Primavera Humana: Meditação para Florescer as Relações


Com o fim do inverno, a vegetação prepara-se para reflorescer. A primavera inaugura um período de abundância, viço e cor. O equilíbrio das chuvas mantém o nível dos rios, a umidade dos solos e favorece a agricultura. As temperaturas mais baixas do inverno, que favorecem um período de introspecção e reflexividade, dão lugar ao clima fresco e aos ventos, que elevam o fluxo de pensamentos e de ações.

Que tal aproveitar o momento de fertilidade da terra para florescer relações por meio da meditação?

Metta, na língua páli, significa amor universal ou bondade amorosa e bhavana significa meditação, assim, metabavana pode ser compreendida como a meditação do amor universal. A prática é muito simples, mas seus resultados são poderosos.

Fazer da metabavana um hábito pode purificar e florescer relações humanas.

3__Jardim

Ao nos colocar positivos mesmo quando o que está fora está negativo, a prática da Metabavana muda a maneira como olhamos o mundo e as relações ao nosso redor. A prática não é analítica, não se trata de julgar o que o outro faz, mas aspirar sua liberação e felicidade.

4_Jardim

 

Como praticar: Meditação da Primavera

A Metabavana pode ser praticada em todos os momentos, como prática formal de meditação, escolhendo uma postura confortável para sentar ou simplesmente repetindo o texto abaixo ao longo do dia ou em alguma situação específica. Substitua as reticências pelo nome da pessoa com a qual você deseja pacificar a relação. No início poderá parecer artificial, mas, silenciosamente a relação florescerá. Recomenda-se que, inicialmente, você faça para si próprio, o auto-nascimento positivo facilitará o caminho com as pessoas com as quais você tem conflito e ajudará brotar a energia compassiva.

Metabavana

Que (…) seja feliz.
Que (…) se afaste do sofrimento.
Que (…) encontre as causas da felicidade.
Que (…) se afaste das causas do sofrimento.
Que (…) atinja a liberação de todo o carma, negatividade e ignorância.
Que (…) veja tudo com lucidez instantânea.
Que (…) verdadeiramente desenvolva a capacidade de trazer benefícios aos outros seres.
Que (…) encontre nisso as causas da sua energia e felicidade.

 

O ensinamento bem-humorado de um mestre

Assim, a prática se mostra como uma ferramenta preciosa e comovente, capaz de atuar em nossos corações, abrindo caminhos, tecendo novos fios e desabrochando novas flores. Com a simplificação da vida e o exercício de relações saudáveis, a noção de comunidade torna-se possível. Que modos lúcidos de se relacionar sejam possíveis!

Esse é um post exclusivo de Jorge Lira, colaboradora do blog Jardim do Mundo. Clique aqui para ver o post original.

O blog Jardim do Mundo foi criado por Emi e Lara, no intuito de canalizar e catalisar a força criativa que se manifesta no nosso dia-a-dia. O casal traz diversos assuntos em seu blog. Além de experiências pessoais, gostam de dividir e difundir um estilo de vida mais simples e conectado com a natureza e o próximo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s