Crise é oportunidade


“No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.”
Dante Alighieri

O que é importante quando nos deparamos com uma crise?

Uma crise é o momento ideal para utilizar estratégias, o que significa saber exatamente onde se quer chegar, para construir uma oportunidade.

A primeira ação é organizar a casa; para isso, a maior competência é a pró-atividade aliada ao planejamento. Muitos profissionais acham que na crise é hora de parar ou de reclamar, como coloca sabiamente Dante Alighieri na citação acima, onde neutralidade significa apatia.

Em tempos de crise, a estratégia é a empresa e seus colaboradores trabalharem com o mesmo objetivo, mantendo a visão da empresa como uma inspiração.

A eficaz utilização do tempo se traduz em fazer mais com menos otimizando os recursos; isso concretizará a eficiência, o que é bem valioso em tempos de crise. Tudo o que se deseja é economizar e gerar mais negócios e resultados; independente do setor, esse é um comportamento profissional que leva ao sucesso.

Planejamento é uma atitude que faz a diferença: agir no presente conectado a visão de futuro é uma prática que garante a identificação e utilização das oportunidades, que estarão disponíveis para um profissional que enxerga além da crise.

Para que um profissional descubra as oportunidades, é importante ter tempo para analisar o mercado, a concorrência e o cliente (interno e externo), sem entrar no automatismo da rotina ou do medo de manter o que se tem na crise.

Uma crise sempre movimenta e o profissional poderá escolher qual movimento desenvolverá, de temor ou de inovação. Inovar é utilizar a criatividade para gerar melhores resultados e o temor, bem, ele gera apatia.

Acredito que você, como profissional, queira inovar, produzindo melhores números e eficiência, criando negócios e satisfazendo o cliente e a si mesmo.

Ouvir com mais atenção é um comportamento útil. Identificar o que é valor para o cliente interno/externo pode acontecer de várias formas, como uma solução customizada, onde ele tenha um cartão exclusivo ou uma agilidade no processo diante da aquisição de seu automóvel, taxas competitivas ou a segurança de saber que há uma empresa comprometida realizando o seu sonho, um crédito imobiliário.

Todas essas experiências têm uma valor importante para o cliente e cabe ao profissional identificá-las e gerar um relacionamento sustentável ao atender esse valor. Relacionamentos sustentáveis nos momentos de crise geram boas alianças e espaços para novos negócios.

Para que tudo isso aconteça é essencial que tenhamos a identificação do que é valor para o nosso cliente interno, assim, construímos uma percepção de equipe integrada e comprometida, um diferencial que pode ser percebido pelo cliente externo.
Inovar é comunicar com clareza que toda a equipe tem consciência do que é valor para o cliente externo e age com congruência e sinergia.

Existe no mercado um conceito muito interessante: “inovação de valor”, onde a proposta é exercitar a mente para encontrar as oportunidades em mercados desocupados dentro do segmento.

Este conceito é utilizado no livro Oceano Azul, que propõe sair do oceano vermelho, onde as empresas e os profissionais mantêm o foco nos mesmos serviços, nas mesmas soluções, no mesmo padrão de atendimento e de comunicação. A proposta é identificar o que seria o seu oceano azul, um espaço pouco explorado, sedento de novas práticas, novas soluções e estratégias.

A crise é uma bela oportunidade para destacar valores e agregá-los a carreira, ao negócio, mostrando-os aos clientes e aos acionistas, construindo assim um fator que legitima o sucesso em tempos de crise.

Teste!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
Marcia Resende

Marcia Resende

Márcia Dolores Resende é uma profissional que desenvolve Talentos em diversos segmentos, sempre realizando a conexão entre Propósito e Objetivos. Atua como Conselheira, Consultora, Coach e Mediadora de Conflitos. Sócia Diretora do Instituto de Thalentos, onde criou métodos de Coaching Eficaz com PNL, Engenharia da Felicidade e os 3 Cs para Cultura Corporativa . Todo os seus métodos são pautados na simplicidade, aplicabilidade e mensuração de resultados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s