Quer reduzir o estresse? Diversifique-o


Photo by Aarón Blanco Tejedor on Unsplash

O Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. E segundo a pesquisa do International Stress Management Association, o maior motivo para isso é o trabalho (69%).

Logo, acho justo falarmos de estresse e como tentar amenizá-lo. Contei por aqui algumas vezes sobre meu caso de burnout e como fiquei centenas de dias sem celular, por exemplo. Hoje, tenho outras maneiras de lidar com o estresse que ao longo do tempo, só aumenta.

Em meu caso particular, lidar com 3 empresas envolvendo dezenas de pessoas, sem financiamento, no bootstrap mesmo e sem experiência com nada disso vem sendo muito desafiador.

As coisas acumulam, todo dia é um problema novo e improvável batendo à porta. Quando você acha que eliminou todos os problemas, oh-oh…nova encomenda.

Mas talvez, aí esteja o segredo.

Diversifique o estresse

Perder um cliente, um amigo, um encontro, uma oportunidade. Tudo isso pode levar seu estresse nas alturas, como se o trabalho em si só não bastasse.

Porém, um dos meus segredos vem sendo diversificar ao máximo todas as oportunidades para evitar o estresse. E tem funcionado.

Você não vai ligar de perder um “amigo” se tiver vários, por exemplo. Também não vai se importar de perder um freela se tiver outra centena de propostas.

Diversificar e colocar os ovos em cestas separadas faz com que você não dependa 100% de uma única oportunidade.

Isso vale para o trabalho. Eu acredito que o futuro do trabalho não está em permanecer em um único emprego por dezenas de anos. Com a dinâmica do mundo atual, você pode criar uma carteira de empregadores e parceiros e agregar valor com tempo parcial.

Esqueça seu crachá e sua rotina de 9 às 17h. No futuro, ou melhor dizendo, hoje, você pode auxiliar uma porção de empresas de forma simultânea ao redor do mundo. E isso significa não depender de tolerar o que não faz sentido para você e vai contra seus princípios.

Por consequência, significa não ter de tolerar mais estresse.

A mensagem aqui como sempre é rápida, mas podemos nos estender por horas falando sobre as oportunidades do futuro do trabalho e do porquê você não precisa tolerar culturas corporativas tóxicas. Mas, papo pra outra hora.

O que quero passar hoje é que se estiver sentindo estresse, busque diversificar. Perder um cliente não vai significar a mesma quantidade de estresse se você possuir 80.

Uma das maneiras de evitar o estresse é eliminá-lo. E a diversificação funciona na grande maioria das áreas da nossa vida a fim de reduzir essa sombra que sempre nos espreita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s