22 Frases Memoráveis do Livro Mais Vendido sobre Elon Musk!


Para qualquer um interessado em tecnologia, empreendedorismo ou pelo “preço da grandeza”, o livro “Elon Musk” de Ashlee Vance, é ótimo para conhecer um dos mais importantes empreendedores do mundo. Não é a toa que é um sucesso de vendas na Amazon do Brasil.

Vance fala sobre a personalidade única e inesquecível de Musk, sobre o seu desejo insaciável de mudar o mundo, e da sua habilidade de se sair bem nas situações mais difíceis. O livro contém anedotas e frases que mostram o temperamento de Elon Musk. O jornal The Washington Post escreveu sobre as melhores, e aqui estão as que se destacaram:

1 – “Eu penso nele como O Exterminador do Futuro. Ele fixa o seu olhar em alguma coisa e diz, ‘Isso deve ser meu’. Pouco a pouco, ele me conquistou.” – Justine Musk, ex-esposa de Elon Musk

Justine Musk
Elon e Justine Musk

2 – “A gente estava no Hard Rock Cafe, e Elon estava lendo um manual obscuro sobre foguetes russos que estava todo mofado, e que parecia que ter sido comprado no eBay.” – Kevin Hartz, um investidor antigo do PayPal, descrevendo uma noitada em Las Vegas que foi organizada para comemorar o sucesso da empresa.

3 – “Ele é uma espécie de sem-teto, o que ao meu ver, é engraçado. Ele vai mandar um e-mail dizendo, ‘Eu não sei aonde vou ficar essa noite. Posso ir para a sua casa?’ Eu ainda não dei a chave para ele, ou nenhuma coisa do tipo.” – Larry Page, cofundador do Google sobre Elon Musk, que possui uma casa em Los Angeles, mas nenhuma no Vale do Silício, do qual ele visita semanalmente por causa do seu trabalho na Tesla.

Elon Musk com Fundadores do Google
Elon Musk (esq) com os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin (dir.)

4 – “Elon disse ‘Eu vou gastar até o meu último dólar nessas empresas. Se nós tivermos que nos mudar para o porão da casa dos pais de Justine, nós faremos isso.’” – Antonio Gracias relembrando um jantar com Elon Musk, durante a crise financeira de 2008.

5 – “Eu acredito que a segunda coisa que saiu da sua boca foi, ‘Eu penso muito sobre carros elétricos’. E então ele se virou para mim e disse, ‘Você pensa sobre carros elétricos?’” – Christie Nicholson, a filha de um conselheiro de Elon Musk, relembrando a primeira vez que ela encontrou com Elon durante uma festa. Ainda como estudante de faculdade, ele já estava fascinado por carros elétricos.

6 – “A minha mentalidade é de um samurai. Eu prefiro cometer seppuku [ato samurai de suicídio] do que falhar.”– Elon Musk se explicando para um investidor em potencial.

Elon Musk, entretanto, através do Twitter, diz que nunca se chamou de samurai.

7 – “Não tem desculpa. Eu estou extremamente desapontado. Você precisa descobrir quais são as suas prioridades. Nós estamos mudando o mundo e a história, ou você se compromete, ou não se compromete.” – um funcionário anônimo da Tesla relembrando um e-mail que recebeu de Elon Musk, após perder um evento da empresa para ir no nascimento de seu próprio filho.

Elon Musk, na mesma postagem do Twitter, negou a afirmação e diz apoiar fortemente a folga durante a gravidez.

8 – “Esse é o meu aprendizado sobre tirar férias: férias irá matar você.” – Elon Musk, quando quase morreu em 2000, por ter contraído malária em uma viagem pelo Brasil e pela África do Sul.

9 – “Entretanto, eu queria dedicar mais tempo para namorar. Eu preciso encontrar uma namorada. É por isso que eu tenho que arranjar um pouco mais de tempo. Eu penso que talvez umas cinco ou dez horas – quantas horas uma mulher quer por semana? Talvez dez horas? Esse é o mínimo? Eu não sei.” – Elon Musk

10 – “Por que você foi roubar o E do Tesla E? Você é alguma espécie de exército fascista marchando pelo alfabeto, ou um ladrão do Sesame Street (programa de educação infantil)”? – Elon Musk, relembrando a sua queixa contra o diretor executivo da Ford, Allan Mulally, após o diretor impedir a Tesla de usar o nome Model E.

resposta elon musk ford
“O Modelo 3 iria se chamar Model E, por razões óbvias de humor bobo (o primeiro carro bem sucedido da Ford foi o Model T), mas a Ford nos processou para impedir isso, então vai se chamar S3X. Totalmente diferente. :)”

11 – “Eles conseguiram fazer com que meu melhor amigo me convencesse a deixar de me esconder para que eles pudessem me bater. E isso machuca. Por alguma razão eles decidiram quem eu era, e que iriam me perseguir sem parar. Isso foi o que fez crescer ser difícil. Por alguns anos eu não tive trégua. Você é perseguido por gangues na escola que tentam te espancar, e então eu voltava para a casa, e lá também era horrível.” – Elon Musk, que diz ter sido hospitalizado após um espancamento. Elon precisou ficar sem ir a escola por uma semana. Ele estava morando com o seu pai, que se vangloriava por ser duro com os filhos.

12 – “Ele se voltava para a sua própria mente, e você simplesmente via ele em outro mundo. Ele ainda faz isso. Agora eu simplesmente deixo porque eu sei que ele está desenhando um novo foguete espacial ou algo do tipo.” – mãe de Elon Musk descrevendo como Elon Musk parecia se desligar quando era criança. Ele não respondia quem falava com ele, e costuma ter um olhar distante. Os pais de Musk e alguns médicos pensaram que talvez ele seria surdo, e removeram as glândulas adenóides para tentar melhorar a audição. Não fez diferença.

13 – “Todo mundo por aqui tem escorregadores no hall de entrada. Eu estou pensando, na verdade, em colocar uma montanha russa –  uma montanha russa funcional na fábrica de Fremont. Você entraria nela, e ela o levaria pela fábrica, mas também para cima e para baixo. Quem mais tem uma montanha russa? … Ela provavelmente seria muito cara, mas eu gosto dessa ideia. – Elon Musk

14 – “Eu quero que ele me encontre em um lugar seguro, porque assim ele não poderá portar uma arma.” – Jim Cantrell, descrevendo o seu primeiro encontro com Elon Musk. Cantrell já foi acusado de espionagem pelos Russos, então ele ficou com medo quando recebeu uma ligação de um estranho, com sotaque diferente, pedindo para que ele lhe ajudasse em um programa espacial. Eles se encontraram em um aeroporto, acertaram as coisas, e posteriormente viajaram para a Rússia para comprar foguetes.

15 – “Eu diria para essas pessoas, que elas vão ver muito as suas famílias depois que nós declararmos falência.” – Ryan Popple relembrando a resposta de Elon Musk quando um funcionário reclamou, no início da empresa Tesla, que eles estavam trabalhando muito.

16 – “Uma noite ele me disse, ‘Se existisse um jeito de não comer, para que eu pudesse trabalhar mais, eu não comeria. Eu queria que existisse uma forma de receber os nutrientes, sem ter a necessidade de me sentar para fazer uma refeição.’”– Nicholson

17 – “A minha família tem medo de que os Russos tentem me assassinar.” – Elon Musk

18 – “Todos nós trabalhamos 20 horas por dia, e ele trabalha 23 horas.” – Julie Ankenbrandt sobre trabalhar com Elon Musk na startup X.com, que depois se fundiu com a Confinity, e se transformou na PayPal.

19 – “Eu me lembro dele falando, ‘Ficar comigo é escolher o caminho difícil’. Eu não entendi na época, mas eu entendo agora. É bem difícil, uma empreitada bem louca.” – Talulah Riley , que se divorciou duas vezes de Musk.

elon musk e filhos

20 – “Eu lembro de pensar que era tudo muito dramático, e que se eu tivesse que enfrentar isso, então teria que ser casada. Eu disse para ele, que ele apenas deveria me pedir em casamento.” – Justine Musk relembrando de uma briga com Elon enquanto estavam caminhando perto do escritório da X.com. Após se acalmarem, ele fez a proposta de casamento na calçada.

21 – “Eu já tinha visto ele antes, mas eu não me preocupei que ele pudesse estar em um dia ruim. Mesmo assim, eu pensei, que ele talvez poderia acertar um testículo, mas não os dois.” – Elon Musk, discutindo sobre como ele segurou balões em suas mãos e entre as suas pernas em uma das suas festas de aniversário, para deixar um arremessador de facas estourar os balões.

22 – “Nós estamos ficando moles.” – Elon Musk, após Vance observar que centenas de pessoas estavam trabalhando no escritório da Tesla em um sábado.

https://ws-na.amazon-adsystem.com/widgets/q?ServiceVersion=20070822&OneJS=1&Operation=GetAdHtml&MarketPlace=BR&source=ac&ref=tf_til&ad_type=product_link&tracking_id=buyandhol-20&marketplace=amazon&region=BR&placement=8580578280&asins=8580578280&linkId=e0d9ce2386342dcc3f0bad242d10cfa6&show_border=true&link_opens_in_new_window=true&price_color=333333&title_color=0066c0&bg_color=ffffff

Nesse livro, o experiente jornalista de tecnologia Ashlee Vance apresenta um olhar inédito sobre a vida e as realizações inacreditáveis do homem mais audacioso do Vale do Silício. Fundamentado em mais de cinquenta horas de conversas com Musk e entrevistas com mais de trezentas pessoas ligadas a ele, Vance investiga em detalhes a trajetória muitas vezes instável e controversa das empresas de Musk e traça um retrato impressionante do personagem complexo que renovou a indústria com uma série de inovações de enorme impacto político e econômico, num vislumbre do que pode vir a ser o futuro encabeçado pelo progresso de seus negócios visionários.

[Artigo traduzido por Lucas Costa]

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s