ONG divulga campanha para um futuro mais sustentável


458 Visualizações
Sorocaba
Plano de Arborização Urbana, Sorocaba.
Foto: sorocaba.sp.gov

Promovida pela ONG WWF (“World Wide Fund For Nature” que, numa tradução do idioma inglês, significa “Fundo Mundial para a Natureza”), em parceria com o ICLEI (International Council for Local Environmental Iniciatives), a campanha Desafio das Cidades da Hora do Planeta, que incentiva o desenvolvimento de atitudes ecologicamente corretas nos municípios espalhados pelo mundo todo, chegou ao Brasil pelo sexto ano consecutivo. Nesta edição nacional, Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) são finalistas, entretanto, outros projetos rumo a um futuro mais sustentável foram destacados pela entidade.

Candidatas ao certame ambiental, as cidades de Porto Alegre (RS), Betim (MG), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Sorocaba (SP) não chegaram a fase final do Desafio, porém, segundo a WWF, já estão credenciadas a competir em 2015, o que mostra a eficácia de seus programas.

Em Sorocaba, no interior de São Paulo, o Plano de Arborização Urbana plantou cerca de 500 mil mudas, de quase 100 espécies, nas ruas, praças, parques e Áreas de Preservação Permanente (APPs). Além disso, o Programa IntegraBike, disponibiliza 152 bicicletas em 19 estações, com aluguel gratuito, impulsionando a mobilidade urbana sustentável.

Porto Alegre
Obras do PISA (2013), Porto Alegre.
Foto: Divulgação/PMPA

No Rio Grande do Sul, com a implantação do PISA (Projeto Integrado Socioambiental), a metrópole de Porto Alegre planeja elevar a capacidade de tratamento de esgotos para 77%, índice muito superior aos atuais 27%. Enquanto isso, com a chegada da Copa, Manaus tem investido na criação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), para estimular os setores públicos a aderirem a princípios sustentáveis em suas ações, e o desenvolvimento de um inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) está em análise.

Em Minas Gerais, entre as 18 atividades benéficas à natureza divulgadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Betim, destaque para o investimento na mitigação de lançamento de GEE, uma vez que o município conta com o Centro de Referência em Energias Renováveis e a instalação de aquecedores solares em conjuntos habitacionais de baixa renda.

Na região Nordeste do País, em Fortaleza, os cuidados são direcionados para o combate das poluições atmosféricas, visuais e sonoras. Do mesmo modo, na capital do Ceará, o Plano de Arborização está em processo licitatório e a iniciativa chamada de Reciclando Atitudes, promove a coleta seletiva de lixo eletrônico, pilhas e casca de coco.

Participe da Hora do Planeta!

De acordo com a WWF, metade da população mundial se concentra nas cidades, que são responsáveis por mais de 70% das emissões de dióxido de carbono da Terra. Sendo assim, para demonstrar o quanto a sociedade internacional está engajada em preservar o meio ambiente, foi criada a Hora do Planeta, um ato simbólico que consiste em manter as luzes apagadas, durante 60 minutos, numa data previamente definida pela ONG.

Iniciado em 2007, em Sydney (Austrália), a ação contou com a adesão de 2 milhões de pessoas, o movimento se espalhou rapidamente por 152 países, chegando a centenas de milhões de colaboradores. Em 2013, no Brasil, 22 capitais aderiram à manifestação, contabilizando a integração de 113 cidades.

Com o slogan “Use seu poder para salvar o planeta”, a iniciativa da WWF, que tem o Homem-Aranha como primeiro embaixador global, convida os cidadãos brasileiros a participar da Hora do Planeta 2014, desligando os interruptores no dia 29 de março, das 20h30 às 21h30. Participe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s