Egocêntrico: Verdades Que Todo Mundo Deveria Saber


Você sabia que o egocentrismo pode levar as pessoas ao isolamento?

egocentrico

O indivíduo egocêntrico costuma ser visto como aquele que considera apenas a própria opinião como válida e que se vê como superior aos demais.

Esse tipo de comportamento pode ser profundamente prejudicial para a pessoa, além de afetar todos que fazem parte do seu círculo social.

Geralmente, o egocêntrico oprime e afasta outras pessoas, se considerando  autossuficiente.

Com o tempo, essas atitudes geram problemas na carreira, na vida pessoal e social. Afinal, ninguém pode ser completamente independente: precisamos das outras pessoas no nosso dia a dia.

Saber viver em sociedade, cultivar bons relacionamentos e ter empatia faz muito bem para todos. Aprender a falar a ouvir são habilidades essenciais.

Não ser egocêntrico não significa, no entanto, não reconhecer os próprios pontos positivos. Uma autoestima elevada e saudável não está relacionada a esse tipo de comportamento, e é importante saber diferenciar os dois.

Mas como identificar e lidar com um indivíduo egocêntrico? E como saber se você está agindo de maneira que pode prejudicar suas relações pessoais e profissionais?

Se você precisa de ajuda para mudar os seus hábitos, dê uma olhada neste outro artigo e aprenda 10 dicas poderosas que vão te ajudar.

Para ter todas as respostas sobre o egocentrismo, continue lendo este post. A seguir, você vai entender de que forma esse comportamento afeta a vida das pessoas e como ele pode ser mudado.

O que é ser egocêntrico?

O egocêntrico é uma pessoa que pensa apenas em si mesma. Ela exalta a sua personalidade como única forma de agir corretamente, e está sempre se gabando para atrair a atenção dos demais.

A palavra vem do latim e significa ego (eu) centrum (o centro de tudo), ou seja, o indivíduo se vê como o principal ser humano do universo.

De acordo com a mente do egocêntrico, nada é mais importante do que as suas necessidades e ideias. Assim, não há espaço para olhar para o outro, compreender ou ajudar.

O egocêntrico também busca exaltar-se em qualquer situação, mesmo às custas dos demais. É alguém que precisa de aprovação e validação constantes, e que fará de tudo para conseguí-las.

É importante não confundir o egocentrismo com uma boa autoestima. Ter confiança nas suas capacidades e conhecer suas qualidades e pontos fortes é muito saudável e positivo. A principal diferença está em dois pontos: reconhecer também as suas falhas e saber lidar com ambas.

Pessoas egocêntricas nunca admitem que erraram, e têm dificuldades em lidar com a frustração quando algo não vai de acordo com o planejado. Elas também não sabem lidar com suas qualidades: deixam que elas subam à sua cabeça e tomem conta da sua existência. Em toda oportunidade, o egocêntrico vai ressaltar essas qualidades, mesmo que não seja um momento apropriado ou que isso signifique diminuir o valor de outra pessoa.

Quais são as características das pessoas egocêntricas?

Identificar uma pessoa egocêntrica, no geral, é um processo simples. Existem muitas características fáceis de apontar que acompanham esse traço de comportamento.

Não esqueça também de fazer uma reflexão para identificar esses sinais negativos em si mesmo. Lembre-se que sempre existem pontos em que podemos melhorar!

  • Não possuir empatia, ou seja, não se colocar no lugar do outro e não ajudar as pessoas;
  • Necessidade de se sentir o centro das atenções;
  • Não reconhecer os próprios erros e sempre colocar a culpa em alguém;
  • Se preocupar excessivamente com a própria imagem;
  • Necessidade de aprovação e de elogios constantes;
  • Dificuldades para ouvir e aceitar as opiniões de outras pessoas;
  • Se considerar superior aos demais e utilizar suas qualidades  para rebaixá-los;
  • Dificuldades para trabalhar em equipe;
  • Ter hábito de mandar nas pessoas;
  • Necessidade de controle;
  • Não aceitar contrariedades;
  • Evita sair de situações que já domina ou tentar coisas novas;
  • Ter pouquíssimos amigos;
  • Necessidade de falar continuamente das suas vitórias;

Frases típicas de pessoas egocêntricas

Agora que você já conhece quais são as características do indivíduo egocêntrico, vamos mostrar as frases mais proferidas por ele.

Assim, você vai conseguir identificá-lo de maneira mais rápida. O comportamento  já começa a ser visto no modo de como a pessoa fala com os demais.

Vale também a auto reflexão nesse caso.  Se essas expressões são frequentes no seu vocabulário, talvez seja o momento de repensar alguns dos seus comportamentos:

  • “Você sabe com quem você está falando?”;
  • “O problema não é meu. Não sou pago pra isso”;
  • “A sua opinião não faz diferença para mim”;
  • “As coisas são assim porque eu quero”;
  • “Eu quero que você faça do meu jeito”;
  • “Eu não preciso de você, tenho tudo o que preciso”;
  • “Você nunca vai conseguir”;
  • “Se você não fizer isso, eu não falo mais com você”;
  • “Quem manda aqui sou eu e você vai me obedecer”;
  • “Ninguém quer saber a sua opinião”;
  • “Nada dá certo para mim e a culpa é sua (ou de vocês)”;
  • “Eu sabia que você não ia conseguir, ainda mais que não fez como eu falei”.

Como saber se você é egocêntrico?

Muitas pessoas apresentam comportamentos típicos de egocêntricos, mas não percebem que são assim.

Há casos em que elas se perguntam por que as pessoas se afastam ou por que as coisas estão dando errado. Mas normalmente, o egocêntrico chega à conclusão de que a culpa não pode ser dele.

Essas atitudes ficam enraizadas por tanto tempo que se tornam normais para o próprio indivíduo, como se fossem conceitos ou crenças.

Mudar esses hábitos pode ser uma tarefa difícil, mas é, sim, possível. O coaching pode te ajudar a identificar esse tipo de comportamento negativo e te oferecer ferramentas para mudar.

Clique aqui e conheça as nossas formações: dê o primeiro passo hoje mesmo.

Se você quer descobrir se é egocêntrico, saiba que existem diversos sinais. O reconhecimento desses comportamentos, no entanto, começa com o autoconhecimento.

Para melhorar em qualquer aspecto da sua vida, é preciso refletir sobre as suas atitudes e ideias. Pensar de maneira crítica sobre si mesmo pode ser um desafio para o egocêntrico, no entanto. Portanto, se você não consegue pensar em nenhum aspecto que precisa melhorar em você, esse já é um sinal.

Pense criticamente nas suas conversas, relacionamentos e o tratamento que você oferece às pessoas. Procure identificar se você ficou centrado apenas nos seus pensamentos, se demonstrou  capacidade de ouvir e se você tem empatia pelo interlocutor.

Outra forma de analisar o seu relacionamento interpessoal é verificar o seu grau de preocupação com a opinião dos demais.

Diante de um problema que você causa ou uma situação que pode trazer consequências, avalie se você tem o hábito de achar outra pessoa para culpar. Isso pode acontecer até mesmo de maneira inconsciente e automática.

Já em um contexto de conquistas, você procura atribuir o mérito todo para si e “esquecer” dos que ajudaram a chegar ao resultado? Outro indicativo é o hábito de achar que você foi o elemento essencial para a vitória em conquistas de equipe.

Esses comportamentos são típicos de pessoas egoístas. Ao fazer essa análise e considerar os pontos citados neste artigo e identificar esses comportamentos em você, o ideal é promover uma mudança de atitude.

Nos próximos tópicos, você vai conhecer as consequências que o egocentrismo traz para a sua vida e o que deve ser feito para reverter esse quadro.

Porque não é bom ser egocêntrico

Ser egocêntrico não é bom para você, nem para as pessoas da sua convivência. Essas atitudes possuem uma carga negativa muito alta, que levam à autodestruição.

relacionamento interpessoal é a parte que costuma ser mais afetada. Quando o outro identifica atitudes egoístas em você, a forma mais comum de lidar é com o afastamento. Devido aos costumes sociais, dificilmente alguém vai te explicar porque está se afastando. Por isso, a auto reflexão se faz essencial.

O indivíduo egocêntrico também tem grande apego pelas suas crenças. Ou seja, a capacidade de mudar é muito limitada, principalmente pelo fato de que ele não enxerga nenhum defeito em si mesmo. Esse tipo de comportamento estagna o seu desenvolvimento e impede que você se torne cada vez melhor.

Há resistência em aceitar derrotas, que por sua vez, mostra que a resiliência também é baixa. Quando as coisas dão errado – e infelizmente, de vez em quando elas vão dar errado – é muito difícil para o egocêntrico lidar com a frustração. Isso significa que pessoas com essas características sofrem muito mais do que precisam com suas falhas.

O egocêntrico possui também dificuldade para trabalhar em equipes, principalmente em cargos de liderança.

Ele costuma reprimir e desconsiderar as ideias dos demais. Tem o hábito de mandar ao invés de delegar tarefas e avaliar a necessidade dos membros da equipe. Isso pode dificultar a vida profissional e a ascensão na carreira. Dependendo da situação, pode até mesmo ocasionar uma demissão ou te impedir de ser contratado.

Na família, a situação é semelhante. Os filhos acabam afetados pelos pensamentos negativos. Crianças criadas por pais egocêntricos serão adultos com dificuldades para gerenciar conflitos, ansiosos e tímidos.

O desgaste também costuma a afetar a vida do casal, diminuindo as sensações de cumplicidade, carinho e confiança.

O hábito de manipulação é outro ponto negativo do egocêntrico. Para obter benefícios e conseguir o que quer, ele não exita em manipular emocionalmente aqueles que estão a sua volta. A vitimização é um exemplo muito comum desse tipo de estratégia.

A vida do indivíduo egocêntrico, de forma geral, não é muito positiva. Esses comportamentos tóxicos levam ao isolamento e ao desenvolvimento de problemas de saúde como depressão, transtornos psicológicos e ansiedade.

Como usar o Coach contra o Egocentrismo

coaching é transformador. Através dele, é possível dissolver comportamentos egocêntricos e nocivos. Se você identificou esses padrões em si mesmo ou conhece pessoas que são assim, saiba que é possível abandonar esses hábitos e desenvolver atitudes mais positivas através dos métodos do coaching.

Ele utiliza conceitos e técnicas baseados em diversas ciências, como a psicologia, sociologia e filosofia. Os métodos são testados e comprovados, e oferecem ferramentas para que o coachee (aprendiz do coach) consiga transformar esses comportamentos negativos.

Além disso, você aprende como construir relacionamentos interpessoais amigáveis e duradouros.

Para o coaching, toda derrota é uma oportunidade de crescimento. Elas não devem gerar pensamentos de raiva ou vitimização, mas sim de superação e recomeço.

O foco do processo de coaching é sempre o futuro, desta forma, o passado não tem efeito e é visto como forma de gerar superação e aprendizado.

Essa perspectiva ajuda no desenvolvimento da resiliência e capacidade de adaptação.

autoconhecimento e o controle sobre si são tópicos trabalhados no coaching e que ajudam imensamente o indivíduo a evoluir.

Para participar do curso de coaching, não há pré-requisitos de formação acadêmica. Profissionais de todos os backgrounds podem se tornar um coach através do curso de capacitação. Basta querer uma vida melhor e mais positiva.

Sociedade Brasileira de Coaching é a instituição mais renomada do país nessa área. Nossos cursos abrangem desde a formação básica até especializações avançadas nas metodologias de coaching.

Conheça agora mesmo nossas opções de cursos e comece seu processo de autoaprimoramento.

Além disso, você terá a oportunidade de atuar como profissional nessa área que está em frequente crescimento e inspirar outras pessoas a melhorar!

Tenha em mente que o quanto antes você começar, mais tempo terá para se desenvolver. Você pode conseguir tudo o que quer sem ter que passar por cima dos outros ou apelar para o egoísmo.

O momento certo para mudar é agora! Participe desta experiência e veja o impacto que o coaching terá na sua vida.

Como lidar com pessoas egocêntricas no trabalho

No meio profissional, é muito comum encontrar indivíduos egocêntricos.

Geralmente, o egoísta gera conflitos ao ser contrariado. Isso pode causar muitos  problemas para você, caso resolva bater de frente com ele.

Então, para evitar ambientes negativos, a melhor coisa a ser feita é aprender a lidar com o egocêntrico. Se você puder ajudá-lo a perceber os efeitos das suas atitudes, melhor ainda.

Uma das dicas é não alimentar o ego desta pessoa. Geralmente, ela precisa de aprovação constante e é insegura. Então, se você se recusar a participar desse processo, com o tempo ela vai notar que não conseguirá o que precisa de você.

Para não se desmotivar, você deve manter a sua confiança. O egocêntrico tende a fazer críticas incisivas sobre sua personalidade, habilidades ou até mesmo características físicas.

Mesmo que ele fale algo desagradável, saiba que você é uma pessoa capaz. Entenda que essa é uma forma que alguém extremamente inseguro encontrou para se sentir mais confortável e não deixe a situação te afetar.

Analise o que essa pessoa representa na sua vida. Será que vale a pena mantê-la no seu círculo pessoal? O que ela traz de bom para você? No caso de relacionamentos extremamente tóxicos, pode ser uma boa ideia afastar e buscar conexões mais saudáveis.

Outra forma de lidar com esses problemas é através do coaching. Nos cursos voltados para o meio profissional, você aprende técnicas para  melhorar o ambiente de trabalho, para o desenvolvimento de equipes e relacionamento interpessoal.

Por fim, uma das armas mais poderosas para combater o egocentrismo é agir com gentileza e definir os seus limites com assertividade. Estas atitudes acabam por desarmar possíveis conflitos entre você e a pessoa egoísta.

O Egocentrismo para a Psicologia

O egocentrismo na psicologia é visto como um comportamento normal em todas as pessoas durante os primeiros anos de vida, entre 3 e 6 anos.

Isso acontece porque estamos pouco acostumados ao convívio social e não temos grande entendimento sobre a realidade pessoal versus a realidade objetiva. A empatia é uma habilidade que precisa ser aprendida.

Assim, uma criança tende a não compartilhar suas coisas, procurar ser prestativa ou pensar nas outras pessoas. Esse conceito foi estudado profundamente por Jean Piaget.

No final desse intervalo de idade, no entanto, a criança já deve ter aprendido algumas habilidades sociais e o comportamento começa a desaparecer. Em geral, pessoas egocêntricas deixaram de aprender a empatia e habilidades interpessoais nessa fase.

O egocentrismo é visto como um comportamento nocivo e desfavorável à construção de relações harmoniosas na vida adulta. Ele afeta negativamente todas as áreas da vida do indivíduo.

Diferença entre o Egocêntrico e o Narcisista

É comum encontrar a crença de  que o indivíduo egocêntrico é o mesmo que narcisista. Porém, existem diferenças significativas entre esses dois tipos de personalidades.

A primeira delas é o foco destes comportamentos. O egocêntrico se interessa apenas pelas suas próprias necessidades, mas pode ser secretamente inseguro.

Ele percebe suas falhas e elas lhe causam muita ansiedade. Por isso, busca a aprovação constante para mitigá-las. Ao ressaltar suas conquistas e qualidades, o egocêntrico está tentando lidar com suas inseguranças.

Já o narcisista acredita verdadeiramente que é perfeito.

Para o narcisista, pouco importa a aprovação ou atenção do outro. Ele está mais preocupado em atingir seus objetivos, independe do método utilizado. A empatia é um sentimento ainda mais distante para o narcisista, visto que para ele o outro é completamente desimportante.

Já o egocêntrico é afetado profundamente pela visão do outro. Ele precisa de validação e aprovação, frequentemente agindo com o objetivo único de chamar a atenção para si.

É interessante ressaltar que enquanto o egocentrismo é uma característica comportamental que pode ser ajustada, o narcisismo é um caso mais sério.

Também conhecido como transtorno de personalidade narcisista, ele é um distúrbio classificado pela organização mundial de saúde. Frequentemente, ele tem origens em fatores físicos além de psicológicos e deve ser acompanhado por psicólogos e psiquiatras. O transtorno de personalidade narcisista não possui cura conhecida, então é preciso fazer o acompanhamento até o final da vida.

Já o egocentrismo não é considerado como um problema psicológico. As mudanças são mais fáceis de se obter e a pessoa egocêntrica poderá receber ajuda de diversas abordagens. Entre elas, o coaching tem se provado extremamente eficiente.

Conclusão

O indivíduo egocêntrico é aquele que está focado apenas nos seus interesses. Com isso, ele costuma apresentar atitudes negativas que afetam o ambiente e as pessoas com quem convivem.

Muitas vezes, a própria pessoa não tem dimensão de quanto o seu ego atrapalha no seu desenvolvimento, porque os seus comportamentos estão enraizados há anos.

Assim, os demais tendem a se afastar, e a pessoa pode nem entender o por que. É comum que ela mude constantemente de emprego ou que tenha uma família pouco estruturada.

O comportamento do egocêntrico costuma causar desmotivação, falta de proatividade e de união nas pessoas que estão expostas a ele. Isso porque a pessoa egocêntrica busca rebaixar os demais para se sobressair.

Quer saber mais sobre comportamento? Leia também esses outros artigos do blog:

Para mudar esses e outros hábitos negativos, o coaching é excelente. Com ele, você aprenderá a desenvolver empatia, pensamentos positivos e se conhecer muito melhor.

Essa experiência é renovadora e os resultados são nítidos em todos os âmbitos da sua vida. Além de mudar seus conceitos e atitudes, para sair de vez do egoísmo você deve inspirar as pessoas que estão à sua volta a participar dessa mudança.

Assim, é possível construir um ambiente mais saudável, propício para que todos alcancem seus objetivos.

Conheça o nosso Curso de Coaching e comece a mudança agora mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s