Saiba como fazer o reuso da água do banho


1.632 Visualizações
Chuveiro
Foto: Divulgação

Cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Porém, a realidade do brasileiro é um pouco diferente e esse consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia. Tendo em vista tal perspectiva, algumas medidas podem ser adotadas para diminuir esse número, como o reuso da água do banho.

Esse reaproveitamento é o processo pelo qual a água possa ser reutilizada para o mesmo ou outro fim com o objetivo de reduzir seu desperdício. Em um banho de 15 minutos o consumo médio de água pode chegar a 53 litros, o equivalente a 1.575 litros por mês de água que pode ser utilizada para outro fim.

Existem diversas maneiras de realizar esse reuso da água em casa. A água do banho pode ser captada com uma bacia e usada para lavagem de quintal e para dar descarga em vasos sanitários. Já existem sistemas à venda no mercado que fazem a captação, armazenamento e filtragem deste tipo de água.

O reaproveitamento da água do banho também pode ser feito para a irrigação do solo permitindo o cultivo de plantas ou abastecimento das reservas subterrâneas de água recarregando o aquífero subterrâneo.

Se a água for reaproveitada para aguar plantas, ela precisa antes passar por uma filtragem, já que as plantas não podem ter contato direto com partículas sólidas. O reuso da água também pode ser feito nas lavagens de veículos e de áreas que não tenham contato direto com o ser humano, garagens e calçadas, por exemplo.

Outra boa forma de aproveitar a água do banho e separá-la quando for arrumar a casa. Ao invés de pegar água limpa para passar o pano, você pode utilizar perfeitamente aquela que foi retirada debaixo do chuveiro enquanto tomava banho.

Água
Foto: lunna77

Um sistema de reuso das águas aliado a um sistema de coleta de água de chuva, por exemplo, diminui a quantidade lançada nas galerias de águas pluviais, amenizando o problema das enchentes.

Hoje em dia nós consumimos muito mais do que a natureza pode nos oferecer, por isso essas pequenas atitudes são fundamentais para a preservação do meio ambiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s