Quem é Steve Wozniak


Steve Wozniak é um empresário norte-americano cofundador da Apple, uma das empresas que esteve na vanguarda de vendas de computadores voltados para o consumidor comum, graças a um política de custo de produção. Todavia, Steve permaneceu por menos de uma década no grupo. Posteriormente Steve Wozniak ficou conhecido por abrir novas empresas ligadas a área de tecnologia. O executivo também foi professor por alguns anos. Desde a juventude Wozniak, ou “Woz” como também é conhecido, apresentava interesse por tecnologia. Durante a década de 70, quando estava na Universidade da Califórnia, chegou a criar alguns aparelhos.

Foi neste período que Steve Wozniak conheceu Steve Jobs. Juntos, eles inauguraram a Apple em 1976. Wozniak foi peça fundamental nos primeiros aparelhos do grupo. Contudo, ficou por menos de 10 anos na empresa. Posteriormente ele investiu em uma empresa de controle remotos. Também dedicou parte de sua carreira a dar aulas. Ainda que Woz seja um nome menos popular que o de Jobs, ele acumulou diversos prêmios durante sua carreira.

A fortuna de Steve Wozniak é estimada em mais de US$ 100 milhões. Todavia, ele defende que o importante não é ter dinheiro, e sim saber gastar.

Trajetória de Steve Wozniak

Stephen Gary Wozniak nasceu no dia 11 de agosto de 1950, na cidade de San José, nos Estados Unidos. Wozniak se interessou pela tecnologia ainda criança. Influenciado por seu pai, que era engenheiro, e pelo personagem de ficção “Tom Swift”, seu passatempo na juventude era imaginar histórias que envolviam tecnologia e liberdade.

Aos 11 anos de idade, Wozniak criou seu primeiro radioamador. Durante o ensino de base, o jovem acumulou prêmios ligados a feiras cientificas. Posteriormente, Woz criou, junto de John Draper, o Blue Boxes. Dispositivo telefônico que burlava o sistema telefônico e fazia ligações de graça para todo o planeta. Em 1975, ele deixou a Universidade da Califórnia. Foi nesse período que conheceu Steve Jobs. Juntos, os dois trabalhavam em um estágio na HP. Um ano mais tarde, em 1976, ele e Steve Jobs fundaram a Apple. Wozniak começou como vice-presidente da empresa. O engenheiro foi quem projetou o hardware, os circuitos integrados e o sistema operacional do Apple I.

Contudo, sua maior contribuição dentro do grupo foi nas melhorias realizadas no monitor do Apple II, fazendo com que o aparelho mostrasse figuras. Anteriormente só apareciam letras.

Em 6 de fevereiro de 1985, Steve deixou o grupo.

Wozniak ainda investiu na criação da CL9, empresa que fabricava controles remotos, contudo o negócio não obteve sucesso. Steve também foi um dos fundadores do Wheel of Zeus (WoZ), um empreendimento que desenvolvia tecnologia wireless para GPS.

Ele foi presidente do negócio por três anos. Desde julho de 2014, Woz atua como chefe do setor de ciências da Fusion-io.

Prêmio de Steve Wozniak

Em 1979, Woz recebeu o Prêmio Grace Murray Hopper. Na metade da década de 80 ele foi condecorado com a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação. Na virada do milênio, Wozniak foi incluído na National Inventors Hall of Fame, principalmente, por sua participação na criação da Apple. Woz ganhou, em 2013, a Medalha Hoover. Steve Wozniak ainda está na história por sua participação na fundação da Apple. Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, que se posiciona na mesma prateleira, por exemplo, da Microsoft. Multinacional criada pelo bilionário Bill Gates.

Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/tudo-sobre/steve-wozniak/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s