Gestão financeira ao longo da vida (Parte 2)


TEMPO DE LEITURA: 6 MINUTOS

No artigo passado falamos sobre as principais características da sua gestão financeira enquanto você vive a vida sozinho, seja ainda dependente dos seus pais, seja já conquistando a sua primeira renda.

Sabemos que pouco nos foi ensinado ao longo da nossa vida como estudantessobre fazer a gestão das nossas finanças.

Mas, mais do que aprender o que é correto, indicado ou recomendado, é importante lembrar que nossas necessidades e consequentemente nossas escolhas mudam ao longo da nossa vida.

Afinal de contas, nosso custo de vida muda de acordo com nosso estilo de vida e esse, por sua vez, muda bastante!

Esse artigo é dividido em duas partes (essa é a segunda, para ver a primeira clique aqui) e o objetivo é pontuar algumas das principais características esperadas da sua gestão financeira ao longo dos seguintes períodos da sua vida:

PARTE 1

PARTE 2

VIDA A DOIS

E em algum momento você começa a namorar, depois faz planos para se casar e daí quando vê já está vivendo com outra pessoa.

Cedo ou tarde, dentro de um relacionamento, surge a questão financeira, e vocês precisarão conversar e fazer acordos sobre seus objetivos em comum.

Não estou falando necessariamente de ter uma conta conjunta – aliás, isso é coisa do passado na minha visão. Mas estou falando de ter uma gestão financeira alinhada entre o casal.

Talvez vocês utilizem ferramentas de gestão financeira diferentes e independentes, assim como suas contas correntes – e tudo bem! O importante é que tenham noção do custo de vida em conjunto e das escolhas do padrão de vida que querem ter.

Talvez vocês comecem a se unir para fazer uma gestão financeira familiar, mesmo gerenciando diversas contas.

Vocês podem entender que cada um tem sua fonte de renda e contribuem para o custo de vida da família; ou que toda fonte de renda é da família, independente da parte de quem essa entrada acontece.

Só você e seu cônjuge podem definir qual é o melhor caminho para fazer a gestão financeira da sua família mas, independente do que definam, não deixem de conversar sobre isso!

Quantos casamentos são desfeitos por causa de problemas financeiros… Quantos sequer deixam de acontecer por causa disso… Não seja você mais uma vítima dessa estatística!

Prefira estar do lado dos “casais que enriquecem juntos“! Que entendem a fase de vida de cada um, onde ora um ora outro abre mão de uma renda maior, ou aperta nos gastos, para realizar objetivos em comum.

Porque se vocês não tem nenhum objetivo de longo prazo em comum, independente de questão financeira ou não, dificilmente terão um relacionamento saudável.

VIDA EM FAMÍLIA

A próxima fase acontece quando chegam os filhos – e você passa a ter não apenas que se sustentar, mas sustentar dependentes também!

O nível de complexidade da gestão financeira aumenta e cada vez menos sobra dinheiro no fim do mês.

Se você está em um relacionamento, o equilíbrio das escolhas financeiras familiares passa a ficar cada vez mais delicado.

Se antes você escolhia entre comprar um tênis novo ou jantar num restaurante romântico, agora sua escolha pode passar a ser colocar seu filho numa escola particular ou viajar com a família no final do ano.

É por isso que é tão importante um entendimento entre os cônjuges, principalmente antes de terem dependentes.

E a parte mais engraçada dessa fase é que, enquanto você está vivendo uma fase de ter dependentes, seus filhos estão vivendo a fase de serem dependentes – e, apenas com seus exemplos, você faz toda a diferença na educação financeira deles.

Tudo o que você é e aprendeu até aqui, chegou o momento de ensinar e dar exemplo. Por isso pense bem se é essa a herança educacional-financeira que você quer deixar como legado!

A APOSENTADORIA

A vida vai passando, os filhos crescem e se tornam financeiramente independentes e você volta a ter sua vida a sós ou apenas com o seu cônjuge.

Chega o momento de parar de trabalhar e curtir a tão famosa “melhor idade”. Ou não…

Sua capacidade de curtir a terceira idade vai depender das escolhas financeiras que você fez ao longo de toda a sua vida!

Talvez você tenha feito uma boa gestão financeira familiar e já tenha atingido sua liberdade financeira! Com isso, você pode viajar a vontade, presentear os filhos e netos, e curtir tudo que você sempre sonhou para essa idade.

Se você chegou nessa fase da vida com todo esse equilíbrio financeiro, provavelmente tem uma boa herança para deixar para seus herdeiros, dando um belo incentivo para eles iniciarem suas vidas.

Talvez você não tenha se planejado tão bem assim e dependa da renda do INSS(que provavelmente não será suficiente para manter o padrão de vida que você tinha antes).

É nessa fase que pode morar o arrependimento dos luxos que você curtiu nas fases anteriores e agora não ter sobrado nada.

Mas existe o pior caso: você voltar a ser dependente financeiramente, assim como foi quando era adolescente. Só que agora seus pais não estão mais aqui para te ajudar, e você passa a depender de seus familiares e, principalmente, dos seus filhos.

Na prática, alguém está deixando de ter a vida que sonha para te ajudar – e esse peso não é leve nas suas costas.

O fato é que essa fase da sua vida vai chegar – e a tendência é de que a idade seja cada vez maior, pois a medicina e a tecnologia tem aumentado muito nossa expectativa de vida.

O importante é você saber que sua educação financeira, desde o momento que você é dependente dos seus pais, irá determinar como será sua vida durante sua melhor idade.

Isso é um futuro que só você é capaz de construir. E não estou falando de curto prazo – são muitos anos a frente que precisam ser pensados. Você já está pensando nisso?

Método Liberdade Financeira está aqui para te ajudar, independente da fase de vida que você esteja passando. Acreditamos que você vale mais do que dinheiro que você ganha – seja ele mesada, bolsa, salário, ou INSS.

E queremos te ajudar a encontrar seu real propósito de vida, independente das escolhas financeiras que tiver que fazer no meio do caminho.

Por isso, se ainda não conhece nosso Grau de Liberdade Financeira, baixe agora o e-book: “O primeiro e mais importante passo para você conquistar sua liberdade financeira“.

Baixe gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s