NOVO TRATAMENTO DO ALZHEIMER RESTAURA TOTALMENTE A FUNÇÃO DA MEMÓRIA


1638
0
Partilhar no Facebook
Tweet no Twitter

 

NOVO TRATAMENTO DO ALZHEIMER RESTAURA TOTALMENTE A FUNÇÃO DA MEMÓRIA.ESTUDO REALIZADO NA AUSTRÁLIA EM RATOS MOSTROU RESULTADOS PROMISSORES.PESQUISADORES AUSTRALIANOS CRIARAM UMA TECNOLOGIA DE ULTRA-SOM NÃO-INVASIVA QUE LIMPA O CÉREBRO DAS PLACAS AMILÓIDES NEUROTÓXICOS RESPONSÁVEIS ​​PELA PERDA DE MEMÓRIA E PELO DECLÍNIO DA FUNÇÃO COGNITIVA EM PACIENTES COM ALZHEIMER.

SE UMA PESSOA TEM A DOENÇA DE ALZHEIMER, ISSO É GERALMENTE O RESULTADO DE UMA ACUMULAÇÃO DE DOIS TIPOS DE LESÕES: PLACAS AMILÓIDES E EMARANHADOS NEUROFIBRILARES. AS PLACAS AMILÓIDES FICAM ENTRE OS NEURÔNIOS E CRIAM AGLOMERADOS DENSOS DE MOLÉCULAS DE BETA-AMILÓIDE.OS EMARANHADOS NEUROFIBRILARES SÃO ENCONTRADOS NO INTERIOR DOS NEURÓNIOS DO CÉREBRO E SÃO CAUSADOS POR PROTEÍNAS TAU DEFEITUOSAS QUE SE AGLOMERAM NUMA MASSA ESPESSA E INSOLÚVEL. ISSO FAZ COM QUE PEQUENOS FILAMENTOS CHAMADOS MICROTÚBULOS FIQUEM TORCIDOS, PERTURBANDO O TRANSPORTE DE MATERIAIS ESSENCIAIS, COMO NUTRIENTES E ORGANELAS.

NÃO TEMOS QUALQUER TIPO DE VACINA OU MEDIDA PREVENTIVA PARA A DOENÇA DE ALZHEIMER, UMA DOENÇA QUE AFETA 50 MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO. NESTE MOMENTO ACONTECE EM TODO O MUNDO, UMA CORRIDA PARA DESCOBRIR A MELHOR FORMA DE TRATÁ-LA, COMEÇANDO COM A FORMA DE LIMPAR AS PROTEÍNAS BETA-AMILÓIDE E TAU DEFEITUOSAS DO CÉREBRO DOS PACIENTES.AGORA, UMA EQUIPE DO INSTITUTO DO CÉREBRO DE QUEENSLAND, DA UNIVERSIDADE DE QUEENSLAND, DESENVOLVEU UMA SOLUÇÃO BASTANTE PROMISSORA. PUBLICADO NA SCIENCE TRANSLATIONAL MEDICINE, A EQUIPE DESCREVE A TÉCNICA COMO A UTILIZAÇÃO DE UM DETERMINADO TIPO DE ULTRA-SOM CHAMADO DE ULTRA-SOM DE FOCO TERAPÊUTICO, QUE ENVIA FEIXES DE ONDAS SONORAS PARA O TECIDO CEREBRAL DE FORMA NÃO INVASIVA.POR OSCILAREM DE FORMA SUPER-RÁPIDA, ESTAS ONDAS SONORAS SÃO CAPAZES DE ABRIR SUAVEMENTE A BARREIRA HEMATO-ENCEFÁLICA, QUE É UMA CAMADA QUE PROTEGE O CÉREBRO CONTRA BACTÉRIAS E ESTIMULAR AS CÉLULAS MICROGLIAIS DO CÉREBRO A MOVEREM-SE.AS CÉLULAS DA MICROGLILA SÃO BASICAMENTE RESÍDUOS DE REMOÇÃO DE CÉLULAS, SENDO CAPAZES DE LIMPAR OS AGLOMERADOS DE BETA-AMILÓIDE TÓXICOS.

OS PESQUISADORES RELATARAM UM RESTAURO TOTAL DAS MEMÓRIAS EM 75% DOS RATOS QUE SERVIRAM DE COBAIAS PARA OS TESTES, HAVENDO ZERO DANOS AO TECIDO CEREBRAL CIRCUNDANTE. ELES DESCOBRIRAM QUE OS RATOS TRATADOS APRESENTAVAM MELHOR DESEMPENHO EM TRÊS TAREFAS DE MEMÓRIA: UM LABIRINTO, UM TESTE PARA LEVÁ-LOS A RECONHECER NOVOS OBJETOS E UM PARA LEVÁ-LOS A RELEMBRAR LUGARES QUE DEVIAM EVITAR.

FONTE: R7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: