Mentoring: o que é e quais são as vantagens


Compartilhar no Facebook
Tweet

 

O mundo das carreiras profissionais nunca foi tão complexo quanto nos dias de hoje. Além da grande concorrência, há uma demanda enorme de especializações e competências que fazem com que qualquer pessoa tenha dúvidas sobre qual destino prosseguir e em como fazer para trilhar o caminho do sucesso.

Dentro desse quadro muitas vezes assustador, a prática do mentoring nas empresassurge como uma excelente alternativa e pode ajudar bastante. Ela consiste no uso de técnicas e da experiência de um mentor para compartilhar conhecimentos, sanar as lacunas e minimizar as deficiências do executivo. Quer descobrir um pouco mais sobre seus processos e aprender quais são suas maiores vantagens? Então não deixe de ler o post de hoje. Confira:

O que é mentoring?

É uma prática que tem na figura do mentor alguém que possui experiência no mercado e capacitação única, que pode auxiliar seu cliente, o executivo individualmente ou a própria empresa, a administrar com muito mais êxito os caminhos que levarão à conquista dos seus objetivos e propósitos. É criada uma relação estreita, pois os “mentorados” precisarão absorver ao máximo todas as informações e fundamentos baseados na sua realidade e na do mercado, lapidando-os para um futuro de sucesso.

Como funciona o mentorado?

É um processo que pode demorar certo tempo, pois há muita informação que precisa ser passada. O profissional mais experiente serve, a grosso modo, como um orientador e conselheiro na carreira. Isso vai acontecendo de forma gradual, em períodos estipulados que podem acontecer em reuniões ou até mesmo happy hours. Metas conjuntas serão estabelecidas e haverá um treinamento e acompanhamento que buscará sempre o auxílio na conquista dos objetivos.

Toda essa técnica é algo que, com toda a certeza, poderá ajudar bastante trabalhadores e executivos, pois oferecerá orientação pessoal, psicológica e acadêmica para que haja um pleno desenvolvimento.

Embora possa ser ainda mais útil no início de carreira, nada impede que pessoas que já estão há algum tempo no mercado experimentem os benefícios do mentoring e acabem dando um salto de qualidade em suas aptidões, se tornando mais aptos para alcançar melhores posições e cargos.

Grandes empresas já estão investindo nesse tipo de processo e tendo bons resultados. Eles, para a instituição, acabam auxiliando no desenvolvimento dos talentos mais jovens e na motivação e aperfeiçoamento dos profissionais mais antigos, de forma a tornar o ambiente cada vez mais proveitoso e eficiente.

Quais são as principais vantagens?

O processo de tutoria apresenta diversas vantagens. Uma delas é que ele promove o desenvolvimento profissional a curto, médio e longo prazo, tornando a pessoa muito mais capaz de enfrentar o mercado de trabalho e de contribuir para os objetivos de uma empresa. O mentor fornece suporte e direcionamento, maximizando a performance e até a qualidade de vida do cliente.

Além disso, o processo não é pesado: os encontros são divertidos e proveitosos, podendo acontecer num local que agrade aos “mentorados”. É possível, com ele, aumentar a integração entre colegas de uma empresa, expandir a diversidade dos conhecimentos e aumentar os conceitos corporativos de profissionais em formação.

Como você pode ver, o processo pode ser útil para as empresas e os profissionais dos mais diversos níveis. É uma maneira de lapidar os talentos e deixar os colaboradores mais preparados, trazendo a autoconfiança e as competências necessárias para o sucesso.

Ricardo A. M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Conte para nós nos comentários!

Aproveite para conhecer todos os nossos ótimos cursos em São Paulo ou online destinados para gestão de empresas e consultorias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: