Muito se tem ouvido sobre a pratica de mindfulness. Mas, afinal…


O que é mindfulness ?
Mindfulness é um estado de consciência que pode ser traduzido como “atenção plena”. Ao contrário do piloto automático, a prática do mindfulness ensina a estarmos presentes ao que acontece no aqui e agora.

Por que me manter consciente e atento ajudaria?
Nossa atenção define em que vamos gastar a nossa energia diária. As vezes podemos gastá-la prestando atenção em algo que um colega nos diz. Mas então começa a tocar uma música que entra pela janela, ou você olha na TV e vê aquela linda atriz, e as palavras do seu amigo se tornam cada vez mais distante. Essas pequenas distrações diárias nos fazem perder a habilidade de lembrar o que o outro disse e isso acaba causando problemas nos relacionamentos, no trabalho, em casa, etc.
Além disso, a prática da atenção plena tem se mostrado extremamente eficiente tanto para tratamentos físicos como emocionais: dores crônicas, estresse, depressão, ansiedade e dependência química. Estudos já realizados comprovam resultados eficientes após 8 semanas de prática continua.

Como praticar ?
Essa prática tem se espalhado pelo mundo e muitos profissionais estão capacitados para guia-los. Ela é derivada da meditação e nada tem a ver com nenhuma religião. É uma maneira de treinar suas habilidades e se aprender a se manter consciente, gerando, consequentemente, uma sensação de bem estar.
Aprender a atenção plena de um novo modo em que seu cérebro se aperfeiçoa e consegue se manter assim. A prática envolve treinamentos de foco e de atenção.
Os dois pontos principais para a prática do mindfulness são: estar atento ao momento presente e ser aberto e curioso ao que acontece. Olhar tudo a nossa volta como se fosse a primeira vez. Afinal, você sabe dizer que caminho percorreu para chegar hoje ao trabalho? Estamos cada vez mais distraídos!

O que mais devo saber? 
O mindfulness envolve ter um coração aberto, sem julgamentos de bons e ruins, aceitar as emoções como elas vêem. É o oposto de estar distraído. É estar atento ao que está acontecendo e envolve viver aquele momento por inteiro, sem respostas automáticas e sem pensar no que você vai fazer depois. Essa prática nos ajuda a ter uma melhor aceitação de nos mesmos, e assim nos dá possibilidade de mudar.

Quais os pontos principais da atenção plena? 
1. Não ser reativo.
2. Observar com atenção, como se fosse a primeira vez.
3. Agir de forma consciente
4. Descrever o que você esta sentindo
5. Não Julgar.

Quer saber mais?
Infelizmente a maioria dos matérias ainda estão sem tradução. Mas para quem adorou e já quer começar a praticar até em casa, pode acessar o seguinte site: www.mindfulnesscds.com


Fabiane Gori Curvo
Psicóloga de Adultos, Adolescentes e Casais.
Curso de Formação: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s