Preconceito social


Este tipo de preconceito também é chamado de preconceito de classe social, ou seja, é relacionado ao sentimento preconceituoso ligado ao status social ocupado por uma pessoa. É um preconceito que, normalmente, se encaixa nas diferenças entre ricos e pobres. Entretanto, este preconceito também pode ocorrer entre pessoas que pertencem a mesma classe social.

Assim, o preconceito social pode estar relacionado com nível de escolaridade, com padrão de vida, renda, dentre outros. Não se refere somente às questões relacionadas com padrão de vida e possibilidade de acesso a bens, mas também à escolaridade, à profissão, ao acesso à cultura, ou seja, com todos os aspectos de uma posição social.

O preconceito social, assim como outras manifestações preconceituosas, é normalmente motivado por um sentimento de superioridade de uma pessoa em relação a outra. Neste caso, imagina-se que há superioridade de pessoa pelo fato de deter mais poder aquisitivo ou ocupar uma status social mais elevado.

O preconceito de classe social, como os demais, pode se manifestar por reações de intolerância e de dificuldade de convivência com indivíduos que não pertencem ao mesmo grupo social.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s