”.

Existem outras técnicas avançadas da Meditação Transcendental que podem acelerar o crescimento para os estados mais elevados de consciência, as quais podem ser aprendidas após a instrução da MT. Uma delas é o programa MT-Siddhis, que inclui uma técnica conhecida como Voo Yóguico. Confira no vídeo abaixo.

Tratamento da ansiedade: A Meditação Transcendental comparada à psicoterapia

Praticantes da MT apresentaram melhoras em Depressão Estresse Pós-Traumático, Ansiedade, Abuso de Álcool e Insônia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: