Palafitas de Santos


 

A filha mais velha de Eduarda, a pequena Michelle Santos, 9 anos, realiza agora o sonho de ter um quarto só para ela e os dois irmãos. “Eu não vejo a hora de fazer uma festa do pijama”, disse a menina.

Outro morador muito feliz é João Malafaia Cavalcante, 72. Da palafita onde tomava banho frio e não tinha saneamento básico, ele passa para um ambiente saudável no apartamento térreo de um dormitório, sala, banheiro e cozinha. “Esse lugar é uma riqueza, lindo demais”. De pertences, levou muito pouco: cama, dois bancos acolchoados e um fogão. Para a casa nova, ganhou um armário de cozinha e uma televisão dos filhos. O restante será adquirido conforme a necessidade.

O dia da mudança conta com o acompanhamento dos técnicos da Cohab Santista e os apartamentos são vistoriados pela equipe do CDHU.

Palafitas demolidas e área fiscalizada para evitar novas invasões

A saída das famílias da Rua João Carlos da Silva, no bairro São Manoel, aconteceu nesta manhã de terça (26) de forma rápida, com supervisão e apoio da Subprefeitura da Zona Noroeste, ligada à Secretaria de Serviços Públicos, além da participação da Cohab e Prodesan. Boa parte do desmonte foi manual porque as moradias eram feitas de madeirite e as poucas estruturas em alvenaria que estavam construídas próximo à margem foram demolidas por uma retroescavadeira.

O local fica proibido de receber novos moradores e, para esse congelamento da favela, a Prefeitura enviará fiscais para monitoramento. Segundo o diretor de Habitação da Cohab, Fabio Ayres, a área de mangue é de preservação e, após a retirada de todos que vivem no local, passará por recuperação ambiental.

A nova fase que começa para essas famílias é mais do que um sonho realizado para o presidente da Sociedade de Melhoramentos do São Manoel, Edmilson Almeida Duarte (Didi). “Já morei em palafitas e sei como é viver assim, com risco alto de contrair doenças, sem poder deixar comida em cima do fogão para não atrair ratos, gasto com móveis periodicamente. Ver esses moradores saírem daqui para um lugar digno é excelente”.

Fotos: Rogério Bomfim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s