Mentor Pessoal


mentor

Você sabe exatamente o que é um “mentor”? E por que ter um pode fazer uma enorme diferença na sua jornada?

Para responder a essas perguntas, vou contar para você um fato que aconteceu comigo há algum tempo. Eu estava de carro, indo para o trabalho depois do meu treino de musculação diário, quando parei em um semáforo. Enquanto esperava o sinal ficar verde, senti uma leve batida no meu carro.

Olhei para trás e vi que outro carro estava grudado na traseira do meu veículo. Desci para tentar entender o que tinha acontecido – obviamente, pronto para acusar o outro motorista de ter batido em mim.

Ao ver a minha reação, o homem respondeu que era eu quem tinha batido no carro dele. E é claro que, a partir daí, a troca de acusações levou a uma discussão que não chegaria ao fim tão rapidamente.

Mas, no momento em que os ânimos estavam começando a se exaltar, um senhor que assistia à cena entrou na conversa. Ele olhou para mim e disse que realmente tinha sido o meu carro que havia descido e provocado a batida.

Naquele momento, eu engoli seco e me dei conta que, enquanto esperava o semáforo abrir, provavelmente, tirei o pé que do freio e o carro deu ré lentamente até bater naquele que estava atrás.

O pior é que, depois disso, nós dois percebemos que os carros não tinham sequer sido danificados, e o outro motorista me disse que eu não precisaria pagar nada para ele. A situação se resolveu e eu fui para o trabalho.

A importância de ter um mentor: ajuda para encontrar atalhos no caminho

Esse episódio me fez pensar muito sobre a necessidade de termos alguém para nos ajudar a ver as coisas que não conseguimos ver. No caso do meu incidente, se esse senhor não tivesse presenciado a cena, percebido a situação de fora e me contado o que havia acontecido, possivelmente a discussão não teria se resolvido de modo tão simples.

Esse senhor acabou, portanto, atuando como uma espécie de coach. Ele pôde me relatar aquilo que  tinha visto e que eu não conseguia ver, e isso fez com que eu me desse conta do que estava acontecendo.

Esse é apenas um exemplo, mas situações de “cegueira” são muito comuns na nossa vidaMuitas vezes, não conseguimos perceber com clareza aquilo que está acontecendo. E isso acontece porque estamos – como eu naquele incidente – dentro da cena, participando dela e imersos no que estamos vivendo, uma imersão que nos impede de prestar atenção ao que está realmente acontecendo.

O mentor serve justamente para isso: para auxiliar você a olhar para as coisas que você não consegue enxergar e, assim, te ajudar a encontrar atalhos para que chegue onde deseja, para que resolva situações de uma forma muito mais simples do que seria sem ele.   

Qual é o papel do coach?

Um mentor pode ser seu pai, seu chefe, um colega, um professor… Mas ele também pode ser um “coach”.

O coach é um especialista em formação pessoal e uma espécie de instrutor. A palavra em inglês é usada com o sentido de “tutor” e, antigamente, referia-se a uma pessoa que conduz outra de um lugar para outro.

No processo de coaching, o coach constrói uma ponte entre a sua vida ou o seu “eu” atual e a vida que você quer ter ou a pessoa que quer se tornar. Ele te prepara e te conduz em direção ao que você deseja alcançar. E, neste processo, apoia o seu “coachee” (a pessoa conduzida) em todos os sentidos, garantindo total apoio para que ele atravesse a ponte.

Ter um mentor ou um coach é fundamental não somente para momentos de indecisão, de sofrimento ou de superação de desafios, mas para ajudar você a guiar toda a sua vida. É essencial ter um olhar de fora!

Todos nós precisamos ter um mentor, de alguém com quem possamos nos sentar e conversar sobre detalhes da nossa vida, que não discutimos com outras pessoas. É ele que dá suporte e encorajamento para que trilhemos o nosso caminho de uma maneira realmente focada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s