Urina vai fertilizar campos de cevada na Europa


288 Visualizações
Reprodução / SH Luftfoto / Stiig Hougesen Urina coletada será usada para fertilizar os campos de cevada.

Os organizadores do festival Roskilde, na Dinamarca, lançaram uma ideia inusitada e se comprometeram a usar a urina dos frequentadores do festival deste ano para fertilizar os campos de cevada, cuja colheita será utilizada na produção da cerveja consumida na edição de 2017 da festa.

Com o mote “from piss to pilsner” (‘de xixi para pilsner’, um tipo de cerveja, em português), a proposta é recuperar aproximadamente 25 mil litros de urina de cerca de 100 mil pessoas participantes do Roskilde. Os organizadores garantem que a “matéria-prima” pouco usual não irá alterar a qualidade da cerveja produzida.

A urina dos participantes do festival, que aconteceu entre 27 de junho e 4 de julho, foi coletada por meio de urinóis metálicos refrigerados, colocados em vários pontos do local, e armazenada em tanques. As mulheres também puderam contribuir, pois foram distribuídos coletores especiais para elas. Em cada um dos pontos foi colocada uma placa onde estava escrito: “Não desperdice o seu xixi. Fazendeiros podem transformá-lo em cerveja de novo”.

© Depositphotos.com / shibumi Iniciativa pode reduzir os impactos ambientais no local do festival.

Reciclar os resíduos do festival tem como objetivo diminuir o impacto ambiental e ainda encorajar os participantes a urinarem no lugar certo. Segundo Leif Nielsen, parceiro da organização e membro do Conselho Dinamarquês de Agricultura e Alimentação, entrevistado pelo jornal britânico The Guardian, “a iniciativa vai mudar a nossa abordagem sobre o lixo, ele não vai ser um fardo, mas um recurso recuperável”.

Além desta iniciativa, o festival já contava com outras medidas sustentáveis, como uma campanha de incentivo de caronas, a venda de cervejas orgânicas, a reciclagem de latas de alumínio e o uso de copos feitos com plástico reciclado.

O festival de música Roskilde é o maior do norte da Europa e acontece anualmente na cidade dinamarquesa de Zealand.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s