A eficácia da psicoterapia estratégica


A mente tranqüila torna o caminhar mais suave

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo0:00100%AudimaAbrir menu de opções do player Audima.

Milton Erickson, o pai da hipnose moderna, foi um dos grandes gênios a utilizar a Psicoterapia Estratégica em seus atendimentos clínicos. Ele utilizava-se de várias ferramentas, buscando desenvolver uma forma de terapia individual para cada paciente, casal ou família. É importante observar cada pessoa e entender a forma como cada um comunica seus problemas e os vivencia. A partir dessa observação, é possível entender o indivíduo como um ser único, daí a utilização de uma estratégia única. O entendimento da dinâmica interior desse paciente, possibilita buscar nele próprio a força e o engajamento necessários à mudança interna.

Conta-se que uma vez Erickson andava a pé, nos arredores da fazenda onde morava, quando viu um cavalo perdido passar a galope. Ele seguiu o cavalo, subiu nele e disse que o levaria de volta à sua casa. As pessoas duvidaram e perguntaram como ele faria isso. Ele respondeu que bastaria mantê-lo na estrada, sem deixá-lo sair do caminho e foi exatamente isso o que o cavalo fez. Erickson manteve-o na estrada e ele próprio encaminhou-se ao seu verdadeiro destino.
A Psicoterapia Estratégica segue esse mesmo

princípio. Todo conflito é uma tentativa natural na busca da cura. Se seguirmos o que o problema procura e dermos um caminho mais seguro e sem conflitos, a própria mente vai seguir esse curso. Nesse tipo de trabalho, o psicoterapeuta fica atento ao verdadeiro caminho do sintoma e às características particulares daquele paciente, realizando uma terapia personalizada que leve ao melhor caminho para o alívio ou solução da queixa.

A Psicoterapia Estratégica trata-se, então, de uma abordagem feita sob medida para cada tipo de pessoa, focada na solução do problema e baseada na utilização de que tudo o que o paciente traz, inclusive a sua própria resistência ao processo, pode ser utilizada como meio para a sua melhoria. Erickson era bastante hábil no uso da terapia estratégica, através do uso de uma comunicação diferenciada e da hipnose, e com isso encontrou novos caminhos para a superação de nossas crises internas através da psicoterapia.

Antônio Brito é Psicólogo (CRP 06/76343) com formação em Psicoterapia Estratégica Ericksoniana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s