6 DICAS PARA UM TRADER MELHORAR A SUA PERFORMANCE


6 dicas para um trader melhorar a sua performance

O mercado financeiro muda constantemente, por isso, é preciso buscar cada vez mais alternativas para melhorar a performance de traders.

Não buscar um conhecimento frequente é um grande erro que pode colocar todo o seu investimento em risco. Para ser um trader de sucesso é preciso ter muita dedicação e conhecer bem as suas aplicações.

Pensando nisso, listamos neste artigo com 6 dicas incríveis para você melhorar a sua performance como trader e diminuir, ao máximo, as suas chances de perda. Continue lendo e confira!

1. CUIDE DA SUA ROTINA

Um trader de sucesso precisa ter uma rotina. Acordar cedo é importante porque é preciso saber o que aconteceu nos outros mercados além do nacional.

Um trader brasileiro precisa saber o que aconteceu no mercado asiático no dia anterior, por exemplo. Durante a manhã, tem a abertura do mercado americano, que também deve ser levado em consideração. Portanto, você precisa estar atento a isso e aos indicadores econômicos antes da abertura do mercado.

É necessário também acompanhar as notícias e saber como está o cenário político e econômico. Isso é fundamental fazer a projeção do dia.

Diariamente, você precisa ter uma rotina do que fazer antes, durante e depois do operacional. Por exemplo, você pode praticar um exercício para relaxar a mente e só então ler as notícias do mercado.

Já depois do mercado fechar, analise a sua performance do dia e identifique os motivos que o levaram a operar daquela forma. Ao fazer isso, você conseguirá identificar se conseguiu seguir a sua estratégia da melhor forma.

2. ESPECIALIZE-SE NAS TÉCNICAS E METODOLOGIAS PARA ATUAR NO MERCADO

Atualmente, existem duas grandes metodologias no mercado: análise técnica e análise de fluxo de ordem. Essas são as principais metodologias para day trade que você pode se basear para tomar as melhores decisões.

O ideal é se especializar em uma metodologia para performar bem. Vale lembrar que não existe uma metodologia melhor do que a outra, tudo é uma questão de adaptação.

Entenda um pouco mais sobre cada uma delas adiante.

ANÁLISE TÉCNICA

A análise técnica tem como base a afirmação de que fatores passados do mercado influenciam o presente e o futuro. Então, o analista técnico vai olhar para o gráfico e buscar padrões, e vai acreditar que esses padrões vão se repetir no futuro e a partir disso, tomará a sua decisão.

ANÁLISE DE FLUXO

Esse tipo de análise é um pouco diferente, pois o analista de fluxo de ordem faz uso de três grandes ferramentas:

  • book de ofertas: reúne todas as ofertas de mercado;
  • times and trades: são os negócios que estão acontecendo no mercado naquele momento;
  • volume sob o preço: é o volume de negócios em cada nível de preço.

A análise do fluxo de ordem é exatamente o que o nome diz, ou seja, é olhar o fluxo do que está acontecendo nesse momento em relação a interação dos participantes do mercado e tomar uma decisão em cima dessa interação.

3. PROCURE UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO

Aperfeiçoar seus conhecimentos é fundamental, pois, como já foi dito, o mercado muda constantemente. O mercado de hoje é diferente do que foi há um ano e será muito mais dinâmico daqui a algum tempo.

Por este motivo, você precisa sempre buscar por novas capacitações e oportunidades de estudo para ver o que está mais adaptado atualmente.

Outro ponto importante é que atuar no mercado requer muita persistência. Para ser um trader de boa performance demora entre 2 a 3 anos.

Até chegar o momento de ganhar dinheiro no mercado, o trader vai aprender muito, tanto a nível técnico, ou seja, aprender sobre informação, quanto a nível de comportamento — o que é chamado de mindset, que é saber como controlar a ansiedade, agir na hora certa e correr riscos.

4. DESENVOLVA TÉCNICAS MENTAIS

A pressão profissional ocasionada pela busca de resultados melhores faz com que o trader desenvolva ansiedade e estresse. Os sintomas típicos desses males incluem cansaço frequente, irritabilidade, taquicardia e falta de ar.

Embora seja necessário procurar ajuda médica ao persistir qualquer um desses sintomas, existem algumas técnicas para aliviar a pressão psicológica e diminuir o estresse e a ansiedade. Separamos as principais.

CONTROLE A SUA RESPIRAÇÃO

Saber como controlar a sua respiração pode acalmar a sua mente e, consequentemente, diminuir o estresse e a ansiedade. Em momentos de pressão, respire fundo, pois, dessa forma, você passará uma mensagem para o seu cérebro de que está calmo.

OCUPE SUA MENTE

Para que os pensamentos negativos e de preocupação não distraiam a sua mente, é preciso mantê-la ocupada.

Foque nas suas estratégias para melhorar os seus resultados e não se estresse com desempenhos fora do esperado.

APRENDA A RELAXAR

O relaxamento é um método poderoso no controle da ansiedade e na diminuição do estresse. Essa técnica ajuda a relaxar progressivamente os músculos, libertando-o da tensão muscular e reduzindo as suas preocupações.

Ao relaxar, a sua mente foca na sensação de bem-estar, abandonando, automaticamente, os pensamentos negativos.

5. MANTENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS

Ter uma boa alimentação é um dos principais hábitos saudáveis que vai ajudar a melhorar a performance do trader.

Crie uma rotina para se alimentar. Não dispense o café da manhã, pois ele é responsável por repor as energias que foram gastas enquanto você dormia. Além disso, é de suma importância que você dê preferência para frutas e verduras, reduzindo o consumo de alimentos gordurosos que causam má disposição.

Praticar atividades físicas regularmente ajuda a aumentar a disposição e aumentar a produtividade, evitando desconfortos durante a sua rotina de trabalho.

6. FAÇA UM PLANO DE TRADE

O planejamento é fundamental para definir quais estratégia serão utilizadas para alcançar seus objetivos. Além do mais, por meio dele será possível evitar erros que já foram cometidos e controlar emoções intensas que possam surgir em momentos de tensão.

Portanto, um trader profissional — que realmente deseja viver de renda — deve adotar o planejamento para alcançar o sucesso e alavancar seus ganhos.

Para elaborá-lo, leve em consideração as seguintes regras:

  • considere os aspectos pessoais;
  • tenha uma boa preparação mental;
  • teste seu sistema;
  • gerencie os riscos e objetivos;
  • defina suas regras de saída e entrada;
  • faça uma autoavaliação.

Para que o seu plano seja eficiente, ele precisa ser constantemente reavaliado, a fim de verificar se existem erros que estão impedindo a otimização dos seus resultados.

Melhorar a performance de traders é uma tarefa que exige muita dedicação, pois o mercado financeiro é complexo e você pode deixar de melhorar a sua rentabilidade por não conhecer a fundo o seu tipo de investimento. Portanto, estude muito, livre-se do comodismo e tenha a flexibilidade necessária para melhor se adaptar ao mercado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: