Transtorno de processamento sensorial


Nenhuma descrição de foto disponível.

Transtorno de processamento sensorial é uma comorbidade comum com transtornos do espectro do autismo e agora está incluído como parte da sintomatologia no DSMV.

O Transtorno de processamento sensorial ( TPS , também conhecida como disfunção de integração sensorial ) é uma condição que existe quando a integração multissensorial não é adequadamente processada de modo a proporcionar respostas adequadas às demandas do ambiente.

Os sentidos fornecem informações de vários modos- visão , audição , tato , olfato , paladar , propriocepção e sistema vestibular -que os seres humanos precisam para funcionar.

O Transtorno de processamento sensorial é caracterizada por significativos problemas para organizar sensação que vem do corpo e do ambiente e manifesta-se por dificuldades no desempenho em uma ou mais das principais áreas da vida: a produtividade, o lazer as brincadeiras (jogos) ou atividades da vida diária . diferentes pessoas experimentam uma ampla gama de dificuldades durante o processamento de entrada vindo de uma variedade de sentidos , especialmente tátil (por exemplo, encontrar tecidos que causam irritação e difícil de usar, enquanto outros não), vestibular (por exemplo, experimentar a doença de movimento ao andar de carro ou de elevador ) e proprioceptivo (tendo dificuldade em classificar a força para segurar uma caneta para escrever).

Integração sensorial foi definido pela terapeuta ocupacional Anna Jean Ayres , em 1972, como “o processo neurológico que organiza sensação do próprio corpo e do ambiente e torna possível usar o corpo de forma eficaz dentro do ambiente”.

Na imagem algumas características de alerta que podem ser Transtorno de processamento sensorial

Referencias:
1- Jump up ^ “Sensory Processing Disorder Explained” .
(http://www.spdfoundation.net/about-sensory-processing-disorder.html)

2- “Sensory processing disorders and social participation”. Am J Occup Ther . 64 (3): 462–73. doi : 10.5014/ajot.2010.09076 . PMID 20608277 . (https://dx.doi.org/10.5014%2Fajot.2010.09076 ehttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20608277 )

3- Jump up ^ Ayres, A. Jean (1972). Sensory integration and learning disorders .(https://en.wikipedia.org/wiki/Special:BookSources/0-87424-303-3)

 — com Larissa Souza e Adeilda Jurandir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s