Como cuidar do inconsciente por meio da terapia


16 DE AGOSTO DE 2017

Por Ligia Ungaretti Jesus

Nos dias de hoje podemos dizer que a maior parte das pessoas já entende a importância de cuidar do próprio corpo, seja comendo bem ou praticando alguma atividade física regularmente. Mas e quanto a cuidar do próprio inconsciente? Será que estamos cuidando bem dessa parte de nós mesmos?

PUBLICIDADE

A psicanálise, que é uma terapia que trabalha através da fala e da linguagem de modo geral, entende que fazer análise, ou seja, ter a prática de parar uma horinha por semana – ou mais, ou menos, depende da rotina e vontade de cada um – para ir ao consultório falar com seu analista, faz com que a gente consiga se escutar um pouquinho e assim cuidar do próprio inconsciente. Será que isso ainda é tão esquisito assim?

Pouco tempo atrás fazer terapia era coisa de gente com problemas sérios e quem fazia tinha vergonha de que seus amigos e familiares ficassem sabendo, mas pouco a pouco a prática vem se tornando mais comum e entendida pela sociedade como um cuidado consigo mesmo, leve, sem o peso que tinha antes. Hoje em dia podemos dizer que fazemos análise assim como fazemos academia. Isso soa como “cuido do meu corpo e da minha mente”, sem nenhum tabu envolvido.

Cuidar do corpo e da mente, duas coisas muito mais conectadas do que imaginamos. Você pode começar a fazer análise por conta de uma questão relacionada ao seu corpo, como “quero melhorar meu desempenho no treino” ou “não consigo ficar em paz com minha aparência” assim como você pode começar uma atividade física com o objetivo de alcançar uma meta emocional, como abaixar níveis de ansiedade ou conhecer pessoas novas. A vida é cheia de caminhos possíveis que envolvem corpo, mente, emoções, relações e tantas outras coisas! Vamos explorar tudo isso!

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Assine nossa newsletter e receba novidades antecipadas!

Cadastrar
Ligia Ungaretti Jesus

Ligia Ungaretti Jesus

Psicanalista, atende adultos e crianças em consultório particular próximo ao metrô Vila Madalena, em SP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s