A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental


A terapia cognitivo-comportamental vem sendo procurada para tratamento de doenças da modernidade, como Síndrome do Pânico, Dependência Química, Fobias Sociais, Depressão, Disfunções Sexuais dentre outras. A indicação dos próprios psiquiatras que recebem esse publico, por seu um tratamento focal e de menor duração, também vem contribuindo para uma maior divulgação e popularização deste tipo de abordagem.

O crescimento da terapia cognitivo-comportamental é um exemplo da necessidade de busca de soluções mais objetivas, adequadas ao dinamismo do final de um século que apresentou um excepcional desenvolvimento tecnológico em todas as áreas nos últimos 40 anos, unificando o planeta, derrubando conceitos e apresentando novas tendências de bem-estar e bem-viver.

A psicoterapia cognitivo-comportamental é uma abordagem terapêutica que integra várias dimensões importantes do ser humano, como os pensamentos, as emoções, as crenças, as ações, o meio no qual se vive, sua história e as memórias, etc. Todos estes aspectos interligados formam o modo de cada um de ser.

O psicólogo e o paciente trabalham juntos durante as sessões e a abordagem é cooperativa, para identificar as crenças, as emoções e pensamentos que prejudicam o indivíduo. O objetivo da psicoterapia cognitivo-comportamental é modificar os pensamentos e comportamentos que prejudicam a maneira de viver do ser humano e sua qualidade de vida.

O psicólogo pode utilizar de técnicas como tarefas de casa, para modificar comportamentos ou introduzir uma nova maneira de pensar,para que o indivíduo entre uma sessão e outra pense e trabalhe sobre suas questões.

A duração do tratamento vai depender logicamente, da disponibilidade e da necessidade de quem procura e da cronicidade do caso. Mais em geral, a terapia cognitiva comportamental é de curta duração, tendo duração de alguns meses.


Gabriela Espíndola
Psicóloga Clínica de Adolescentes, Adultos, Idosos e Família.
Curso de Formação: Terapia Cognitiva Comportamental – Centro de Psicologia Aplicada e Formação em TCC / CPAF-RJ.


A divulgação dos textos é permitida desde que sejam mantidas informações do autor e da Unipsico-Rio

Central de Atendimento: (21) 2542-6545 | (21) 2244-3712 |  +55 zap 21 96639-4173
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 195, loja 228 – Copacabana • CRPPJ 05/403
Responsável Técnica: Marlene Dias da Silva CRP 05/202

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s