Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro


Resultado de imagem para planetário da gávea

Resultado de imagem para planetário da gávea

Resultado de imagem para planetário da gávea

Resultado de imagem para planetário da gávea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa

Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Foto aérea com o planetário ao lado direito.

Tipo Planetário
Inauguração 1970 (48–49 anos)
Diretor Maria Thereza Ribeiro Fortes[1]
Website Fundação Planetário do Rio de Janeiro
Geografia
País  Brasil
Cidade Rio de Janeiro

Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (PlanetaRio) é uma instituição, pessoa jurídica de direito público, vinculada à Secretaria de Cultura do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Dedica-se à divulgação da astronomia e ciências afins à população.[2] Administra dois planetáriosː o planetário da Gávea e o planetário de Santa Cruz.[3] Está sediada no número cem da rua Vice-Governador Rubens Berardo, no bairro da Gávea.[4] Horário de funcionamento: Terça a Sexta de 9:00 às 17:00, Sábado de 14:30 às 19:00 e Domingo de 15:30 às 18:00.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 19 de novembro de 1970, na Gávea, batizada como “Planetário do Rio”. Passou a se chamar “Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro” em 1993. Em 2008, foi inaugurado o Museu Cósmico, no bairro de Santa Cruz.

Atividades[editar | editar código-fonte]

A instituição possui duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan e a Galileu Galilei. A primeira tem 23 metros de diâmetro e 263 assentos e abriga o planetário modelo Universarium VIII – TD, que é um equipamento moderno capaz de projetar cerca de nove mil estrelas. Já a cúpula Galileu Galilei tem 12,5 metros de diâmetro e 90 assentos e conta com um sistema de imersão digital. Nesta cúpula, a projeção é de cerca de seis mil estrelas. Ambos os planetários reproduzem, em condições fidedignas, o céu visto da Terra a olho nu em qualquer latitude ou época do ano. De terça a sexta, as sessões de cúpula funcionam atendendo a escolas públicas e particulares com agendamento prévio. Nos fins de semana e feriados, as sessões são abertas ao público em geral.

As observações do céu acontecem às quartas, gratuitamente, na Praça dos Telescópios (atualmente, porém, em virtude de obras no planetário da Gávea, a atividade somente está acontecendo uma vez por mês).[5] A área possui quatro equipamentos modernos, instalados em cúpulas, com capacidade para localizar automaticamente cerca de 64 mil objetos.

Museu do Universo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Museu do Universo

O Museu do Universo – Experimentos Interativos é composto por 60 experimentos, com os quais o público pode interagir e aprender um pouco mais sobre astronomia. O conteúdo foi especialmente desenvolvido pela equipe técnica da Fundação, que se preocupou em desenvolver um arrojado design de ambientação a partir de uma ideia inovadora.

Referências

  1.  DECRETO RIO “P” No 531 DE 31 DE JULHO DE 2019 O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Disponível em http://doweb.rio.rj.gov.br/portal/edicoes/download/4228/4. Acesso em 1 de agosto de 2019.
  2.  Prefeitura do Rio de Janeiro. Disponível em http://prefeitura.rio/web/planetario/conheca-o-planetario. Acesso em 5 de fevereiro de 2018.
  3.  Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.planetariodorio.com.br/planetario-de-santa-cruz/#. Acesso em 5 de fevereiro de 2018.
  4.  Prefeitura do Rio de Janeiro. Disponível em http://prefeitura.rio/web/planetario/conheca-o-planetario. Acesso em 5 de fevereiro de 2018.
  5.  Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.planetariodorio.com.br/em-janeiro-observacao-do-ceu-acontece-nos-dias-23-24-e-25/. Acesso em 5 de fevereiro de 2018.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s