Pequenas conquistas, grandes vitórias


O segredo para ser vitorioso é vencer um dia de cada vez

Quando o ano começa, nosso coração se enche de esperança e neste momento prometemos a nós mesmos que vamos tirar da gaveta aquele grande sonho. Porém, os dias passam, voltamos à rotina e aos compromissos. Pouco a pouco, as preocupações, a correria e o tempo que passa rápido demais começam a desbotar os sonhos. E sem conseguir torná-los realidade, bate aquele desânimo e nos vemos muito distantes de conquistá-los.

Isso acontece porque costumamos dar valor somente as grandes vitórias e nos esquecemos de comemorar as pequenas conquistas que ultrapassamos no caminho rumo aos nossos sonhos. Vitórias não são apenas aquelas em que você ganhar uma medalha de ouro, uma promoção no trabalho, ou ganhar na loteria. Vitórias também são vencer a preguiça e o desespero e conseguir viver um dia-a-dia produtivo e alegre. Se você acordar de manhã triste, cabisbaixo e com dor de cabeça, e conseguir terminar o dia alegre, sorridente e vibrante, isso já é uma vitória.

São essas pequenas vitórias do nosso dia-a-dia que fazem com que alcancemos as grandes vitórias, ou que nos estimula a seguir em frente para conseguir conquistar uma vitória maior.

No poema Brasil, Seja Monarca do Mundo! enviado a nós pelo líder da SGI, Daisaku Ikeda, consta: “Não faz mal que seja pouco, / o que importa é que o avanço de hoje / seja maior que o de ontem. / Que nossos passos de amanhã / sejam mais largos que os de hoje”.

A grande vitória é o resultado de constantes e dedicados esforços, ou seja, a soma, o acúmulo de pequenas vitórias. Antes de objetivar vencer, determine jamais perder. O esforço e o desafio constantes são pequenas vitórias que certamente resultam numa grande vitória. O presidente Ikeda nos incentiva dizendo: “Uma forte determinação é a causa para um grande crescimento. Ter essa determinação é como plantar uma semente. Enquanto ainda é semente, ela é invisível aos outros. Mas, na época apropriada, ela brotará, fincará raízes e nascerão muitos galhos e folhas até se tornar uma grande árvore. A ‘semente’ de uma determinação realmente profunda produzirá uma ‘grande árvore’ que será admirada por muitos séculos pelas pessoas. Nós precisamos manifestar essa determinação agora, e não em alguma ocasião no futuro. O momento presente é a época para iniciarmos nossa batalha”. Com esse espírito vamos avançar um passo a cada dia, pois as pequenas vitórias acumulam-se em retumbantes vitórias.

Fontes:


Terceira Civilização, ed. 605, jan. 2019, p. 20-28

Brasil Seikyo, ed. 1535, 11 dez. 1999, p. C4

Brasil Seikyo, ed. 1972, 24 jan. 2009, p. A8

Brasil Seikyo, ed. 1291, 1 out. 1994, p. 4

RDez, ed. 50, fev. 2006, p. 21

RDez, ed. 36, dez. 2004, p. 6

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s