A ESSÊNCIA DO BUDISMO


 

Sidarta Gautama nasceu há 2500, na fronteira entre a Índia e o Nepal. Após sua busca espiritual – e através da meditação – tornou-se Buda, o Iluminado. Sua doutrina baseia-se em conceitos filosóficos, éticos e psicológicos que podem transformar a consciência e aproximar o indivíduo da libertação (nirvana).

 

AS QUATRO NOBRES VERDADES

 

Sofrimento – É a característica básica da nossa existência. Tudo é sofrimento: nascimento, doença e morte; não obter o que se deseja, encontrar algo não apreciado, separar-se de algo desejado.

Origem do sofrimento – Sua causa está nos desejos, no apego e na sede de satisfação dos sentidos. Isso tudo prende as pessoas ao ciclo de existência (samsara).

Cessação do sofrimento – Pode-se extinguir o sofrimento com a eliminação dos desejos e apegos.

Caminho que leva à cessação do sofrimento – Uma série de práticas pode nos levar ao nirvana. Para os budistas da linha theravada, é o Nobre Caminho Óctuplo. Para os budistas da linha Mahayana, são as seis perfeições.

 

O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO

 

1 – Compreensão Correta – Devemos ver a vida de acordo com suas três características: impermanência, insatisfatoriedade e insubstancialidade, e ter consciência de que não existe um “eu” individual: tudo está interligado.

2 – Atitude Correta – Significa não prejudicar os seres e desenvolver amorosidade e generosidade.

3 – Fala Correta – Evitar mentir, caluniar e usar palavras fúteis e vãs.

4 – Ação Correta – Evitar matar, roubar e praticar sexo ilícito.

5 – Modo de Vida Correto – Evitar profissões que causem sofrimento aos outros seres.

6 – Esforço Correto – Pensar antes de agir, cultivando pensamentos, palavras e ações nobres.

7 – Atenção Correta – percepção contínua do corpo, dos sentidos e dos objetos de pensamento.

8 – Concentração Correta – O cultivo de uma mente tranquila, que encontra seu ponto mais elevado na absorção meditativa.

 

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AS SEIS PERFEIÇÕES

 

Generosidade – Doar atenção, amor, ensinamentos e ajuda a quem precisa.

Paciência – Ficar atento em não prejudicar os outros e fazer o bem.

Ética – Perceber que os desejos e incômodos vêm e vão – e que não vale a pensa se perturbar com isso.

Empenho – É preciso estabelecer metas transcendentes e dedicar-se a elas.

Concentração – Significa fazer uma coisa de cada vez, com atenção plena e totalidade.

Sabedoria – É a condição para entender a natureza da impermanência das manifestações terrenas.

 

AS PRINCIPAIS LINHAS DO BUDISMO

 

Quando Buda morreu, sua doutrina estabelecia-se na região da Índia, difundida por uma rede de mosteiros. Cerca de 300 anos depois, o budismo já se dividia em 18 escolas. As principais tradições são:

 

Theravada – É a tradição budista mais antiga, originada no século 4 a.C. A escola theravada, conhecida como o “pequeno veículo”, enxerga Buda como um grande sábio e apoia-se exclusivamente nos textos escritos na língua páli. Cada pessoa é responsável por trilhar o próprio caminho, tendo como meta a iluminação individual. A escola é predominante nos países do sul e sudeste asiáticos (Mianmar, Sri Lanka, Camboja, Tailândia e Laos).

Mahayana – A tradição é forte na China, Coréia e Japão. Buda é mais que um sábio: é a representação de uma pureza interior do ser humano, cujo mais alto ideal é o ser iluminado. A escola zen é uma das principais tradições do budismo mahayana, ou o “grande veículo”; seus ensinamentos enfatizam a meditação sentada e o uso de paradoxos para revelar a verdadeira natureza humana.

Vajrayana – A escola vajrayana, ou o “veículo do diamante”, nasceu dentro do mahayana e utiliza seus ensinamentos éticos, mesclados com os conceitos do tantrismo, registrado nos chamados Tantras, escrituras esotéricas que versam sobre a transformação da mente por meio de meditações, visualizações e ritos. Surgiu no norte da Índia no século 7 d.C. e hoje é seguida pela tradição tibetana.

 

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