Melhores remédios para Sinusite


Farmacêutica
Novembro 2018

Os remédios para sinusite ajudam a aliviar sintomas como congestionamento nasal, inflamação e dor de cabeça e a tratar a sua causa, devendo por isso ser prescritos pelo médico, depois de realizar um diagnóstico adequado.

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que pode ser causada por vírus ou bactérias ou ser desencadeada por um alérgeno, sendo mais difícil de tratar, porque muitas vezes é difícil identificar o que está causando a alergia. Por esta razão, é muito importante que a pessoa não se automedique e tente perceber, junto do médico, qual o medicamento mais indicado para a sua situação, podendo, entretanto, aliviar os sintomas com remédios caseiros.

Melhores remédios para Sinusite

Remédios de farmácia

Existem vários tipos de medicamentos disponíveis na farmácia que podem ser prescritos pelo médico para tratar uma sinusite:

1. Soluções salinas

As pessoas que sofrem de sinusite, devem realizar irrigações nasais frequentemente, com a ajuda de soluções salinas, que ajudam na lavagem das fossas nasais e na redução do congestionamento nasal, assim como na eliminação dos irritantes e alergênios.

2. Corticoides

Os corticoides podem ser prescritos sob a forma de spray nasal, de forma a prevenir e tratar a inflamação local, como é o caso da fluticasona, budesonida ou mometasona, por exemplo. Caso se trate de uma sinusite severa, o médico pode recomendar o uso de corticoides orais ou injetáveis.

3. Descongestionantes

Os descongestionantes estão disponíveis em spray de ação local, como o cloridrato de nafazolina ou a oximetazolina, por exemplo, e em comprimidos e são usados para aliviar o congestionamento nasal. No entanto, deve-se ter cuidado com estes produtos, porque o uso excessivo pode causar um efeito rebote.

O Tylenol sinus e o Sinutab são exemplos de medicamentos que têm um descongestionante nasal na sua composição, associado a um analgésico, sendo também eficaz para aliviar a dor.

4. Antibióticos

A sinusite pode ser de origem vírica, bacteriana ou alérgica. Se a sinusite for causada pelo desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, pode ser necessário realizar um tratamento com antibióticos.

5. Analgésicos e anti-inflamatórios

Um dos sintomas da sinusite é a dor e a inflamação da garganta e dor de cabeça devido à sua proximidade com os seios nasais. Por isso, analgésicos como o paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno, podem ajudar a aliviar estes sintomas.

6. Antialérgicos

Se as alergias estiverem na origem da sinusite, ela pode ser mais difícil de tratar. O médico pode ainda recomendar um tratamento com anti-histamínicos como a cetirizina, loratadina ou bilastina, por exemplo, ou imunoterapia, que consiste na administração de injeções específicas, durante um certo período de tempo, para que o organismo deixe de reagir de forma exagerada aos alérgenos. Saiba mais sobre este tratamento.

Melhores remédios para Sinusite

Remédios para sinusite infantil

Os remédios para sinusite infantil podem ser muito semelhantes aqueles que são tomados por adultos e devem ser receitados por um pediatra, de acordo com os sintomas, idade e peso da criança. Além disso, uma boa solução para fazer em casa é realizar uma lavagem nasal com soro fisiológico ou solução salina, para facilitar a drenagem dos seios nasais.

Saiba como fazer uma solução salina para sinusite em casa.

Remédios para sinusite na gravidez

O uso de remédios para sinusite como antibióticos ou corticoides, não é recomendado em grávidas e só deve ser feito, se indicado pelo obstetra e apenas sob a sua orientação, pois podem prejudicar o desenvolvimento do bebê e a segurança da mãe.

O Paracetamol é um remédio que pode ser tomado com segurança, para aliviar as dores causadas pela sinusite, mas é importante que seja feito também sob a orientação do médico. Além disso, a grávida pode tratar naturalmente a sinusite lavando as narinas com soro, inalando vapor de água quente ou bebendo chás, por exemplo. Saiba mais em: 4 dicas para tratar a sinusite na gravidez.

Remédios caseiros

Um ótimo remédio caseiro para sinusite é fazer 2 a 3 nebulizações de cerca de 20 minutos por dia com um aparelho, usando ervas como buchinha ou eucalipto, por exemplo. Uma boa alternativa é respirar o vapor durante o banho.

Saiba como preparar uma ótima Nebulização usando óleo essencial de eucalipto, sal e água quente vendo esse vídeo:

Imagem ilustrativa do vídeo: Remédios Caseiros para Sinusite

Além disso, exitem algumas coisas que podem ser feitas em casa para melhorar os sintomas da sinusite, como descansar sempre que possível, beber muitos líquidos, pois ajuda a fluidificar o muco, colocar compressas mornas sobre as cavidades nasais e  dormir com a cabeça ligeiramente elevada.

Conheça alguns remédios caseiros que podem ajudar a melhorar os sintomas.

Remédios homeopáticos

Os remédios homeopáticos também são uma opção para tratar a sinusite ou para serem usados como complemento ao seu tratamento com os remédios prescritos pelo médico. Alguns exemplos são o Almeida Prado nº3 ou o Sinumed, do mesmo laboratório, porém, só devem ser usados sob orientação do médico ou do homeopata.

Gostou do que leu?

Sim  /  Não
Mais sobre este assunto:
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s