5 Atitudes que todo membro da CIPA deve adotar – cipeiro,cipista,nr-5,nr5


12 de fevereiro de 2016 – 0 Comentários

Você já deve ter ouvido falar da CIPA, não é mesmo? Sua abreviação significa “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes” e o objetivo deste órgão é o de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A CIPA é uma comissão fundamental em todas as empresas, pois é ela a responsável por atuar preventivamente contra as condições de risco no ambiente de trabalho, reduzindo acidentes e agregando qualidade de vida aos colaboradores. Deu pra notar a importância?

Através de uma boa CIPA a empresa é capaz de reduzir e até eliminar acidentes, pois além de todas as medidas preventivas tomadas no ambiente de trabalho, cabe aos integrantes do órgão também atuar como propagadores de informação, orientando os funcionários sobre os riscos envolvidos em cada profissão e como eles devem se prevenir, tirando suas dúvidas e ouvindo suas considerações. Portanto, os membros da CIPA carregam uma grande e importante responsabilidade, exigindo deles diversas habilidades e competências.

Você já é um membro da CIPA ou quer tornar-se um? Então estas seis atitudes devem fazer parte do seu dia a dia no trabalho. Confira e adote-as!

1) Ter proatividade
A proatividade é o diferencial para qualquer pessoa no ambiente de trabalho. Quem é proativo tem a capacidade de influenciar os outros, sendo capaz de se adaptar à qualquer mudança, prever riscos e se mobilizar para enfrentá-los. O membro da CIPA deve adotar esta competência para a sua vida, já que ele é um dos responsáveis pela segurança da empresa.

2) Ser organizado
Os membros da CIPA devem organizar reuniões ao menos uma vez por mês, a fim de debater quais serão as próximas campanhas, medidas e atitudes preventivas. Portanto, ele deve estudar pautas, levantar questões, ouvir e anotar ideias relevantes e organizar todos os pontos formalmente para, em seguida, colocá-los em ação. A organização necessita caminhar ao lado deste profissional.

3) Ser comunicativo
O cipeiro é referência para todos os funcionários da empresa. Além dele precisar saber se comunicar de forma clara e objetiva com os empregados para orientá-los e ouvir suas dúvidas e questionamentos, ele deve também saber se comunicar com seus superiores para discutir ações e melhorias, criando boas relações com todos.

4) Gostar de estudar
É importante que o cipeiro tenha sempre vontade de se aprimorar. Quem lida com segurança do trabalho precisa entender de higiene ocupacional, NRs, análise de ambientes, legislação trabalhista, enfim, uma série de assuntos que estão sendo sempre atualizados com novidades importantes para a evolução das medidas preventivas.

5) Ser responsável
A responsabilidade deve ser o maior norteador do cipeiro, já que, por um lado, depende dele a segurança das vidas que trabalham no estabelecimento. Ele deve ter responsabilidade consigo mesmo, com as pessoas para quem trabalha e com as atividades que deve exercer. Comprometimento é uma das competências que precisam estar lado a lado com deste profissional.

6) Ter empatia
A empatia é uma habilidade cobiçada e procurada em diversos profissionais atualmente. Uma pessoa empática é capaz de evitar conflitos, criar relações e se colocar no lugar do outro para compreender o que ele quer transmitir. Para o cipeiro esta competência é importante já que ele se relaciona constantemente com pessoas, sendo uma de suas obrigações transmitir e aplicar recomendações de segurança a todos os funcionários e ao ambiente de trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s