Entenda quais são as principais causas das perdas financeiras nas empresas


Entenda quais são as principais causas das perdas financeiras nas empresas

Diferentemente de uma despesa (fixa ou variável) e dos custos, as perdas financeiras são aqueles gastos imprevisíveis e nocivos à empresa. A não comercialização de produtos que perdem o prazo de validade e a falha súbita de uma máquina são bons exemplos. Enquanto os custos e as despesas são devidamente calculados, essas perdas podem gerar um rombo nas finanças. Em um médio ou longo prazo, a empresa pode ir à falência.

Para evitar que isso aconteça, você precisa saber quais são as principais causas desse tipo de perda. Continue a leitura para conhecê-las e assegurar a manutenção do seu negócio!

Problemas operacionais

A manutenção de quaisquer sistemas (sejam informatizados ou não) obsoletos na empresa pode acelerar o processo de perdas financeiras. Se o negócio possuir um maquinário, por exemplo, ele precisa passar por uma verificação rotineira e preventiva.

Dica: Não aguenta mais planilha financeira? Descubra como se livrar delas

Do mesmo modo, os softwares devem ser atualizados com a frequência exigida pela velocidade do avanço tecnológico. Caso os programas estejam desalinhados com a geração de informática da época, a empresa perde seu poder de competitividade. Com isso, as finanças se tornam vulneráveis.

Ainda na parte operacional, vale a pena dedicar alguma atenção à qualificação do corpo de funcionários. Colaborares despreparados também ampliam consideravelmente a probabilidade dessas perdas.

Má gestão do fluxo de caixa

Sabemos que gerir um negócio está longe de ser uma tarefa simples. Afinal, é preciso saber redirecionar parte do dinheiro que entra para o próprio negócio, além de lidar com o bem estar das pessoas responsáveis por esse lucro: os colaboradores.

No meio do caminho está a gestão do fluxo do caixa. Caso ela seja irregular, a empresa corre um sério risco de perder o seu poder de liquidez. Isso significa que tanto o pagamento dos funcionários quanto o dos fornecedores estará comprometido. Esse cenário vai tornar ainda mais grave uma possível situação de perda financeira.

Ajuste seu fluxo de caixa com um Software de Gestão Online! Clique no banner e faça um teste gratuito do Flua!

Banner-Já conhece o Flua?

Financiamentos bancários arriscados

Existem alguns índices que medem a capacidade financeira de um empreendimento honrar os compromissos com seus credores. Os empréstimos bancários, por exemplo, são liberados somente após uma análise minuciosa do solicitante.

Quanto maior o risco de crédito ostentado pela empresa, maiores serão as taxas de jurosconsideradas no cálculo do empréstimo. Por isso, é imprescindível que os juros atrelados a um financiamento sejam muito bem avaliados. Caso contrário, o próprio empréstimo torna-se uma perda financeira. Basta lembrar que um endividamento bancário deve ser feito com certa margem de segurança.

Oscilações do mercado financeiro

Por fim, as constantes oscilações na economia e mercado também influenciam as finanças do negócio. Afinal, os preços praticados pela venda de um produto podem se tornar inaceitáveis para o consumidor e, sem consumo, não há negócio.

Dica: Como calcular o lucro de uma pequena empresa?

Para evitar grandes surpresas, é necessário monitorar o mercado e, na medida do possível e antecipar-se a algumas turbulências. Nesse ponto, o auxílio prestado por empresas de consultoria é mais do que bem-vindo.

Dicas para reduzir as perdas financeiras

Algo que também não pode faltar é o auxílio da tecnologia dos softwares de gestão financeira. Isso contribuirá de maneira decisiva para a análise e prevenção aos riscos — que podem gerar perdas financeiras. Afinal, com esses softwares sua empresa terá:

  • controle absoluto sobre as contas a pagar e a receber;
  • gerenciamento preciso do fluxo de caixa;
  • diminuição significativa da probabilidade de erros;
  • simplificação da gestão das finanças do negócio;
  • maior segurança dos dados armazenados;
  • facilidade na hora de avaliar resultados.

O sonho de abrir o próprio negócio é o que motiva a vida de vários brasileiros, principalmente em momentos de crise econômica. Se você também possui essa veia empreendedora, é necessário atentar-se a alguns fatores que são determinantes para o sucesso do negócio. Antes que ele proporcione o lucro almejado, é preciso ter um bom planejamento e driblar as perdas financeiras.

Agora que você conhece os riscos associados às perdas financeiras, viu como é importante ter controle sobre este setor? Clique no banner conte com a ajuda do Flua nesta tarefa!

Banner- Fluxo de Caixa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: