12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas12 pontos sobre como fazer nossas orações serem respondidas


A prática budista na SGI começa com um forte desejo de transformar a realidade. A “oração” – seu desejo interno ardente e mais sincero – é a lenha que deve impulsionar a recitação do Nam-myoho-renge-kyo. A recitação é uma alavanca que quando utilizada tendo o Gohonzon como ponto de apoio transforma qualquer situação.

O presidente Ikeda afirma com total convicção: “Sim. Com certeza. O Gohonzon nos capacita a concretizar todas as nossas orações. Elas são seguramente respondidas”. O buda Nichiren Daishonin também diz: “Não obstante, mesmo que alguém errasse ao apontar para o chão, mesmo que alguém unisse os céus, que o fluxo e o refluxo da maré cessassem e que o sol nascesse no oeste, jamais aconteceria das orações do devoto do Sutra do Lótus não serem respondidas”.

Nós mesmos respondemos. A resposta é transformar todo desejo que antes gerava ansiedade e medo em iluminação: confiança, alegria, certeza de vitória. O presidente Ikeda continua: “Quem responde nossas orações? Somos nós — com fé e esforço. Ninguém mais faz isso por nós. Se nossas orações serão ou não respondidas depende de nós. […] Se e quando nossas orações serão respondidas pode ter vários significados. Mas não há nenhuma dúvida de que nossa vida começa a mudar de forma favorável a partir do momento em que começamos a orar”.

Somos livres para orar para aquilo que desejarmos. Por que a “resposta” que nunca falha é gerar valor em qualquer circunstância positiva ou negativa. A “resposta” é a conquista de um estado de vida em que tudo passa a ser motivo de alegria e fonte para aumentar ainda mais a boa sorte.

Recitar Nam-myoho-renge-kyo não é apenas repetição de som. É preciso recitar com fé sincera de que “não há oração sem resposta”. A oração funciona quando feita com foco, fervor e postura certas: “Uma atitude vaga e dispersa durante a oração é como atirar uma flecha sem mirar o alvo. Devem orar com forte e apaixonada determinação de tornar real sem falta sua oração. Aquele que pensa ‘Se eu orar, tudo ocorrerá bem’, na verdade está demonstrando apenas um desejo. Uma fervorosa oração — a oração do fundo do coração e com toda a vida — será infalivelmente comunicada ao Gohonzon”, ensina o presidente Ikeda.

A oração é o seu diálogo com a Lei. E o daimoku é a linguagem que a Lei entende e reage perfeitamente. Por isso a oração não precisa ser de lamentação, de reclamação. A oração corresponde ao momento de fusão com a Lei e deve ser realizada solenemente. Dialogar diretamente com a Lei é a grande maravilha descoberta e deixada por Nichiren Daishonin.

Nos seus escritos, Daishonin recomenda que deve-se recitar o Nam-myoho-renge-kyo até sentir alegria no coração. Ele não especifica um tempo para isso, pois depende do foco e da fé da pessoa. Quanto mais alegria se sente ao recitar, mais se recita. A oração correta é tão estimulante e empolgante que não dá vontade de parar.

A oração purifica os desejos, transforma-os em sentimentos sinceros e os converte em energia vital que impulsiona a agir em prol da conquista daquilo que deseja. O resultado de uma oração correta é sabedoria, força e coragem geradas enquanto ora.

O presidente Ikeda afirma: “Não há nada de extraordinário em relação à oração; ela se resume em simplesmente desejarmos algo de todo o coração. O mais importante é o coração. Com relação a isso, é essencial que oremos com profunda fé, respeito e amor ao Gohonzon em nosso coração”.

Um líder comentou ao presidente Ikeda sobre pessoas que estavam preocupadas pelo fato de algumas de suas orações não terem sido respondidas. Ele afirmou: “Enquanto continuarmos a recitar daimoku, no final tudo seguirá a melhor direção possível. Isso fica claro quando depois olhamos para trás. Se todas as nossas orações fossem imediatamente respondidas, acabaríamos ficando mimados e decadentes, e passaríamos a viver de forma indolente, evitando o esforço e o trabalho árduo. Nós nos tornaríamos frívolos. Qual seria, então, a questão da fé? A vida é uma sucessão de acontecimentos. Enfrentamos todos os tipos de dificuldades. Assim é a vida. É graças a essa variedade que podemos conduzir uma existência realizada e feliz”.

Mais um comentário do líder da SGI: “Se tudo pelo que orássemos se tornasse realidade instantaneamente, seria como uma mágica. Isso vai contra a razão. Não se pode ter arroz cozido simplesmente pondo a panela no fogo sem nenhum arroz dentro. O budismo é bom senso. Ele ensina o caminho correto da fé manifestando-se na vida diária. Uma fé que ignora a realidade não é fé. Isso não existe. Nossos desejos não serão concretizados se não empenharmos um verdadeiro esforço”.

Nichiren Daishonin recomenda que independentemente do que aconteça, continue recitando Nam-myoho-renge-kyo. A resposta da oração correta é a alegria profunda de estar recitando. O Gohonzon e a oração fazem brotar energia vital, sabedoria, força e coragem. No ato de recitar você sente alegria e fica no tom, no ritmo harmonioso do próprio universo.

Imagine uma situação que te incomoda, desanima e irrita. Essa reação negativa acontece porque sua fé e determinação estão focadas nessa realidade. A oração correta faz você focar na Lei máxima do universo, que possui máxima energia, sabedoria e força para reverter tudo. Recite daimoku com liberdade e alegria para tudo aquilo que você deseja criando valor mesmo em meio aos problemas e, principalmente, tendo desejos relacionados a um bem-maior que façam você e todos ao redor felizes.

Fonte:

BS, ed. 2.039, 12 jun. 2010, p. A3

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s