9 pensamentos de Robert Waldinger sobre felicidade e solidão


No Reino Unido, uma epidemia de solidão tem despertado a atenção de autoridades, que decidiram até criar o Ministério da Solidão. Nesta quinta-feira (17), às 23h30, o Sem Fronteiras debate o assunto e conversa com o psiquiatra e psicanalista Robert Waldinger, pesquisador de Harvard, que revela as descobertas do mais longo estudo já feito sobre felicidade.

GloboNews
Created By GloboNews
On 17 de jan de 2019
1

Bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis

“Pessoas que estão mais conectadas socialmente com a família, os amigos e a comunidade são mais felizes, mais saudáveis e vivem mais do que pessoas que têm poucas conexões."Marco Serra Lima – G1

“Pessoas que estão mais conectadas socialmente com a família, os amigos e a comunidade são mais felizes, mais saudáveis e vivem mais do que pessoas que têm poucas conexões.”

2

Dedique-se aos relacionamentos

"Para cuidar de um relacionamento é preciso devotar tempo e energia. Não é fácil, mas vale a pena. Não tem que ser com um parceiro romântico, pode ser com amigos. Pode ser fazendo questão de ver seus irmãos e não perder o contato com eles. Há muitas coisas que podemos fazer." “Há um grande ditado que é atribuído ao Dalai Lama. Ele disse que a pessoa sábia e egoísta cuida de outras pessoas. Então, a ideia é que se você sabe o que é bom para você, cuidará de outras pessoas, fará conexões com outras, porque isso volta para você. Volta para te beneficiar. Muitas pesquisas mostram que esse é o caso e, claro, é a sabedoria que tem milhares de anos, mas agora também temos alguns estudos de pesquisa que dizem a mesma coisa."

“Para cuidar de um relacionamento é preciso devotar tempo e energia. Não é fácil, mas vale a pena. Não tem que ser com um parceiro romântico, pode ser com amigos. Pode ser fazendo questão de ver seus irmãos e não perder o contato com eles. Há muitas coisas que podemos fazer.” “Há um grande ditado que é atribuído ao Dalai Lama. Ele disse que a pessoa sábia e egoísta cuida de outras pessoas. Então, a ideia é que se você sabe o que é bom para você, cuidará de outras pessoas, fará conexões com outras, porque isso volta para você. Volta para te beneficiar. Muitas pesquisas mostram que esse é o caso e, claro, é a sabedoria que tem milhares de anos, mas agora também temos alguns estudos de pesquisa que dizem a mesma coisa.”

3

A experiência de solidão é tóxica

"Pessoas que são mais isoladas do que elas gostariam descobrem que são menos felizes, a saúde decai precocemente na meia idade, o cérebro se deteriora mais cedo e elas vivem vidas mais curtas do que aqueles que não são solitários." Marco Serra Lima – G1

“Pessoas que são mais isoladas do que elas gostariam descobrem que são menos felizes, a saúde decai precocemente na meia idade, o cérebro se deteriora mais cedo e elas vivem vidas mais curtas do que aqueles que não são solitários.”

4

Qualidade importa mais que quantidade

"Sabemos que você pode sentir-se só numa multidão e pode sentir-se solitário num casamento. Então, não é apenas o número de amigos que você tem, não é se você está ou não em um relacionamento sério, mas sim a qualidade dos seus relacionamentos mais próximos que importa."Marco Serra Lima – G1

“Sabemos que você pode sentir-se só numa multidão e pode sentir-se solitário num casamento. Então, não é apenas o número de amigos que você tem, não é se você está ou não em um relacionamento sério, mas sim a qualidade dos seus relacionamentos mais próximos que importa.”

5

Confiar em outra pessoa é essencial

"Estar em um relacionamento íntimo e estável com outra pessoa aos 80 anos é algo protetor. Quem está em um relacionamento no qual sente que pode contar com outra pessoa em caso de necessidade tem sua memória preservada por mais tempo." Marco Serra Lima – G1

“Estar em um relacionamento íntimo e estável com outra pessoa aos 80 anos é algo protetor. Quem está em um relacionamento no qual sente que pode contar com outra pessoa em caso de necessidade tem sua memória preservada por mais tempo.”

6

O trabalho pode ser mais do que sua fonte de renda

"Em nosso estudo, as pessoas de 75 anos que eram as mais felizes após aposentadas foram as que batalharam para substituir colegas de trabalho por companheiros." 

“Em nosso estudo, as pessoas de 75 anos que eram as mais felizes após aposentadas foram as que batalharam para substituir colegas de trabalho por companheiros.”

7

Relacionamentos diminuem o estresse

"Uma hipótese é que os relacionamentos nos ajudam a gerenciar o estresse, a lidar com emoções difíceis e ajuda nossos corpos se acalmarem. Sabemos por bons estudos que se você está prestes a fazer algo estressante, talvez se estiver prestes a ouvir alguns resultados difíceis ou a fazer um procedimento médico difícil no consultório médico, se tem alguém com você que é um amigo ou alguém próximo, sua fisiologia fica menos reativa, você fica menos estressado do que se estivesse sozinho." 

“Uma hipótese é que os relacionamentos nos ajudam a gerenciar o estresse, a lidar com emoções difíceis e ajuda nossos corpos se acalmarem. Sabemos por bons estudos que se você está prestes a fazer algo estressante, talvez se estiver prestes a ouvir alguns resultados difíceis ou a fazer um procedimento médico difícil no consultório médico, se tem alguém com você que é um amigo ou alguém próximo, sua fisiologia fica menos reativa, você fica menos estressado do que se estivesse sozinho.”

8

Muitas telas consomem muito tempo

"Sabemos agora que muitas pessoas, principalmente as mais jovens, não estão apenas na tela a maior parte do tempo, mas em várias telas. Elas podem estar em seus telefones, podem ter um tablet e um laptop abertos ou podem estar jogando um videogame. Eles estão prestando atenção parcial contínua a várias coisas e não estão investindo em relacionamentos em tempo real."

“Sabemos agora que muitas pessoas, principalmente as mais jovens, não estão apenas na tela a maior parte do tempo, mas em várias telas. Elas podem estar em seus telefones, podem ter um tablet e um laptop abertos ou podem estar jogando um videogame. Eles estão prestando atenção parcial contínua a várias coisas e não estão investindo em relacionamentos em tempo real.”

9

Real > virtual

‘Acredito completamente, pela minha pesquisa e na minha experiência pessoal, que estar na mesma sala com alguém é uma experiência diferente emocional, psicológica e fisicamente, do que estar em uma tela, ou uma sala de chat, ou no skype ou zoom."Marco Serra Lima – G1

‘Acredito completamente, pela minha pesquisa e na minha experiência pessoal, que estar na mesma sala com alguém é uma experiência diferente emocional, psicológica e fisicamente, do que estar em uma tela, ou uma sala de chat, ou no skype ou zoom.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s