Quinoa previne câncer e ajuda na perda de peso


11 DE DEZEMBRO DE 2017

POR PATRÍCIA BELONI

quinoa é o alimento que tem todos os aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas que o corpo precisa para funcionar corretamente. Não é à toa que ela ganhou uma data especial pela Organização das Nacões Unidas (ONU), que elegeu 2013 como o Ano Internacional da Quinoa.

PUBLICIDADE

Rica em proteínas, ela é fonte de cálcio e ácidos graxos ômega 3 e 6. “E como qualquer cereal, ela é muito rica em fibras, sendo também uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação”, aponta Aida Sayah, nutricionista da Clínica Fares.

“Além disso, a quinoa é livre de glúten, possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B e ainda tem tanto ferro quanto o feijão”, completa.

Flocos ou grãos de quinoa?

Segundo Aida, não há diferença de valor nutricional entre o grão, a farinha ou os flocos de quinoa. Todos possuem grandes benefícios para a saúde do organismo.

Entretanto, a especialista salienta que é melhor optar pelo grão, pois ele não passa por nenhum tipo de processamento. Isso permite que se aproveite ao máximo o valor nutricional do alimento.

8 benefícios da quinoa para o corpo

1. Previne câncer

Um estudo da Universidade de Barcelona, na Espanha, publicado naRevista Acadêmica de Nutrição e Ciência dos Alimentos, apontou que as quantidades de ômega 3 e 6 da quinoa são capazes de ajudar na prevenção contra o câncer, entre eles o câncer de próstata.

2. Previne doenças cardiovasculares

É por causa do ômega 3 e 6 que a quinoa também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle da pressão arterial — contribuindo principalmente para evitar hipertensão.

3. Reduz colesterol

De acordo com a nutricionista Aida, são esses mesmos compostos que são os responsáveis pelo auxílio na luta contra o colesterol alto — o que também reduz a probabilidade de uma série de doenças cardiovasculares.

4. Fortalecimento muscular

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento dos músculos, principalmente para quem pratica atividades físicas. Ela é uma ótima opção de ingrediente para receitas no pós-treino.

5. Fortalece os ossos

A quinoa também ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças, como a osteoporose, devido a suas elevadas quantidades de cálcio.

6. Auxilia o sistema nervoso

Segundo a nutricionista, as vitaminas do complexo B são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios.

7. Ajuda a emagrecer

Consumir quinoa também pode ser uma ótima pedida para quem quer perder alguns quilinhos. Isso porque as fibras presentes no grão dão maior sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome e favorecendo, assim, o processo de emagrecimento.

8. Aumenta a imunidade

A quinoa também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

Como consumir quinoa

Não existe uma quantidade específica ou mais indicada para o consumo da quinoa. Uma quantidade mínima por dia já pode ajudar na saúde, mas varia de acordo com cada organismo.

É por isso que é tão importante sempre procurar um nutricionista para avaliação.

Existem diversas formas de incluir a quinoa na dieta — dá para soltar a criatividade e criar uma série de receitas com o grão.

Ela pode ser misturada em refeições como sopas e saladas, batida em sucos e vitaminas, adicionada à massa de pães, bolos e tortas, e por aí vai.

Abaixo, separamos duas receitas que levam quinoa: uma de hambúrguer e a outra de tabule. Confira os ingredientes, o modo de preparo e tente fazer na sua casa para aproveitar ao máximo os benefícios da quinoa.

Receita de hambúrguer de quinoa com aveia

Ingredientes

  • 200 g de quinoa em grãos;
  • 200 g de aveia em flocos finos;
  • 100 g de cenoura ralada;
  • 100 g de abobrinha ralada;
  • 100 g de cebola picada;
  • 60 ml de azeite extra virgem;
  • 1 pitada de noz moscada;
  • 1 gema de ovo;
  • sal a gosto;
  • pimenta a gosto;

Modo de preparo

Em uma panela, cozinhe a quinoa lavada na água com sal por aproximadamente 20 minutos. Reserve. Em uma frigideira, acrescente o azeite e refogue a cebola, a abobrinha e a cenoura por poucos minutos.

Em um recipiente, junte a quinoa, os ingredientes refogados e os demais ingredientes. Misture até formar uma massa uniforme. Separe a massa em porções e molde os hambúrgueres.

Coloque em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno até dourar. Na metade do tempo vire do outro lado. Sirva com pão integral e salada.

Receita de tabule de quinoa

Ingredientes

  • 1xícara (chá) de quinoa real em grão;
  • 2 unidades de tomate picado em cubos, sem sementes;
  • ½ xícara (chá) de salsinha picada;
  • 1 unidade de pepino japonês, picado em cubos;
  • 1 unidade de pimentão verde (opcional), cortado em cubos;
  • ½ xícara (chá) de cebolinha verde picada ou cebola roxa picada.

Para o molho

  • ¼ xícara (chá) de limão tahiti (suco);
  • 1 colher (café) de alho picado;
  • ½ xícara (chá) de hortelã picada;
  • ½ xícara (chá) de azeite extra virgem;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Coloque 1 ½ litro de água em uma panela e leve ao fogo até ferver. Quando ferver, coloque a quinoa-real e cozinhe até ficar macia (sem deixar mole demais, ela deve ficar crocante no centro).

PUBLICIDADE

Descarte toda a água e reserve a quinoa cozida. Misture todos os ingredientes picados num recipiente com a quinoa e refrigere.

Molho: misture bem todos os ingredientes do molho apenas na hora de servir, juntando-o à quinoa cozida e aos vegetais picados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s