13 benefícios do Amendoim, verdades e mitos!


VER PRÓXIMA POSTAGEMVER POSTAGEM ANTERIOR
benefícios do amendoim

13 benefícios do Amendoim, verdades e mitos!

De altíssimo valor nutritivo, o amendoim é rico em “gorduras boas”, proteína, vitaminas e minerais. Continue lendo esse artigo e descubra mitos e verdades e benefícios do amendoim e muito mais!

O que é amendoim?

amendoim é a semente de uma leguminosa de nome científico Arachishypogea. No entanto, é frequentemente incluída no grupo das oleaginosas como as nozes, castanhas e amêndoas, por apresentar composição nutricional semelhante a essas.

Propriedades nutricionais do amendoim

Além de saboroso, o amendoim possui ainda uma composição nutricional bastante rica.  O grão do amendoim contém aproximadamente 45 a 50% de lipídeos (gorduras), 25 a 32% de proteína, 8 a 12% de carboidrato, 3 % de fibra, e 2,5% de minerais. A pele possui maior percentual de carboidrato (49%) e de fibra (19%), das quais, 25% são compostas por fibras solúveis, bem como taninos e pigmentos.

Como vimos, o amendoim é composto principalmente por gorduras, porém, aquelas consideradas benéficas à nossa saúde. As principais gorduras presentes neste grão são o ômega 9 (ácido oleico) e o ômega 6 (ácido linoleico).

Com relação as proteínas, podemos citar as albuminas e globulinas, tornando o amendoim um alimento rico em aminoácidos essenciais (fenilalanina e histidina) e condicionalmente essenciais (arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico).

Dentre as vitaminas e minerais presentes nesse grão podemos citar a vitamina E, as vitaminas do complexo B, folato, magnésio,zinco, fósforo, cobre, potássio e cálcio.

Além disso, o amendoim possui também compostos bioativos com propriedades antioxidantes como os esteróis, o α-tocoferol e os fitoquímicos como os polifenóis, as isoflavonas e os flavonoides. Sendo assim, o amendoim pode ser um grande aliado da nossa saúde!

Composição nutricional do amendoim

Amendoim torrado – 100g
Calorias 585kcal
Carboidratos 21g
Proteínas 24g
Gorduras totais 50g
Gorduras saturadas 6,8g
Gorduras monoinsaturadas 25g
Gorduras poli-insaturadas 16g
Colesterol 0g
Fibra 8g
Cálcio 54mg
Ferro 2,3mg
Magnésio 176mg
Fósforo 358mg
Potássio 658mg
Zinco 3,3mg
Niacina 13mg
Ácido fólico 145mcg
Vitamina E 6,9mg

 

Benefícios do amendoim

Devido ao seu alto valor nutricional, o amendoim pode ser um grande aliado da nossa saúde, promovendo diversos benefícios, dentre os benefícios do amendoim podemos citar:

  • Melhora da saúde cardiovascular;
  • Diminuição da fadiga;
  • Ação antioxidante;
  • Aumento da saciedade;
  • Auxílio no controle da glicemia (níveis de açúcar no sangue) e do colesterol;
  • Auxílio na redução da pressão arterial;
  • Prevenção de tumores;
  • Melhora do humor;
  • Combate o enfraquecimento de cabelos e unhas;
  • Contribui no processo de cicatrização;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Alivia o estresse;
  • Fortalecimento dos ossos e músculos;

Efeito anticancerígeno

Assim como as demais oleaginosas, o amendoim é rico em fitoesteróis, substancias com efeito anticancerígeno. Um estudo demonstrou que os tumores cresceram 33% menos no grupo que consumia amendoins diariamente.

Algumas pesquisas mostram que os fitoesteróis contribuem no combate ao câncer por diferentes motivos, incluindo estimulação da morte celular de tumores, inibição da proliferação celular e modificação de alguns dos hormônios que são fundamentais para o crescimento celular do tumor.

Proteção cardiovascular

Além de apresentar efeito anticancerígeno, os fitoesteróis tem efeito hipocolesterolemiante (diminui os níveis de colesterol) por inibir a absorção dietética e biliar de colesterol.

Estudos conduzidos pela Universidade de Purdue e de Penn State com pessoas que consumiram amendoim ou manteiga de amendoim diariamente, obtiveram como resultado a redução de 13% dos triglicerídeos plasmáticos, quando comparados ao grupo que não consumiu.

Além disso, o amendoim é rico ainda em ácidos graxos insaturados, que por sua vez também estão envolvidos com o controle do colesterol sanguíneo.

Um outro estudo sugeriu que o amendoim ou o óleo de amendoim pode retardar o desenvolvimento de aterosclerose. A diminuição dos níveis séricos de colesterol total, LDL (“colesterol ruim”) e VLDL foi associada a um menor aumento de colesterol total e também de ésteres de colesteril na aorta de animais que consumiram uma dieta rica em colesterol adicionada dos grãos ou óleo de amendoim.

Previne o diabetes tipo 2

O estudo populacional The Nurses’ Health Study demonstrou que o consumo frequente (5 vezes por semana) de manteiga de amendoim está associado com a diminuição do risco de diabetes tipo 2 comparado a mulheres que não consumiam.

Benefícios do Amendoim: Mitos e verdades

Amendoim engorda?

MITO. Muitas pessoas deixam de consumir o amendoim por acreditar que ele promove o ganho de peso devido ao alto valor calórico.

No entanto, um estudo que avaliou a qualidade da dieta de pessoas (homens, mulheres e crianças) que consumiam amendoim ou produtos derivados do grão, foi observado que apesar de uma maior ingestão calórica, o consumo de amendoim não foi relacionado ao aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) e ainda teve impacto positivo na qualidade nutricional da dieta, pois foi relacionado a uma melhora na ingestão de gordura insaturada (ácidos graxos mono e poli-insaturados), proteína, fibras, vitaminas e minerais.

Porém, vale lembrar que seu consumo deve ser moderado e estar aliado a uma dieta equilibrada.

Amendoim é alergênico?

VERDADE. A alergia ao amendoim possui alta prevalência, porém, ainda não se sabe ao certo os fatores que levam ao desenvolvimento desse tipo de alergia.

A pré-disposição genética e a exposição precoce (antes dos 6 meses de vida) de amendoim na alimentação pode ser uma das causas.

Estudos tem demonstrado que a alta temperatura empregada no amendoim torrado aumenta sua alergenicidade.

Amendoim é afrodisíaco?

MITO. Não podemos afirmar que um alimento possui ação afrodisíaca, porém, alguns nutrientes podem ajudar no desempenho sexual.

É o caso do amendoim: o aminoácido arginina e as vitaminas do complexo B promovem a síntese de hormônio sexuais. Para os homens, o grão contribui para evitar a impotência sexual, uma vez que seus nutrientes aumentam o fluxo sanguíneo no órgão genital.

Amendoim aumenta o colesterol?

MITO. O amendoim não aumenta o colesterol, pelo contrário! O grão é isento de colesterol e rico em gorduras monoinsaturadas que contribuem para regular os níveis de colesterol no sangue.

Tipos de amendoim

De acordo com a sua apresentação, o amendoim pode ser classificado em dois grupos:

– Amendoim em casca: é o produto em vagem natural, depois de colhido.

– Amendoim sem casca: é o produto desprovido de sua vagem natural por processo tecnológico adequado.

Além disso, o amendoim pode ser comercializado de diferentes formas, tais como amendoim torrado, com ou sem pele, com sal ou sem sal, amendoim japonês, entre outros.

Benefícios do Amendoim: contraindicações

Para pessoas saudáveis, não há contraindicações para o consumo de amendoim. Entretanto, ele deve ser evitado por pessoas com herpes (devido ao alto teor de arginina – aminoácido que precipita episódios de herpes) e com alergia ao amendoim.

Como consumir?

amendoim é normalmente consumido como um aperitivo, porém, devido a sua versatilidade, ele pode ser incluído em diversas preparações e receitas, além de poder ser utilizado como base no preparo de pasta de amendoim, óleo de amendoim, paçoca, pé de moleque, entre outros produtos.

Mas vale lembrar que o ideal é consumi-lo o menos processado possível e evitar ingerir mais de 30g por dia, já que 100g do grão torrado contém aproximadamente 585 kcal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s