Voce conhece algum aspie?


Discussão em ‘Zona Livre‘ iniciada por eniomarcos15 Mai 2008.

  1. eniomarcos

    eniomarcosUsuário

    309 20 75

    Desde 29 Set 2003
    POA – RS – Brasil

    Bram Cohen tem síndrome de Asperger. É uma espécie de autismo moderado. Sua mulher, Jenna, refere-se a ele como “meu doce garoto nerd autista“.

    A síndrome o torna uma pessoa introspectiva, com dificuldades de relacionamento. Mas lhe dá uma alta capacidade de concentração.

    Cohen é capaz de passar horas diante do computador, com toda a atenção voltada para a tarefa daquele momento. Ele não conversa com ninguém. Esquece de comer, até de dormir. “A síndrome me torna menos emotivo quando estou no computador”, disse em um de seus três blogs.

    É possível que ela o tenha ajudado a desenvolver um dos programas mais revolucionários de toda a história da internet, o BitTorrent.

    A síndrome também explica por que Cohen tinha dificuldade para trabalhar em equipe. Ele sempre achou que podia escrever programas melhor e mais rapidamente sozinho. Compara-se a Mozart, famoso por compor suas músicas com tanta perfeição que as partituras não continham rasuras – como se tivessem sido ditadas a ele por Deus. Os ex-colegas de Cohen o consideravam arrogante.

    Ele diz ser arrogante porque sabe que está sempre certo. No fim da década de 90, cansou de escrever programas para empresas ponto.com que nunca saíram do papel. Demitiu-se e, mesmo sem dinheiro, internou-se em casa, decidido a escrever um programa que as pessoas realmente fossem usar. Seria um programa de código aberto, bem democrático.
    Conseguiu.

    Muitos dos traços associados ao estereótipo “nerd“, especialmente a incomum tendência em acumular altos conhecimentos especializados, paralelo a famosa inabilidade social, são as características principais dos portadores da síndrome de Asperger.

    Os aspergers (ou aspies) não conseguem ter um comportamento social e emocional próprio das pessoas normais, o que atrapalha a sua interação na sociedade.

    Eles simplesmente não desenvolvem aquela natural cordialidade nas relações sociais na fala ou na compreensão de figuras de linguagem corporal ou verbal, coisa que todas as outras pessoas fazem por puro e simples instinto.

    Aliado a isso, eles despertam interesses específicos em temas determinados, compensando em outra área aquela desadequação em relações sociais. E ainda com um padrão de pensamento lógico/extensivo superior ou diferenciado das pessoas normais. Um exemplo usado do padrão asperger de pensamento é o ídolo trekkie Sr. Spock, só pra você ter uma idéia.

    São normalmente descritos como muito “diretos” e “sinceros”.

    Todas as particularidades do comportamento dos aspies podem ser dividas em três categorias:

    a das dificuldades sociais (uma cegueira emocional por incompreensão das relações sociais e de como lidar com elas),

    a dos interesses específicos e intensos (a maneira obsessiva pela qual um asperger se volta a determinado assunto ou atividade) e

    a das peculiaridades na fala e na linguagem (resultantes da exótica linha de raciocínio aspie combinada com o despreparo para um convívio social convencional).

    Manias – como hobbies: games, equipamentos, modelismo, etc -, a capacidade de dar hiperfoco para o que lhe desperta atenção e conseqüente facilidade de aprender ou descobrir são características comuns da “síndrome”.

    Geeks, Trekkers, Otakus, Gamers, fãs de mitologia e outros são grupos candidatos a terem como integrantes pessoas que “sofrem” da Síndrome de Asperger.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s