O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER


O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER

TEMPO DE LEITURA: 4 MINUTOS

3 Passos Para Seguir Quando Se Está Cansado de Se Sentir Sem Certeza!

No início de minha carreira, eu era o responsável pelo desenvolvimento de um software de gestão financeira e controle dos alunos da empresa que trabalhava. Por causa da minha carga de trabalho e a pressão constante para produzir resultados, eu me sentia oprimido, cansado. E acredito que hoje muitas pessoas vivam assim também. Essa é a razão desse post, “O Que Fazer Quando Não Se Sabe o Que Fazer”.

Achei que era apenas uma questão de tempo antes que minha chefe descobrisse que eu estava travado. Isso produziu incerteza. Eu estava paralisado e com medo de agir.

Em vez disso, eu me preocupei e passei uma enorme quantidade de tempo pensando no pior cenário de todos. Por sinal, algo que eu era muito bom em fazer.

Eu podia ver isso se tornar uma profecia auto-realizável. Eu lutava para me mover. Mas quanto mais eu focava na luta, menos eu parecia me mover.

O Conselho que Eu Precisava

Frustrado, eu fui a um colega sábio e mais velho, derramei a minha alma. Ele ouviu pacientemente e em seguida disse algo que eu nunca vou esquecer:

“Luciano, basta fazer a próxima coisa certa.”

“Só isso?”, Perguntei.

“Sim. É isso “, ele respondeu. “Você está pensando demais sobre o problema. Basta fazer a próxima coisa certa. Tudo vai dar certo.”

Esse conceito simples ao mesmo tempo me deu alívio e clareza. Tem sido muitos anos desde então, mais de 20 anos, e eu o uso com uma boa frequência em momentos em que me sinto oprimido e incerto. Sabe como?

3 Passos para seguir – “O Que Fazer Quando Não Se Sabe o Que Fazer”

Aqui estão os três passos que eu sigo que me fazem agir:

  1. “Esquecer-se” sobre o resultado final. A verdade é que, provavelmente, temos menos controle sobre o resultado do que pensamos. Eu posso, sem dúvida, influenciá-lo, mas eu não posso controlar isso. Além disso, antes de eu chegar ao destino final, ao resultado almejado, muitas das variáveis vão mudar. Projetos e acordos têm uma maneira de se desdobrarem ao longo do tempo. Haverá problemas e recursos que eu não posso ver agora. Ao invés disso…
  2. Focar na próxima ação a ser feita. Desde que se preocupar com o resultado é improdutivo, eu tento pensar sobre as próximas ações que irá levar o projeto adiante. Isto é muito mais acessível do que algo no futuro distante.
  3. Faça algo agora! Esta é a chave. Alguma coisa é melhor que nada. Muitas vezes, pensamos que temos que ter clareza sobre como tudo vai sair. Na minha experiência, raramente se tem tanta clareza no ínicio.

Clareza envolve saber e fazer. Quando você não consegue ler uma placa. Você pode:

– Pensar mais sobre o que a placa poderia dizer;

– Apertar os olhos para mudar seu foco;

– Comprar uns óculos super potentes;

– Ou pedir a um amigo para lê-la para você.

Mas a melhor e mais fácil maneira de obter mais clareza é apenas aproximar-se da placa. Clareza vem quando eu me movo em direção ao meu destino e faço correções de curso ao longo do caminho.

Clareza vem quando você se move em direção a seu destino e corrigi o curso ao longo do caminho. LUCIANO TOLEDO

Então, se você estiver em uma situação onde se sente sobrecarregado e não sabe o rumo a tomar, basta seguir estes três passos e fazer a próxima coisa certa.

Pergunta: O que você faz quando se sente oprimido e sem certeza? O que você achou do texto, O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER?

Você pode deixar seu comentário mais abaixo.

Veja aqui mais alguns textos para sua apreciação:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s