Meditação. Não existe concentração (jhana) sem sabedoria (pañña), Nibbana


Não existe concentração (jhana) sem sabedoria (pañña),
não existe sabedoria sem concentração.
Natthi jhanam apaññasa, pañña natthi ajjhayato,

Aquele que tem ambos, concentração e sabedoria,
está mais próximo de Nibbana.- Dhp 372
Yamhi jhanam ca pañña ca sa ve nibbanasantike.

 


O Buda disse: “Bhikkhus, há esses dois tipos de enfermidade. Quais duas? Enfermidade do corpo e enfermidade da mente. Podem ser encontradas pessoas que afirmam desfrutar de saúde do corpo durante um, dois, três, quatro, ou cinco anos; por dez, vinte, trinta, quarenta, ou cinquenta anos; e até mesmo por cem anos ou mais. Mas exceto aqueles que destruíram as impurezas, é difícil encontrar pessoas no mundo que podem afirmar desfrutar de saúde na mente, mesmo que seja apenas por um momento.”

Os ensinamentos do Buda, e em particular o método de meditação ensinado por ele, tem como objetivo produzir um estado de saúde mental perfeita, equilíbrio e tranqüilidade. A palavra meditação é na verdade um pobre substituto para o termo original em Pali – bhavana, que significa ‘cultura’ ou ‘desenvolvimento’ isto é, cultura mental ou desenvolvimento mental. A meditação Budista ou bhavana, representa o desenvolvimento mental no sentido mais amplo da palavra. Seu objetivo é purificar a mente das impurezas e perturbações, tais como os desejos sensuais, raiva, má vontade, indolência, preocupações, inquietações e dúvidas, e cultivar qualidades como a concentração, atenção, inteligência, energia, a faculdade de análise, confiança, alegria, tranqüilidade e finalmente conduzir ao alcance da sabedoria máxima que é ver e compreender a natureza das coisas tal como elas na verdade são e realizar a verdade última, Nibbana.

(Walpola Rahula – What the Buddha Taught, 1974)


Livros

Livros grátis em todos formatos digitais (ePub, MOBI AZW3, PDF):

Textos Adicionais 

  • Por que devo meditar? Provavelmente uma pergunta feita com freqüência e cuja resposta pode ser surpreendentemente simples.
  • O Caminho para a Bem-aventurança e Sabedoria, por Ajaan BrahmavamsoEntrevista para o jornal The Bangkok Post sobre porque e como praticar a meditação.
  • O Potencial das Sensações Prazerosas, por Bhikkhu Analayo. O cultivo de sensações prazerosas na prática de Anapanasati.
  • As Tendências Subjacentes, por Bhikkhu Analayo. O que significam as tendências subjacentes ou obsessões, qual a sua importância e como neutralizá-las.
  • O que é o Vazio (suññata)?, por Ajaan Suchart Abhijato. Nibbana é o vazio da mente.
  • O Caminho para a Paz, por Ajaan Chah. Sila, samadhi e pañña devem ser desenvolvidos em conjunto.
  • Como Praticar a Contemplação do Corpo , por Ajaan Martin Piyadhammo. Ensinamento detalhado sobre como praticar a contemplação do corpo.
  • Contemple o Corpo, Liberte a Mente , por Ajaan Suwat Suvaco. Um ensinamento desafiador para abrir mão do apego ao corpo.
  • Meditação Andando na Tradição das Florestas da Tailândiapor Ajaan Nyanadhammo. Como, quando, onde e porquê praticar a meditação andando.
  • Meditação Andando, seus benefíciospor U Silananda. A postura mais comum para a meditação da atenção plena é sentado com as pernas cruzadas, mas como o corpo humano não é capaz de tolerar essa posição por muitas horas, nós alternamos períodos de meditação sentada com períodos de meditação andando. Visto que a meditação andando é muito importante, neste guia o Venerável U Silananda discute a sua natureza, sua importância e os benefícios derivados da sua prática.
  • Conselhos Práticos para Meditação, por Bhikkhu Khantipalo. Este texto introdutório traz uma série de sugestões e recomendações para a prática de meditação em casa, na vida diária e em retiro. Também aborda o desenvolvimento dos estados ou ‘moradas’ divinas (brahma-vihara) e as perfeições (parami), bem como algumas das possíveis armadilhas da prática meditativa. O texto irá ajudar muito as muitas pessoas que possuem um grande interesse na prática de meditação mas que estão distantes das fontes onde se encontram as tradições vivas.
  • Meditação de Metta (Amor bondade), por Bhante Gunaratana. A atenção plena é um dos fatores mais importantes em todo o conjunto dos ensinamentos do Buda. Ao equiparar a prática de metta à atenção plena podemos entender a importância dessa prática dentro do conjunto dos ensinamentos do Buda.
  • Satipatthana Vipassana – Insight Através da Atenção Plenapor Mahasi SayadawUm livro que descreve a introdução aos princípios básicos da prática da meditação de insight (Vipassana), da forma como ensinado pela escola Birmanesa do Mestre Mahasi Sayadaw.
  • Atenção Plena nas Sensações, por Bhante Gunaratana. Um quarto dos ensinamentos do Buda tem por base a sensação, que é a primeira verdade do que ele ensinou ao longo de quarenta e cinco anos. Uma pessoa comum e uma pessoa iluminada se diferenciam pela forma como cada uma responde às sensações.
  • Atenção plena nas sensações e emoções , por Ayya Khema. Mais conhecida por “varredura”, essa meditação traz como benefício a purificação das emoções negativas, tornando os pensamentos mais compreensíveis, e com isso a mente se tranquiliza e a meditação se torna menos árida e mais atrativa.
  • Dois Estilos de Meditação Vipassana, por Bhikkhu Boddhi. Na atualidade a meditação de insight (Vipassana) tem se popularizado no mundo todo. O que se observa é que existem duas abordagens: uma que coloca a meditação de insight num contexto secular e a outra que a coloca como parte integrante de todo o caminho Budista.
  • Introdução ao Majjhima Nikayapor Bhikkhu Boddhi. Os ensinamentos sobre meditação encontrados no Majjhima Nikaya.
  • Na Presença de Nibbanapor Ajaan Brahmavamso. Estamos na presença de nibbana no sentido que nos dedicamos à prática que conduz a nibbana. Às vezes é difícil perceber o quão perto podemos estar. Não nos damos conta que tudo que temos que fazer é virar a nossa cabeça, fazer apenas uma ligeira mudança na nossa maneira de ver as coisas, abrir-nos para a mesma verdade que o Buda viu.
  • Neste Mundo, o Ódio nunca, até agora, dissipou o Ódiopor Sarah Doering. Os efeitos danosos das emoções negativas, dentre as quais se destacam a raiva e o ódio, e como superá-las. Qual o método para viver sem raiva e em paz? O papel de metta e da atenção plena
  • O Dhamma como Kamma Habilidoso, por Ajaan Sucitto. Os vários tipos de kamma e como o Dhamma deve ser empregado para dar um fim ao kamma.
  • Os Pensamentos Nunca Param? por Bhante Gunaratana. O nobre silêncio é o estado da mente em que não há pensamentos. A mente fica completamente em silêncio. Os pensamentos só podem ser silenciados se treinarmos a nossa mente através da prática correta da meditação.
  • Perguntas e Respostaspor Ajaan Dtun. A prática da contemplação do corpo e da morte na tradição das florestas da Tailândia.
  • Purificação da Mentepor Bhikkhu Boddhi. O que significa “purificar” a mente e como ela é alcançada?
  • Qual é a atitude correta na Meditação? por Sayadaw U Tejaniya. A coisa mais importante ao meditar é ter a atitude correta.
  • Ser Ninguém, por Ajaan Sumedho. Estarmos plenamente atentos, de levar a atenção plena para as coisas rotineiras e experiências da vida.
  • Vipassana Prático, por Bhante GunaratanaO que na verdade significa ‘estar com a atenção plena todo o tempo’? Significa apenas aplicar a total atenção naquilo que estivermos fazendo ou na verdade a atenção deve estar combinada com outras qualidades que contribuam para a eliminação dos irritantes psíquicos?

Os ensinamentos dos suttas: 


Notas: 

Veja também os guias de estudo sobre Sati (Atenção Plena) e Os Cinco Obstáculos (Nivarana) e os Jhanas.

Veja também A Meditação e a Ciência. Artigos e notícias sobre estudos cientifícos dos efeitos da meditação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s