Tecnologia transforma água do mar em potável utilizando energia solar


416 Visualizações
Depositphotos

Vem dos EUA, mais precisamente do conceituado MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma tecnologia que pode revolucionar as soluções para a crise hídrica em todo o mundo. Em parceria com a empresa Jain Irrigation System da Índia, técnicos do MIT desenvolveram um método que transforma água do mar em água potável para a agricultura e consumo humano utilizando energia solar. A tecnologia foi apresentada no desafio USAID e rendeu um prêmio de US$125 mil aos envolvidos.

A novidade tem como base a técnica de eletrodiálise que dissolve o sal da água e o transforma em partículas de cargas elétricas (positivas e negativas). Com isso, utilizando uma membrana elétrica com baterias semelhantes aos modelos que são utilizados nos veículos, é possível separar tais partículas e deixar a água totalmente sem sal. Tais baterias são recarregadas com energia solar, o que  torna o projeto ainda mais sustentável.

“Funciona como um circuito elétrico. Os íons são puxados para fora da água em direção aos eletrodos”, explica a doutoranda no MIT Natasha Wright, uma das criadoras da tecnologia. Ainda segundo Natasha, apenas 5% da água que passa pelo processo de eletrodiálise é desperdiçada.

Os participantes do projeto também informaram que a água resultante do projeto poderá ser utilizada para irrigação de plantações e até para consumo humano dependendo da quantidade de pessoas e de água tratada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s