Daytrade? Descontrole? Veja erros financeiros mais comuns dos aposentados


Erros comuns entre aposentados servem como exemplo do que não fazer na sua aposentadoria

planejando-aposentadoria

(Shutterstock)

SÃO PAULO – Guardar dinheiro para a aposentadoria é fundamental para uma proteção financeira no futuro. Mas além de juntar dinheiro suficiente, é importante manter um planejamento financeiro durante a aposentadoria. O InfoMoney selecionou o discurso de três investidores e colaboradores do The Moodley Fool que apontam os erros mais comuns dos aposentados e recém-aposentados a respeito de seus investimentos.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Brian Feroldi

Com uma quantia razoável acumulada durante a vida e mais tempo livre, pode ser tentador para o aposentado fazer operações de compra e venda de ações tirando proveito dos preços diários do mercado – o famoso day trade (comprar e vender o papel no mesmo dia). Porém, é preciso ter cautela, e mais, é necessário ter em mente que esta é uma atitude bem arriscada e que pode trazer prejuízos.

Uma pesquisa realizada em parceria com o North American Securities Administrators Association (NASAA) mostrou que 70% das pessoas que realizam day trade não irão somente perder dinheiro, mas é muito provável que percam tudo o que investiram. Além disso, o estudo mostra que até aqueles investidores que esperavam ganhos baixos também perderam algo por causa das altas taxas cobradas e das comissões. Somente 11,5% das contas analisadas tiveram bom desempenho neste modo de investimentos.

→ 3, 5, 10 vezes: como determinar a meta de multiplicação de capital em uma operação com opções

Visto isso, é aconselhável que os aposentados mantenham seus investimentos alocados em ações de alta qualidade e segurança ou que apliquem em fundos passivos. Esses métodos ajudam a evitar grandes perdas e ainda têm mais chances de serem rentáveis a longo prazo.

Sean Williams

Muitas pessoas percebem tarde demais a importância de ter uma planilha de gastos, controle fundamental para organizar as despesas e receitas durante os anos de aposentadoria.

Quando a pessoa se aposenta, a sua renda mensal costuma diminuir e os recém-aposentados se surpreendem quando as contas chegam no final do mês. Para evitar que isso ocorra, é recomendável um planejamento financeiro que permita ao aposentado medir sua disponibilidade de capital e, deste modo, otimizar seus gastos, poupanças e investimentos. Outra dica é começar a se adaptar à nova receita com meses de antecedência, já que não é fácil ter uma redução na renda de um dia para o outro.

Selena Maranjian

 Um grande erro para evitar na aposentadoria é subestimar os gastos com saúde. Você pode até guardar menos se tiver um plano de saúde muito bom, mas mesmo assim será necessário ter dinheiro para pagar este plano – que costuma ser muito mais caro no caso dos idosos. Quanto mais velho, mais gastos com saúde e remédios você terá e isso precisa ser levado em consideração, tanto na fase de acumulação de recursos quanto depois que se aposentar. Caso contrário, a chance de ter problemas e faltar dinheiro para cobrir estes gastos é muito grande.

 

 

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s