Rotina Matinal: Faça esse Ritual de 23 Minutos por 21 Dias e Perceba a Diferença


Photo by Jannis Brandt on Unsplash

Como um ritual de 23 minutos pode ajudar a ter um dia produtivo na maior parte das vezes?

Se você já leu o livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, deve ter se deparado com essa rotina matinal. Se não, vou te contar como tenho aplicado e as diferenças que isso fez no meu dia.

Shawn Achor, pesquisador da felicidade e autor do livro, criou um ritual matutino que promete aumentar a sua produtividade em 31%. Segundo o Shawn, um cérebro mais positivo lhe dá algumas vantagens no trabalho. E esse estado mental pode ser criado com uma rotina de 23 minutos toda manhã.

O autor pede para que você faça essa rotina por 21 dias seguidos e perceba a diferença. Veja o que você precisa fazer nesses 23 minutos:

1. Escreva 3 motivos pelo qual sente gratidão

Tempo: 2 minutos

Livro do Sucesso já te ajuda nisso, afinal você fará esse exercício diariamente com este livro. Ao escrever os motivos pelo qual sente gratidão, você fixa a positividade no seu cérebro.

2. Escreva uma experiência positiva que aconteceu no dia anterior

Tempo: 2 minutos

Escreva algo de positivo que aconteceu nas últimas 24 horas. Crie uma lista dos detalhes dessa experiência, por exemplo:

  • Ontem eu encontrei um amigo que não via há anos
  • Soube que ele está casado e com 2 filhos
  • Eu me senti muito feliz em revê-lo
  • Pensei em enviar uma mensagem para outras pessoas que não vejo há um tempo

Viu como é fácil? Segundo Shawn Achor, o cérebro não consegue distinguir entre imaginar uma experiência e realmente viver ela.

Isso quer dizer que quando você relembra uma experiência positiva, o cérebro entende como se estivesse realmente vivendo ela.

Na essência, você está dobrando a positividade na sua mente.

De fato, a pesquisa mostra que pessoas com dores ou doenças crônicas que praticam esse exercício por 6 semanas seguidas, reduziram em 50% a dependência de analgésicos.

3. Faça exercícios físicos

Tempo: 15 minutos

Mesmo que você não acorde em um “super-pique” para fazer exercícios, práticas como dançar, passear com o cachorro ou qualquer atividade cardiorrespiratória vai ajudar a remodelar o seu cérebro para o pensamento de “meu comportamento importa”, além de diminuir o nível de cortisol no seu corpo.

4. Meditação

Tempo: 2 minutos

Preste atenção na sua respiração indo e voltando por 2 minutos. Isso ajuda o seu cérebro a focar em uma única coisa e a ficar presente no momento atual. Esse simples exercício foi um sucesso no Google, aumentando o nível de eficácia, felicidade e reduzindo o nível de estresse das equipes.

5. Expresse seu carinho por e-mail ou mensagem

Tempo: 2 minutos

Esse é o principal exercício da rotina. Envie uma mensagem para alguém diferente todos os dias expressando a sua gratidão, seja por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro lugar. Segundo Achor, pessoas que fizeram esse exercício se tornaram líderes positivos com fortes conexões sociais.

Ferramenta para praticar

No Livro do Sucesso, você vai encontrar uma página lhe pedindo para realizar os 23 minutos do sucesso a cada 21 dias. Essas páginas são apenas um lembrete caso você ainda não tenha criado o hábito de fazer essa rotina todos os dias.

Garanta o seu nesse link.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s