cartões UFS da Samsung


Por 
3 anos atrás

Samsung anunciou nesta quinta-feira (7) seus primeiros cartões de memória UFS (Universal Flash Storage). Eles possuem dimensões parecidas com os microSD, mas são absurdamente mais rápidos: com taxas de leitura de até 530 MB/s, não perdem nada dos SSDs com interface SATA que estão dentro dos computadores.

Para fins de comparação, os microSD com padrão UHS–1 normalmente conseguem chegar a apenas 95 MB/s de leitura. Mas a maior vantagem do UFS pode ser a quantidade de operações de entrada e saída por segundo (IOPS): enquanto o UFS atinge até 40.000 IOPS em leitura aleatória, um bom microSD não costuma passar de 1.800 IOPS (e os HDs magnéticos de 7.200 RPM, coitados, ficam na casa dos 100 IOPS).

ufs-samsung-256gb

A ideia da Samsung é que esses novos cartões UFS sejam utilizados em dispositivos que fotografem e filmem em alta resolução, como câmeras de realidade virtual em 3D, drones e DSLRs. Com 170 MB/s de velocidade de escrita sequencial, um vídeo em Full HD de 5 GB demoraria apenas 30 segundos para ser gravado no cartão de memória. São 35.000 IOPS de escrita aleatória, contra apenas 100 dos microSD comuns.

Os cartões UFS permitem a leitura e escrita simultânea de dados, o que também dobra a capacidade de banda — e evita aquelas travadas irritantes no gerenciador de arquivos quando você estiver fazendo alguma operação na memória. Essa tecnologia também foi utilizada na memória interna dos smartphones e responsável por boa parte do avanço no desempenho dos Galaxy S6 em relação ao Galaxy S5.

samsung-ufs

O UFS é um padrão de mercado; os desenhos dos cartões foram patenteados pela Samsung, mas serão licenciados para permitir que outras fabricantes desenvolvam produtos compatíveis sem pagamento de royalties. Claro, nenhum smartphone à venda atualmente suporta o novo padrão — mas não seria nenhuma surpresa se um slot UFS viesse num futuro Galaxy Note 7 ou Galaxy S8.

Os novos cartões UFS da Samsung estarão disponíveis em capacidades de 32, 64, 128 e 256 GB. Os preços ainda não foram divulgados. Obviamente, não dá para esperar nenhuma pechincha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s