Asperger – COMPORTAMENTO ASPIE – O CICLO VICIOSO DA SOLIDÃO


Já teve dificuldades de conversar com alguém a ponto de perceber que acabou se afastando por causa dos constantes mal-entendidos durante as “tentativas” de continuar uma conversa que poderia ter sido agradável?

Tanto a criança quanto o adulto com Asperger podem ser mal interpretados pelos seus amigos ou pela família devido ao seu pensamento concreto em contraste com a linguagem ricamente metafórica e emocionalmente densa dos neurotípicos.

Essa situação é MUITO frustrante para ambos os lados, e por ser algo que pode acontecer com muita frequência, isso pode se tornar um fator a mais que irá levar ao isolamento social e a possíveis quadros de depressão infantil ou mesmo importantes quadros clínicos posteriores.

COMO LIDAR COM ISSO?

É importante procurar manter uma interação significativa. Uma forma de fazer isso é por tentar entender melhor os efeitos negativos do isolamento.

Se estiver tentando ajudar um Aspie a se manter menos isolado, deverá lembrar que qualquer explicação que for oferecida poderá não ter valor se falar como se fosse apenas uma “mera” opinião pessoal divergente da que o Aspie tem.

Ao explicar ou sugerir algo, faça isso através de um raciocínio claro, que possa mostrar um motivo válido para agir do modo que se PRECISA agir.

Se já notou que o isolamento mais intenso já está ocorrendo, procure diversificar os focos de interesse para que haja outros assuntos para incluir na conversa cotidiana.

Se você é Aspie, procure não cobrar demais do neurotípico. E se é neurotípico, tente não criticar demais aquilo que parece ser um interesse restrito demais.

Utilizem o Foco de Interesse como porta de entrada para um bom “bate-papo”.

Se deseja evitar esse ciclo, procure perceber se você não pode tentar dizer a mesma coisa que quis dizer, de um modo diferente, usando outras palavras… talvez palavras mais, “neurotípicas” (ou quem sabe palavras mais Aspies).

Lembre-se de que neurotípicos não costumam usar tão bem as palavras, nem dar-lhes o significado que sabemos que ela possui… no entanto, lembre que Aspies podem dar muito valor ao significado real e literal que as palavras têm.

Se fizermos assim e nos importarmos, de verdade, uns com os outros poderemos estar evitando entrar nesse CICLO VICIOSO.

um abraço a todos,

Wilson Marx​

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s