Hackeando seu cérebro com ciclos de sono alternativos – Você realmente precisa de 6-8h?


Desde sempre, somos condicionados a pensar que só existe uma forma de dormir: chega a noite, deitamos e tentamos dormir as 8h recomendadas. Então acordamos e ficamos 16h acordados. Mas será que precisamos?

Essa forma tradicional de sono é chamada de ciclo de sono monofásico. As técnicas que serão ensinadas nesse artigo são os ciclos de sono polifásicos.

O sono em si, é dividido em fases, sendo que a mais importante e fundamental para o organismo é o REM (Rapid Eyes Moviment) – nele acontecem os sonhos mais vívidos, é onde ocorre uma atividade intensa do cérebro e um bloqueio dos neurônios motores, para que seu corpo não interprete as “ordens” que estão sendo dadas pelo sonho, nele também, é onde o seu corpo descansa e repõe as energias.

Precisamos de alguns “REM” para descansar totalmente, o problema é que  nos ciclos monofásicos, os REMs são interpolados por fases NREM (Non-Rapid Eyes Moviment) de sono – as entenda aqui – em inglês – O que é atingimos através dos ciclos de sono polifásicos é entrar direto no REM, sem passar por outros estágios.

Ajustar totalmente um novo ciclo de sono pode levar cerca de 21 dias, então não desista caso você se sinta cansado durante o início da tentativa. O que estamos fazendo basicamente é falar para o cérebro: “Mano, eu vou dormir só isso, se você quiser me manter vivo, me põe direto no REM!”. Funciona! 😀

Vamos a eles então:

Ciclo Uberman 
Tire sonecas de 20 a 30 minutos em intervalos de cada quatro horas. Resultando em 6 sonecas por dia.
A vantagem: O ciclo uberman é altamente eficiente, e resulta usualmente em se sentir: saudável, totalmente recuperado e acordado, também perimite a existência de sonhos extremamente lívidos. Muitos daqueles que utilizam-se da técnica uberman, disseram que sua habilidade de atingir sonhos lúcidos aumentou também.
A desvantagem: Tempo. É difícil manter 6 sonecas de meia hora a cada 4 horas. Geralmente temos atribuições no dia que não nos permitem efetuar esses cochilos. Perder qualquer uma dessas sonecas faz com que você se sinta extremamente cansado e indisposto.

Ciclo Everyman
Existe um “sono principal”, suplementado com pequenos cochilos. As variações de mais sucesso constatadas são aquelas com o sono principal de 2-2h30 e três cochilos de 20-30min ou o sono principal de 1h30min-2h com seis cochilos de 20-30min, com intervalos de tempo regulares entre cada cochilo.
A vantagem: Ajustável, você não precisa seguir religiosamente esses horários, desde que crie seu próprio sono principal e cochilos com intervalos regulares entre eles, deve funcionar. Apenas policie-se para não dormir muito nos cochilos ou no sono principal, se não não adianta de nada.
A desvantagem: É o ciclo com mais horas dormidas. Seu ganho de tempo não é tão elevado.

Ciclo Dymaxion 
Bucky Fuller (arquiteto, futurista e visionário norte-americano), criou uma técnica de sono polifásico que ele batizou de Dymaxion . Sua técnica são consiste em cochilos de 30 minutos a cada 6 horas. Isso são 2h de sono! Bucky alegava que após a utilização dessa técnica, nunca se sentiu tão vigoroso e alerta. Ele foi examinado por médico durante anos e esses afirmavam que Fuller gozava de saúde plena. É o mais extremo dos ciclos, mas também o mais eficiente. Foi utilizado pelo exército norte-americano na II Guerra Mundial e é atribuido por muitos como a chave do sucesso dos EUA nessa guerra.
A vantagem: Dormir muito pouco, se sentir revigorado e ter muitas horas livres.
A desvantagem: Tempo. Ter, a cada 6h, meia hora disponíveis para dormir.

Sonos bifásicos
A maioria dos estudantes e jovens, utilizam-se uma técnica que não é nem monofásica, nem polifásica, são os sonos bifásicos. Esses consistem em dormir 4-4h30min de noite e tirar um cochilo durante o dia (geralmente depois do almoço ou ao iniciar da noite).
Essa técnica, não é tão mais eficiente que a Monofásica e é menos saudável pois você acaba tendo as fases NREM de sono, dormindo mais horas, porém com menos REM e menos qualidade do que uma técnica polifásica. Ou seja você dorme mais, mas dorme pior.

Ok, até gostei, mas realmente não consigo largar o sono monofásico e preciso de tempo, fodeu?
Não. Ainda existe uma técnica, onde você utiliza o próprio sono monofásico e ganha muitas horas. É a técnica do dia de 48h o nome é auto-explicativo. Com essa técnica, que é a de mais difícil adequação, você treina seu cérebro a “acreditar” que o dia tem 48h. Portanto, você dorme suas 8h normalmente por dia, só que dessa vez, seu dia tem 48h. Ou seja, uma noite em claro e outra bem dormida. Utilizadores da técnica afirmam que você se sente tão descansado quanto dormindo todos os dias.

Mas… funciona mesmo?
A NASA alegadamaente utiliza essas técnicas com seus astronautas, ela fala de forma discreta do uso delas aqui:
http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2005/03jun_naps/

O Exército Americano (e outros exércitos no mundo utilizando-se das mesmas técnicas pesquisadas pelo exército americano), gastam US$100mi / ano em pesquisas sobre o sono. Eles também utilizam técnicas polifásicas:
http://canibuscentral.ihiphop.com/forum/lofiversion/index.php/t7032.html
http://www.stormingmedia.us/82/8213/A821314.html

Além de milhões de referências

Conclusão
Lembrando pessoal, que cada um se responsabiliza por tentar as técnicas daqui. Cada um hackeia seu cérebro à sua maneira 😛

Se for tentar alguma (tente! :D), mensure os pontos negativos e positivos e decida baseado no seu tempo livre e no tanto de horas que você precisa. Atualmente eu estou desenvolvendo o Dymaxion, aguardem por novidades no blog acerca de como meu corpo está lidando com isso! Dica para iniciar: Eu comecei com o Everyman, que é mais fácil adequar e ajustar ao meu corpo e estou migrando para Dymaxion. Para quem quiser começar, acho que começar no Dymaxion direto é complicado, e passando pelo Everyman pode ser que fique mais tranquilo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s