Prêmio de Liderança Climática de Cidades abre inscrições para a sua segunda edição


263 Visualizações
Poluição
Foto: ecodebate

Para promover a redução da quantidade de resíduos sólidos e emissão de GEE (gases de efeito estufa), dentre outras melhorias para a natureza e principalmente para os moradores de uma cidade, o Grupo de Grandes Cidades com Liderança Climática (C40) – rede composta por 63 grandes cidades dos cinco continentes preocupadas com a mudança climática e os impactos locais e globais – e a Siemens, empresa alemã de eficiência energética, lançaram juntas a 2ª edição do Prêmio de Liderança Climática de Cidades. As cidades que querem concorrer ao prêmio devem efetuar as inscrições até 31 de março.

A edição de 2014 visa reconhecer os projetos urbanos com impactos satisfatórios na natureza, como também programas de alto desenvolvimento executados apesar das dificuldades econômicas. A premiação das cidades vencedoras ocorrerá em setembro, no The Crystal, centro de pesquisas da Siemens sobre sustentabilidade e desenvolvimento urbano, em Londres.

Ao todo, os projetos podem ser inscritos em 10 categorias, sendo cinco destinadas especificamente às cidades pertencentes ao C40: Gestão de Resíduos Sólidos, Medição de Carbono e Planejamento, Transporte Público, Finanças e Desenvolvimento Econômico. Complementam a lista as categorias de Energia Verde, Infraestrutura de Cidade Inteligente, Adaptação e Resiliência, Energia Eficiente de Ambiente Construído e Qualidade do Ar.

Este ano aproximadamente 140 das principais cidades do mundo irão participar – tanto municípios do C40, como pertencentes ao projeto de pesquisa da Siemens e da Economist Intelligence Unit podem se candidatar. Programas e outras iniciativas também são indicadas por organizações especialistas em desenvolvimento urbano e clima. Os projetos apresentados pelas cidades candidatas devem estar em atividade há dois anos.

Segundo disse Roland Busch, executivo-chefe do setor de Infraestrutura e Cidades da Siemens, “lançamos o primeiro Prêmio de Liderança Climática de Cidades com grande impacto alguns meses atrás. Para a edição atual, estamos buscando novamente as pérolas dos projetos urbanos sustentáveis ao redor do mundo. Queremos que esses projetos pioneiros sirvam de exemplo para outras cidades”.

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, uma das cidades premiadas em 2013.Foto: cityclimateleadershipawards

A primeira edição do prêmio, realizada em 2013, elencou dez cidades de diversas partes do mundo pelo bom desempenho em sustentabilidade urbana e liderança na luta contra as consequências da mudança climática; uma cidade adicional recebeu o “Prêmio Escolha do Cidadão” – uma campanha em mídias digitais que pedia ao público para votar em seu projeto favorito, dentre os indicados. Os prêmios deram reconhecimento a cidades cujo desempenho na ação climática servirá de plataforma para que outras cidades aprendam e se beneficiem dele.

Para saber mais sobre a qualificação, categorias e critérios do Prêmio, acesse a página do evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s