O que é resiliência? Qual é a importância deste recurso durante a depressão?



  • +A
  • -A

depressão é um transtorno mental que vai muito além da tristeza profunda. A doença provoca também apatia, insegurança, ansiedade, insônia, problemas de concentração e até pensamento suicidas. E ao contrário do que muitos pensam, não é fácil sair dela. É preciso receber acompanhamento médico, fazer o tratamento corretamente com os medicamentos indicados e ter um recurso muito importante, chamado resiliência.

 

Pessoas resilientes conseguem enfrentar melhor a depressão

 

“A resiliência é a capacidade de se adaptar a mudanças ou superar adversidades”, afirma o psiquiatra Giovani Missio. Uma pessoa resiliente é aquela que, mesmo diante de todos os problemas causados pela depressão, consegue resistir e enfrentar os sintomas, as situações de risco e as mudanças de comportamento e de pensamento impostas pela doença.

O especialista destaca ainda outras características da resiliência nos casos de depressão. “Envolve recursos principalmente psicológicos, como capacidade de se colocar no lugar dos outros e entender o ponto de vista, ter otimismo e autoconfiança frente a situações, ter controle dos próprios impulsos e ter compreensão e manejo adequado das próprias emoções”, cita o profissional.

 

Resiliência ajuda a evitar recaídas na depressão

 

Durante o combate à depressão, a resiliência é um fator que ajuda o paciente a se proteger contra o desenvolvimento de episódios depressivos, evitando recaídas, por exemplo. Quanto melhores forem os recursos psicológicos dos quais o indivíduo dispõe para superar as dificuldades, menos impacto o transtorno provocará no cérebro.

Outro lado positivo da resiliência é que se trata de um recurso que pode ser trabalhado. De acordo com Missio, a psicoterapia e a meditação, principalmente, são capazes de aumentar a capacidade de um paciente depressivo se mostrar resiliente. Essas duas atividades ajudam a melhorar o autoconhecimento e a autoconfiança e a ter mais pensamentos positivos. Atividades físicas também são importantes e, inclusive, fazem parte do tratamento da depressão.

 

Dr. Giovani Missio é psiquiatra, graduado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). CRM-SP: 127682

Foto: Shutterstock

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s