Os quatro pilares do Método Cronos para gerenciar o tempo


gerenciar o tempo

O ritmo acelerado da nossa vida muitas vezes nos dá a sensação de que não temos tempo para nada. Só que, independentemente dessa percepção, algumas pessoas conseguem aproveitar melhor o tempo e cumprir as tarefas às quais se propõem, enquanto outras, não. E o segredo de quem chega ao fim do dia com a lista de atividades finalizada está, sem dúvida, na maneira de gerenciar o tempo.

Uma má administração do tempo pode ser prejudicial não somente para a produtividade, mas para as nossas relações e a nossa saúde. Vejo este problema o tempo todo, e ele se tornou tão crônico na nossa sociedade que há alguns anos eu criei um curso específico voltado especialmente para ajudar as pessoas a serem mais produtivas – o Método Cronos.

Os quatro pilares do Método Cronos para gerenciar o tempo

Se você está em busca de foco e disciplina para produzir mais em menos tempo, conseguir melhorar sua performance e atingir seus objetivos, é imprescindível que aprenda a gerenciar o tempo. E existem quatro pilares fundamentais para isso, que vou ensinar para você agora.

Como eu sempre insisto, pegue um papel, uma caneta ou qualquer objeto em que você possa fazer anotações e escreva as estratégias que eu vou te passar. Use este artigo para de fato criar uma mudança da sua vida. Sem ação, essa leitura não vai adiantar nada!

1. Desejos

primeiro pilar para estruturar uma vida em que o indivíduo seja capaz de gerenciar o tempo é o dos desejos. É necessário saber com clareza o que você deseja alcançar ou ter na sua trajetória para de fato entrar em um modo de ação.

E desejos podem estar relacionados a diferentes aspectos da nossa vida. Algumas pessoas desejam ser mais saudáveis, outras buscam ser mais espiritualizadas ou ter mais tempo com a família, outras querem abrir um negócio próprio.

Esses desejos são o primeiro passo em direção a algo maior.

2. Metas

Os desejos são necessários, mas não suficientes. É preciso ir realmente atrás do que você quer para transformar seus desejos em metas, que devem ser definidas de acordo com o tipo de vida e de satisfação que você quer ter em relação a determinados aspectos da sua existência.

Estabelecer metas significa ter datas e prazos, que te ajudarão a canalizar as energias para as áreas que você deseja dar atenção, para, assim, as mudanças começarem a acontecer.

3. Rotinas

O terceiro pilar para você ser mais produtivo é a sua rotina. E é neste ponto que o processo pode ficar mais complicado para algumas pessoas. Você pode pensar que ter rotina é difícil e que você gosta de “ser livre”, mas, na verdade, ela é muito importante.

Eu não conheço nenhuma história de pessoas que tiveram grandes conquistas sem seguir rotinas. Eu mesmo, durante muito tempo, não gostava da ideia de estabelecer uma. Mas com o tempo eu percebi que é fundamental ter um propósito claro e preencher a rotina com aquilo que é importante para ele.

Muitas vezes é necessário aprender a dizer “não” para as pessoas ao seu redor. Aos poucos, elas começarão a respeitar isso e entender o que é prioridade para você.

4. Agenda bloqueada

O último movimento para administrar seu dia a dia é a “agenda bloqueada”. O nome já diz tudo!

Você precisa alinhar sua agenda à rotina para conseguir realizar as atividades que vão ao encontro à sua missão.

Estabeleça a rotina em blocos dentro da sua agenda. Somente assim será possível colocar em prática aquilo que você iniciou lá no primeiro pilar.

Aprender a gerenciar o tempo é transformador

Esses quatro pilares formam um ciclo fundamental para quem quer ser mais produtivo. Os desejos são transformados em metas, que passam a compor rotinas apaixonantes, alinhadas a uma agenda de alto poder transformador.

Você não tem ideia de quantos alunos meus conseguiram enormes mudanças só por aplicar esses quatro pilares, direcionando melhor o foco e a energia.

Se você conseguir aplicar algum desses elementos, certamente vai passar para outro patamar na sua vida. Portanto, mãos à obra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s