QUAIS SÃO OS INGREDIENTES DA FELICIDADE?


Eis uma das questões fundamentais da vida.

O fator determinantemente crucial para a felicidade é o nosso estado de vida interior.

Aqueles que possuem uma condição existencial interior ampla são felizes. Eles vivem seus dias com um espírito aberto e confiante.

As pessoas com um estado de vida sólido são felizes. Não são vencidas pelo sofrimento e conseguem apreciar tranquilamente a vida, conforme ela vai se desenrolando.

Aquelas que possuem um estado de vida profundo são felizes. Glorificando o arraigado significado da vida, conseguem produzir um histórico de valor significativo e duradouro.

As pessoas dotadas de um estado de vida puro são felizes. Elas estão sempre espalhando revigorante alegria aos que estão à sua volta.

PROGREDIR NA FÉ

Existe um número incontável de indivíduos agraciados pela riqueza, posição social e outros benefícios materiais, mas que são infelizes. E essas circunstâncias externas são mutáveis e inconstantes; ninguém sabe quanto tempo elas vão durar.

Quando, porém, estabelecemos um estado interior inabalável de felicidade, ninguém consegue destruí-lo. Nada pode violá-lo. Edificar esse grandioso estado de vida é o propósito da prática budista. O importante é jamais se afastar do Gohonzon, nunca parar de progredir na fé.

No curso da vida, estamos fadados a enfrentar todos os tipos de adversidades. Algumas vezes, nos vemos sem alternativas. É por essa razão que precisamos fortalecer a fé e recitar daimoku com seriedade. Por mais difícil que possa ser, quando galgamos a escarpada montanha do destino, um novo horizonte se abrirá amplamente diante de nós. A prática budista é uma repetição desse processo. Assim, atingiremos um estado de felicidade absoluta que jamais será destruído.

Desenvolvamos uma fé profunda e firmemente enraizada. Assim como uma muda que possui raízes fortes e recebe sol e água suficientes, cresce, tornando-se uma árvore alta e robusta, mesmo sendo fustigada por intempéries. O mesmo ocorre com a nossa prática budista e a nossa vida. Espero que todos vocês sejam pessoas corajosas, que propagam com alegria a grandiosa luz da felicidade por todo esse conturbado mundo, e que sua vida seja prova individual da genuína magnificência do Budismo de Nichiren Daishonin.

Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.317, 26 mar. 2016, p. C4

TAGS:ARTIGOS
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s