Criar e publicar extensões e apps do Chrome personalizados


Este artigo é destinado a administradores e desenvolvedores do Chrome Enterprise com experiência em empacotamento e publicação de apps e extensões do Chrome para usuários.Às vezes, não é possível encontrar na Chrome Web Store um app ou extensão que atenda às necessidades dos seus usuários. Se isso acontecer, você poderá criar seu próprio app ou extensão personalizado que os usuários poderão adicionar aos dispositivos com o Chrome OS ou o navegador Chrome. Por exemplo, como administrador, você pode ativar a instalação automática de um app de favoritos personalizado vinculado ao seu sistema de RH nos dispositivos Chrome dos usuários.

Antes de começar

  • Se o app ou extensão estiver vinculado a um site como um destino no manifesto, use as ferramentas do Google para webmasters e confirme que sua organização é proprietária do site.
  • No caso de apps e extensões hospedados de modo privado, controle quais usuários podem publicá-los na Chrome Web Store. Você também pode pular a etapa de verificação para os sites que pertencem à sua organização. Para saber mais, veja Permissões da Chrome Web Store.

Etapa 1: criar o app ou extensão

Os desenvolvedores podem criar apps ou extensões, como o app de favoritos descrito nas etapas abaixo. Veja mais instruções sobre como criar apps e extensões avançados do Chrome no tutorial de primeiros passos.

  1. Em um computador, crie uma pasta para os arquivos do app ou da extensão e dê a ela o nome do app ou da extensão.
  2. Crie o manifesto.
    1. Usando um editor de texto, crie um arquivo JavaScript® Object Notation (JSON). Este é um exemplo de arquivo JSON de um app de favoritos.
    2. Verifique se o código JSON está formatado corretamente com uma ferramenta de terceiros para a validação de arquivos JSON, como o JSONLint.
  3. Na pasta do app ou da extensão, salve o arquivo como manifest.json.
  4. Crie o logotipo.
    1. Crie um logotipo de 128×128 pixels para o app.
    2. Na pasta do app, salve o arquivo como 128.png.

Etapa 2: testar o app ou extensão

Como desenvolvedor, você pode testar seu app ou extensão para garantir o funcionamento correto no navegador Google Chrome ou em um dispositivo com o Chrome OS.

  1. Escolha o tipo de dispositivo de teste necessário:
    • Apps: faça login na sua Conta do Google em um dispositivo Chrome.
    • Extensões: faça login na sua Conta do Google em um dispositivo Chrome ou navegador Chrome em um computador com o Windows®, Mac® ou Linux®.
  2. Salve a pasta do app ou extensão no seu dispositivo de teste.
  3. Acesse chrome://extensions/.
  4. No canto superior direito, ative o Modo do desenvolvedor.
  5. Clique em Carregar sem compactação.
  6. Encontre e selecione a pasta do app ou extensão.
  7. Abra uma nova guia no Chrome e clique em Apps e clique no app ou extensão. Verifique se ele foi carregado e funciona corretamente.
  8. Se necessário, faça alterações no arquivo manifest.json, hospede a pasta do app e teste-o novamente. Repita até que o app ou extensão funcione corretamente.

Solução de problemas com seu app ou extensão usando os registros do Chrome

  1. No Chrome, clique em Mais e Mais ferramentas e Ferramentas do desenvolvedor.
  2. Verifique suas informações. Por exemplo, confira se o código e o número de versão do app estão corretos.

Etapa 3: (Opcional) criar uma coleção de apps

Como administrador, você pode criar uma coleção de apps para sua organização. Depois disso, é possível recomendar apps e extensões do Chrome que os usuários podem procurar e instalar. Veja Criar uma coleção de aplicativos para o Google Chrome para saber mais.

Etapa 4: publicar na Chrome Web Store

Como desenvolvedor, você pode disponibilizar apps e extensões para todos ou controlar quem pode instalá-los. Há três maneiras de publicar apps e extensões na Chrome Web Store:

  • Público: todos poderão ver e instalar o app ou extensão.
  • Não listado: somente os usuários com o link do app ou extensão poderão ver e instalá-lo. O app não aparece nos resultados de pesquisa da Chrome Web Store. Você pode compartilhar o link do app ou extensão com usuários fora do seu domínio.
  • Particular: somente os usuários no seu domínio poderão ver e instalar o app ou extensão. Você também pode restringir o app ou extensão aos trusted testers especificados no painel do desenvolvedor.

Para adicionar um app ou extensão na Chrome Web Store, feche a pasta que contém os arquivos. Em seguida, publique-o na Chrome Web Store.

Etapa 5: gerenciar o app ou extensão

Como administrador, você pode usar o Google Admin Console para definir políticas que controlam o uso de apps e extensões em dispositivos Chrome e no navegador Chrome em computadores Windows, Mac ou Linux. Para saber mais, veja Definir políticas do Chrome para um app e Definir uma política do Chrome para vários apps.

Como administrador do Microsoft® Windows®, você pode usar a Política de Grupo para definir políticas que controlem o uso de apps e extensões no navegador Chrome em computadores Windows gerenciados. Para mais informações sobre como instalar e configurar modelos de políticas do Google Chrome, veja Configurar políticas do Chrome para computadores gerenciados.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s