Conheça 5 formas saudáveis de preparar a berinjela


Confira algumas dicas para não errar no preparo da berinjela, preservando suas propriedades e afastando de vez o colesterol alto.

Os benefícios de todo alimento só são garantidos se houver cuidado na compra e no preparo. Por isso, com a berinjela e com qualquer outro legume também é preciso esse tipo de atenção. Confira algumas dicas para não errar no preparo desse alimento, preservando suas propriedades e afastando de vez o colesterol alto!

PUBLICIDADE

 

berinjela-rodelas-limao-folhas-verdes

FOTO: Shutterstock

 

Faça a berinjela sem erro!

Grelhada: frigideiras antiaderentes ou com grelhas são utensílios básicos para se ter em casa, pois elas dispensam o uso de óleo (quando necessário, um fio de azeite basta). Para grelhar, fatie finamente a berinjela e doure dos dois lados. Sugestões: ótima para ser acrescentada em saladas e carnes, ou ser consumida sozinha, apenas com o tempero de sua preferência.

Cozida: “Quando cozido no vapor, os nutrientes do legume são totalmente aproveitados, pois não se diluem na água e nem se perdem”, diz a nutricionista Bruna Joaquim Carneiro. Essa é, então, uma das melhores formas de se consumir a berinjela. Ter uma panela a vapor em casa é um ótimo investimento para a saúde: legumes como o brócolis e a abobrinha, por exemplo, ficam mais verdinhos e preservam melhor a textura. Sugestões de pratos: ratatouille, sopa.

 

pote-branco-berinjela-conserva-pimentao-torradas

FOTO: Gisele Tesser/Colaboradora

 

Em conserva: muito sabor é o que você ganha mantendo a berinjela em potes de vidro com temperos como pimenta ou alho, banhada em vinagre ou azeite. Guardando na geladeira, pode durar até uma semana. Sugestões: sirva com torradas integrais.

Assada: por dispensar o uso de óleo, também é um modo vantajoso de preparo – mantém as baixas calorias da berinjela e preserva muitos dos nutrientes. Pode ser combinada com diversos ingredientes que ficam saborosíssimos ao forno, como queijo mussarela light, proteína de soja, carne moída, tomate e outros legumes. Em fatias, serve para montar uma lasanha substituindo a massa tradicional, ou pode ser intercalada com esta. Sugestões de pratos: berinjela recheada, lasanha, antepasto.

 

berinjela-rodelas-temperada-ervas-folhas-verdes

FOTO: Shutterstock

 

Pasta: para preparar pasta de berinjela, basta assá-la até ficar bem macia e bater a polpa no liquidificador com temperos a gosto. Também é uma forma de preparo saudável e pode ser consumida sem medo. Na hora de temperar, procure utilizar opções naturais, como alho, salsinha, pimenta-do-reino, cebola e outras ervas a gosto. O ideal é usar pouco sal. Sugestões de pratos: babaganouche é um prato típico da cozinha árabe e costuma ser consumido com pão sírio.

 

Consultoria Bruna Joaquim Carneiro, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM:

Anúncios

Um comentário em “Conheça 5 formas saudáveis de preparar a berinjela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: