COMO MINIMIZAR RISCOS E TER MAIS TRANSPARÊNCIA? USE AS MELHORES FORMAS DE GESTÃO DE RISCOS


Formas de gestão de riscos

Risco significa ousar, é uma palavra que vem do latim (risicu) e se trata da possibilidade de algo dar errado. Os riscos estão presentes em todas as atividades do homem e das organizações.

Para ter um bom gerenciamento, é fundamental que os riscos sejam quantificados e qualificados, visando eliminar ou reduzir as possíveis perdas financeiras, bem como maximizar o aproveitamento das oportunidades positivas de ganhos e geração de valor para as pessoas e organizações.

Mas quais são as melhores formas de gestão de riscos?

Proporcionalmente, quanto maior o risco de uma atividade ou de um negócio, maior pode ser seu retorno financeiro ou econômico. Este fato proporciona grande pressão na gestão para que exista um adequado nível de risco, proporcional ao apetite da empresa.

Para os gestores, é fundamental que existam habilidades, sistemas, métodos e ferramentas para administrar e gerenciar os riscos rotineiramente. Essas são as formas de gestão de riscos que devem ser usadas.

Na verdade, pode-se notar em uma organização diferenciada, de sucesso e com excelência de gestão, que ela se propôs a correr riscos que a concorrência não se propôs a correr. Também demonstra que esta organização adotou formas de gestão de riscos satisfatórias para o alcance dos objetivos estratégicos, com base em processos e operações de elevado nível de resultados.

Conheça 6 importantes benefícios de se aplicar técnicas de gestão de riscos em sua empresa:

  • Suporte aos processos decisórios da alta administração;
  • Identificar oportunidades de resultados positivos – valor;
  • Eliminar e/ou reduzir possibilidades de perdas – destruição de valor;
  • Cumprimento legal e regulatório;
  • Reduzir custos do capital em função da percepção de segurança e transparência para investidores, financeiras, seguradoras e mercado;
  • Melhorar processos de governança corporativa, auditoria e certificações.

Implementando a gestão de riscos

O caminho a ser construído exige métodos e ferramentas adequadas para o mapeamento dos processos e operações críticos. Além disso, a identificação e consequente redução dos possíveis danos de riscos relevantes também é parte essencial da gestão de riscos.

As atividades de monitoramento e controle interno devem ser ajustadas e melhoradas em função do risco e é preciso utilizar sistemas informatizados que proporcionam um adequado suporte estratégico à gestão do negócio.

Outro processo importante na escolha de formas de gestão de riscos é o de comunicação estruturada sobre riscos do negócio entre as áreas da organização. Esse deve ser destaque na agenda do gestor de resultados para o sucesso de qualquer programa ou projeto.

Processos com elevado nível de compliance acabam por ter resultados mais satisfatórios. Isso porque, quando todas as pessoas comprometidas entendem o que é, qual o propósito e como colaboram com a mitigação dos riscos, os projetos se tornam mais bem desenvolvidos.

Saiba mais sobre compliance nas empresas clicando aqui!

Liderança e gerenciamento de riscos

A correlação entre o gerenciamento diário de risco e uma liderança forte é tão intensa que merece estar em destaque nas políticas e normas internas de conduta da organização.

Paralelamente, os processos de monitoramento e controle da alta administração também precisam ser ajustados. Dessa forma, eles proporcionam aspectos de antecipação de riscos relevantes, análises de custo-benefício e geração de valor.

Inovação, sustentabilidade, produtividadecompetitividade e muitos outros são temas alvo que impõem aos líderes das organizações um conhecimento adequado e necessário sobre os riscos que os próprios temas naturalmente trazem quando são levados a sério, em nível de excelência.

Adalberto A. Nascimento Jr.
MBA em Gestão Empresarial – Sócio e Consultor em Gestão Empresarial.
ASGEM – Assessoria em Gestão Empresarial
adalberto.anj@gmail.com

A Siteware conta com softwares que simplificam o dia a dia de mais de 100 mil usuários em 600 clientes de todos os portes e segmentos. 10% das maiores empresas do Brasil utilizam as soluções da Siteware.

Agende uma apresentação do STRAWs ONE e não deixe de baixar também alguns de nossos materiais gratuitos, como estes:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s